Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Duron Mobile


Rafael Coelho

Posts recomendados

  • Membro VIP

Seguinte, eu tenho um duron 1.6. Eu consigo trabalhar bem com ele em 12x190MHz(=2280MHz) em 1.7V, chego a 12x196MHz se botar 1.85V.

Mas como é muito aumento de vcore para pouco clock, preferi deixar ele em 190MHz mesmo.

Mas estou perdendo banda de memória, então queria liberar (destravar) ele. Poderia fazer pinmod, mas não estou com saco agora, e pode não funcionar pois para passar de 12x para 11.5x ou 11x não basta fechar pontes, tem umas que teriam que ser abertas, e isso ia dar muito trabalho.

Então eu queria saber o que vocês acham, será que se eu fechar a ponte L5 (aquela que transforma em mobile) eu posso liberar o multiplicador de forma a poder mexer nele pela placa-mãe?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por coelho72@23 jun 2004, 14:59

Então eu queria saber o que vocês acham, será que se eu fechar a ponte L5 (aquela que transforma em mobile) eu posso liberar o multiplicador de forma a poder mexer nele pela placa-mãe?

Isso só funciona nos Bartons (e nos thortons) não?

Se isso funcionar nos T-Bred acho que também funciona nos Duron A-Bred (já que no fim das conta é quase tudo a mesma coisa)...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é nem questão de desempenho, eu nem sabia que dava pra transformar os T-Bred em mobile....

então deve dar pra transformar os duron A-bred do mesmo jeito, já que são o mesmo modelo...

Coelho, nunca vi ninguém fazer isso não, mas AXP T-Bred e Duron A-Bred é tudo a mesma coisa, então as pontes devem ser as mesmas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Dá sim Coelho. E com a sua placa você poderá mudar os multis via Windows numa boa. É o mesmo processo aplicado nos Barton's.

Gente, a tecnologia PowerNow! é nativa em todos os processadores da plataforma K7 (até nos K6), simplesmente esta foi desativada pela AMD.

Abraços,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Fiz o teste.

Deu certo, estou conseguindo mudar os multiplicadores on the fly. A bios diz que é "unknown processor", da mesma forma que dizia no barton @ mobile que eu usava antes.

Mas não consigo mudar na placa, ou seja, ele não destravou. Tentei baixar de 12x para 11x pelos dip switches da minha placa e não ligou.

O chato é que, mesmo tendo o multiplicador original em 12x, o programinha aquele só me permite mudar o multiplicador até 11x, ou seja, nem voltar ao normal eu posso...

Ou seja, não me adiantou muito, o que eu queria era destravar ele para poder deixar permanentemente com multiplicador menor (e usar um fsb maior).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Mas na placa não mudará, pois ele é travado não é? Perceba q o BIOS não sabe q ele é um mobile, a sua placa é para uso desktop, por isso aparece Unknow Processor, os dips não servirão para nada mesmo. A sacada em ativar o PowerNow! é a possibilidade d setar multis diferentes via Windows.

Agora me explica, você não consegue setar outro multiplicador a não ser o 11x? Faz o seguinte, coloque o multiplicador default em 11x, pelas pontes, basta fechar todos os contatos da L3, e veja c muda em alguma coisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Mas o tópico aquele que explica isso fala em "destravar" o barton... Achei que um "efeito colateral" seria destravar o processador.

Eu não consigo, pelo programinha aquele, habilitar nenhum multiplicador MAIOR do que 11x. Eu posso botar de 3x a 11, mas não consigo voltar aos 12x originais nem mais do que isso.

Fechando todas as L3 eu tenho 11x? Então o melhor é deixar assim mesmo, 11x estaria ótimo para mim.

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Acabei de tentar isso (fechar todas as l3) e não funcionou... Manteve em 12x. Tentei duas vezes, fechei bem com grafite.

Pior é que a L5, eu fechei e "pegou" de primeira, só um toquinho do lápis e já reconheceu como mobile. Foi bem difícil de tirar, inclusive...

Vou tentar botar para 11x com pinmod mesmo.

Quanto a botar um multiplicador alto, não adianta também... Dificilmente ele iria dar boot em 23x! E mesmo que botasse algum mais alto, não iria adiantar... Gostaria de iniciar ele com clock baixo (poderia ser algo como 8x, por exemplo) e aumentar o multiplicador na hora de fazer alguma codificação, jogo ou benchmark.

Outra coisa, infelizmente minha placa não aceita a mudança de vcore pelo programinha aquele.

