Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Abrir Monitores E Tomar Choque


Visitante

Posts recomendados

Li em algum lugar que tem componentes nos monitores de tubo que podem dar choques de até 30.000 volts, é verdade? Nossa eu vivo abrindo o meu e mexendo porque a imagem dele vive escureçendo e eu tenho que ficar encaixando uma pecinha lá que solta toda hora.

:ahh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Existe blindagem pra isso. Mas como dito, bastam algumas horas que esta carga armazenada no tubo TRC já se elimina quase que totalmente. Não há muito risco quando se tem conhecimento desse assunto. Mas se for leigo mesmo, qual quer fonte de eletricidade pode oferecer riscos no seu manuseio.

Podem fazer um teste bem interessante e simples para mostrar a "força" dessa energia acumulada no TRC. (por conta e risco)!

Com o monitor DESLIGADO, localize a "chupeta", pegue uma ponta de prova do multímetro e encoste na malha de terra(parece uma cordoalha) que existe em volta do tubo(localize). Com esta ponta encostada na malha, vá enfiando a outra ponta por baixo da chupeta e não se assuste, apenas observe o barulho da descarga!!! Antes de poder retirar a chupeta, aguarde uns segundos e repita o processo. Será notado que ainda reside um pouco de carga e que deve ser descarregada como no primeiro passo.

Não façam isso com o aparelho LIGADO!!!!

Aproveite a brincadeira e use um pano levemente umedecido com álcooll isopropílico para limpar o furo onde esta chupeta é encaixada. Quando sujo e com umidade presente, costuma ocorrer vazamento de alta tensão neste ponto e pode-se ouvir o barulho tipo chiado agudo e, caso seja muito forte este vazamento, até interferências na imagem poderão aparecer....

Ao recolocar a chupeta, verifiquem se ficou bem encaixada...

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...