Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dual core para games ainda vale?


Posts recomendados

Então, gente, eu estou com uma dúvida. Com o lançamento do BT4 muita gente começou a falar que os dual cores não conseguem rodar o jogo. É isso mesmo? Seria uma tendência geral ou só para o BT4?

 

Este mês saiu o refresh do Haswell com novos modelos de Pentium G, comemorativos, com o mesmo preço dos modelos anteriores. Combinado com uma placa-mãe H81, fica uma combinação imbatível e com SATA 6/gbs. Em dois ou três anos a pessoa pode comprar um i5 ou i7 usado e ficar com um micro até 2020.

 

Mas e esses jogos que estão usando 4 núcleos? Ainda dá para rodar um dual core com GTX 550 Ti no BT4 e afins? Caso contrário, a opção mais barata voltaria a ser os FX-4300/FX-6300 e i3.

 

Alguém aí com dual core rodando BT4 e outros jogos atuais?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

estes processadores não seguram legal os jogos no ultra se voce olhar os testes na internet as medias de fps são boas mas cai bastante na minima . mas um pentium 2030 consegue levar até mais que uma gtx 550 . com um cpu pentum 2030 e uma gtx 650 ti vai conseguir joga no medio e alto tranquilo 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Talvez seja melhor procurar vídeos no Youtube que mostrem um Pentium Haswell rodando os jogos que você deseja.

O link abaixo, por exemplo, mostra um Pentium G3220 + Radeon R9 280X rodando BF4 (não é um dos novos Pentiums, mas serve para dar uma ideia do desempenho):

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Contiusa, te digo de experiência própria, depende do jogo...

 

Tenho um G860 aqui, e já o usei em conjunto com uma GTS 450, GTX 550ti e GTX 650ti, consegui bons frames em qualquer dessas VGAS, mas no BF3 multplayer, não rolou um bom gameplay. Uso de GPU ficou sempre abaixo de 50% mesmo alterando as qualidades gráficas, e o FPS não chegou a 30 (dizem ser o mínimo pra um bom gameplay).

 

Entretanto, em jogos que não há tanto uso de CPU, consegui rodar os jogos com ótimos frames, e FPS alto, Hitman, Sleeping Dogs, Skyrim, Máfia 2, ETS2, The Witcher 2...sempre acima de 45 frames e não vi diferença gritante entre o G860 e o i5 nesses jogos, mas no BF3 multplayer, há um ganho bem notório, até mesmo com o meu antigo Phenom II x4 965, que conseguia tocar a 650ti a 99% de uso.

 

Dependendo do valor do orçamento, e do tamanho do monitor do caboclo, pode ser ainda uma boa sugestão.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora que eu vi que alguns dos novos Pentiums Haswell terão overclock liberado. Eu achava que isso viria apenas na próxima geração.

Se esses novos Pentiums realmente tiverem o mesmo preço dos modelos atuais e forem bons de overclock, aí acho que o custo/benefício de um Pentium de 4.5GHz seria excelente. Mas como provavelmente não vai dar para fazer overclock nas placas-mãe mais baratas (H81 ou B85), aí o custo/benefício diminui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pelas respostas, galera. Boa essa informação do over, Dick Trace, eu nem tinha notado. Mas, realmente, se for comprar placa para over, começa a perder o sentido.

 

Mas, Apolo, de um G860 para um G3440 será que não vai ter uma grande diferença? O G860 é muito parecido com o i3-2100 em single thread, mas o i3-4340 chega a ser quase 40% mais forte do que o i3-2100. Eu acredito que os Pentiums novos devam estar parecidos com o i3-4340. Eu não sei se seria uma questão de desempenho ou de número de núcleos mesmo. Se um dual core forte daria conta de jogar em resoluções de médio para baixo.

 

Porque as pessoas vêm pedir recomendações e esse lance de quad core está começando a colocar a pulga atrás da orelha. Eu vou dar uma olhada nos vídeos da internet, mas é sempre bom ouvir de quem tem uma configuração parecida.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até agora eu só encontrei este vídeo em multiplayer:

 

Ele simula um G3220 com o i7 (será que só pelo clock dá?). Pelos comentários, dá para jogar, mas tem gente falando de lag. Ele também dá algumas dicas para minimizar o lag, o que pode indicar que a CPU está no limite.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodar bf 4 multiplayer roda, mais não tão bem, já assisti vários videos com o pentium g e sempre caindo a baixo de 30 fps , inclusive todas as pessoas que possuem este processador dizem para pegar no minimo um i3 4geração

 

Pois é, uma pena, pois encarece bastante um micro gamer de entrada. Se bem que a pessoa que joga multiplayer e tem internet banda larga costuma ter dinheiro para inteirar por um i3 ou FX-6300.

Cito o bf3 porque é o único multi-CPU que tenho, com o i5 o uso de todos os núcleos fica em 100%,

 

Apolo, você usa o i5-2500K com over? Tudo no 100%? Pesadinho esse jogo, hein?!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vai depender do perfil dos jogos mesmo, acho que para quem joga esses multiplayer mais pesados os dual-core não são indicados.