Será que não tem algum outro programa que faça uma tarefa semelhante, mas projetado especificamente para overclock?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por coelho72@23 jun 2004, 18:09

Será que a bios sabe que não existe duron applebred que use 11x e se nega a aceitar?

Talvez seja isto... Pois eu sei q todas as pontes L3 fechadas resultam em 11x (o XP 1700+ é assim). Realmente esquisito...

Bom, para fazer o q você quer teria q destravar o processador, não tem para onde fugir. Deste modo seria possível escolher um multi baixo pelos dips e aumentar via soft quando quisesse.(quando o processador está destravado e configurado como mobile ele será inicializado com o multi mais baixo disponibilizado pela placa, isto c você já não tiver escolhido um multi diferente, caso haja problemas bastaria executar um Clear CMOS. Não haveria perigo em setar 24x pelas pontes ou qualquer outro valor. De qualquer maneira, você já consegue operar em 2.3GHz, quer dizer, 23x100 não seria um problema).

Quanto a um programa q aumente o vcore, para esta placa, eu não conheço. O SpeedFan não mexe com as voltagens também? Já o experimentou?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

realmente por Pin Mod não tem como mudar os multiplicadores de um processador de semana superior a 39(travado), o encapsulamento dele não permite isso, o unico de jeito de manipula-los é transformando em mobile como você fez e alterando ele via windows(on the fly), quanto a possibilidade de manipular todos os multiplicadores até 24x vai depender do hardware usado na soyo, creio que ela não possue o FID de 5Bits responsaveis pelos multiplicadores acima de 12.5, quanto as suas ligações das pontes L3 não terem dado certo, é que estes encapsulamentos novos da AMD possuem um verniz, na ponte L5 você deu sorte, para tirar este verniz é necessario lixar levemente o encapsulamento até você ver o cobre das pontes, fazendo assim o contato com o lapis, eu já peguei um duron onde nem lixando eu consegui ligar as pontes para habilitar o cache L2, não tive corajem de ir mais longe e acabar danificando o processador, que alias, nem meu era.

[]´s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

É que no barton que eu peguei também foi só riscar e reconheceu.

No duron 1.4 que eu tinha antes, o encapsulamento era o mesmo (estriado), e também foi só passar o lápis, mexi tudo nele, vcore, etc...

E as pontes não são simplesmente ligadas aos pinos que se usa no pinmod?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por coelho72@23 jun 2004, 20:59

É que no barton que eu peguei também foi só riscar e reconheceu.

No duron 1.4 que eu tinha antes, o encapsulamento era o mesmo (estriado), e também foi só passar o lápis, mexi tudo nele, vcore, etc...

E as pontes não são simplesmente ligadas aos pinos que se usa no pinmod?

É verdade, até onde eu sei é a mesma coisa, isso quer dizer, se você tentou pelos pinos e não deu certo, quer dizer que pelas pontes não daram tambem :(

A AMD caprichou nestas travas, ta parecendo o P4, ninguém até hoje conseguiu destravar os multiplicadores deles :wacko:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tentei e não funcionou. Raspei e tudo.

O primeiro applebred que eu tive, um 1.4 desbloqueado, foi só passar o lápis de leve e pronto, virou um athlon.

Depois tive um 1.6 bloqueado, que fiz várias tentativas e nada, sempre reconhecia como duron.

Esse agora é a mesma coisa... Tenho a impressão que a amd bloqueou isso também, talvez desabilitando fisicamente o cache, ou algo assim.

Esse meu é 0347.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não estou entendendo bem o que você quer Coelho.

você tinha 12x190. Achei que você queria apenas poder usar 11x207 e manter o mesmo clock, mas com melhor desempenho de memória. Não é isso?

Alguns programas aceitam comandos, como o ClockGen e acho que o CPUMSR também. Dessa forma você poderia fazer um bat, colocar ele no iniciar e ai ele trocaria automaticamente o clock pra você, sem que você precise ficar fazendo isso toda a vez.

Explica melhor o que você quer agora que eu não entendi bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por coelho72@24 jun 2004, 16:40

Seria isso mesmo.

Será que esses programas funcionam direito? O único que eu já usei para mudar o fsb era o softfsb, e era extremamente instável...

Coelho, experimenta o CPUMSR, se não souber onde achar me diga, que eu te passo por e-mail ou posto um link

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ele foi feito para manipular FSB, Vcore, Multiplicador, eu nunca testei ele, eu uso o 8RDAVcore, onde eu posso mudar VDimm, VDD, Vcore, FSB tudo on the fly.

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.cpuheat.wz.cz/html/CPUMSR_main.gif' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Dá uma olhada neste tópico

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...