 

Aqui por exemplo eu tenho um i3 3225 + GTX 660 + P8B75-M LE e não curto FPS multiplayer. O que eu jogo aqui:

 

FIFA 14,

Assassins Creed (todos, sou muito fã),

Max Payne, 

Hitman,

Dota 2,

AoM,

SC2,

State of decay... 

 

Até agora sempre joguei sem esquentar a cabeça.

 

Fiz testes desligando o HT e os resultados foram intrigantes. No FIFA piorou, tinha hora que dava uns spikes sinistros, na série AC até o III melhorou (ainda não joguei o 4) e nos demais nem fez diferença.

 

OFF: Tenho uma GTS 450 largada aqui e to pensando em usá-la pra PhysX no AC4, será que vai prestar? To zerando o ACIII e to nessa dúvida hehe

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala rapaziada, bom....(opa, tá clareando) dia!

 

Gostei da pergunta, Contiusa, e também fico nessa dúvida danada, principalmente quando vou recomendar uma config para alguém que não dispõe de muita grana para pegar um i5. Certamente optaria pelo FX-6300, mas não confio nem um pouco em colocar essa CPU em uma placa de chipset 760. Em uma placa decente, de chipset 970, infelizmente o custo-benefício da FX diminui bastante perante a um i5 + H81 ou B85, por exemplo.

 

Na minha modesta opinião, para quem tá curto de grana, vale ainda pegar um Pentium "Haswell", já que a placa de vídeo (se tiver) acompanhará o "ritmo" da banda, ou seja, "durango-kid". No modo geral, um número restrito de jogos necessitam de 4 cores para rodar redondo e, além do mais, a tendência no futuro, assim espero, é que os jogos sejam menos "CPU-bound" que os atuais. Só não ponho a mão no fogo nisso aí, hauhauahau!!

 

OBS: Pensaram na opção APU? Pena que no Brasil ainda não vingou legal essa opção (preços)...

 

Abraço a todos!!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala rapaziada, bom....(opa, tá clareando) dia!

 

Gostei da pergunta, Contiusa, e também fico nessa dúvida danada, principalmente quando vou recomendar uma config para alguém que não dispõe de muita grana para pegar um i5. Certamente optaria pelo FX-6300, mas não confio nem um pouco em colocar essa CPU em uma placa de chipset 760. Em uma placa decente, de chipset 970, infelizmente o custo-benefício da FX diminui bastante perante a um i5 + H81 ou B85, por exemplo.

 

Na minha modesta opinião, para quem tá curto de grana, vale ainda pegar um Pentium "Haswell", já que a placa de vídeo (se tiver) acompanhará o "ritmo" da banda, ou seja, "durango-kid". No modo geral, um número restrito de jogos necessitam de 4 cores para rodar redondo e, além do mais, a tendência no futuro, assim espero, é que os jogos sejam menos "CPU-bound" que os atuais. Só não ponho a mão no fogo nisso aí, hauhauahau!!

 

OBS: Pensaram na opção APU? Pena que no Brasil ainda não vingou legal essa opção (preços)...

 

Abraço a todos!!

 

Pois é, o lance é que ninguém faz testes para determinar o mínimo que se precisa para jogar os jogos atuais em multiplayer. Os caras fazem testes todos os dias, menos para o que interessa. Igual quando o padrão para games passou de 4GB para 8GB de memória ram. Nenhum site fez testes para provar que 4GB não era mais suficiente para rodar os jogos no talo. Agora parece que os dual core estão morrendo para games, mas ainda está indefinido. E nao sai nenhum teste.

 

Se alguém aí tiver um A10 jogando BT4 em multiplayer, ou um Pentium Ivy Bridge ou Haswell, dá um toque pra gente!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...

Gente, este review meio que contradiz o que o pessoal do fórum tem dito, que os dual core não tem dado contra do Battlefield. O Pentium G3258 tem o mesmo deesempenho dos outros processadores no ultra com uma Titan. Na verdade, não muda nada entre todos os processadores. Esses reviews são caô? Eu estou começando a achar que sim. Ou será que jogar single player é muito diferente de multiplayer (aqui em casa dá uma boa diferença). Mas, de qualquer maneira, um Pentium rodar igual a um i5-4690K? Acho difícil.

 

http://www.tomshardware.com/reviews/pentium-g3258-overclocking-performance,3849-5.html

 

Se bem que a variação de tempo de frame é muito grande (esse benchmark eu não conhecia).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 meses depois...

ola pessoal . to subindo este tópico por que esta tendo muita duvida com dual core em jogos , e por que há um ano atrás eu achava os dual corre uma boa opção , mas com a chegada de alguns jogos os dual core não estão mais conseguindo rodar de forma descente , então mesmo que com uma placa de vídeo que só rode games em hd e sem filtros , recomendo no minimo um quad core , ou pelo menos um i3 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...