Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posts recomendados

Boa tarde senhores,

 

Já quebrei muito a cabeça com um problema que estou tendo. Resolvi buscar ajuda aqui no fórum. Não achei uma solução que se enquadrasse no meu problema, por isso resolvi criar um tópico novo.

 

Tenho um desktop com a seguinte configuração: Core2 Quad, 4 gb ram (2 pentes de 2gb), fonte Corsair 750 watts, placa de vídeo nVidia GeForce 260GTX, placa mãe Asus P5N com SupremeFX, gabinete Asus Vento 2. O problema é o seguinte:

 

Semanas atrás, ele simplesmente não ligou. Por mais que eu apertasse o botão power nada acontecia. "Fonte" a primeira coisa que pensei. Abri o gabinete, os LEDs da placa mãe estavam acesos. Não é a fonte. Verifiquei o botão reset pra ver se estava preso. Nada. Botão power, sem problemas.

 

Como estava atarefado com trabalhos da faculdade, quebrei o galho com um notebook e deixei ele parado uns dias. Posteriormente, mais tranquilo, resolvi dar um jeito. Desmontei ele inteiro, limpei e fui montando e ligando a cada peça que eu colocava pra tentar descobrir qual era a defeituosa. O problema é que ele ligou normalmente com todas elas. Legal, "problema resolvido sozinho" pensei. No entanto reparei que quando eu logava ele desligava. Se eu mantinha ele na tela de logon, podia ficar lá o dia inteiro, se logasse, menos de um minuto depois, ele desligava. Entrei na BIOS e fui verificar a temperatura da CPU: 87º. Até onde eu sei, com 85º o Windows desliga por motivo de segurança da CPU. Olhei novalmente o CPU e a pasta estava ressecada.

 

Legal, comprei uma pasta, limpei a velha com álcool isopropílico e apliquei a nova. Liguei, entrei na BIOS: 48º. Maravilha. Loguei, funcionou perfeitamente. Isso foi ante ontem.

 

Ontem, cheguei da faculdade e adivinhem: ele não liga.

 

Estou sem idéias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem como testar com outra fonte? para ter certeza que a sua não está com problema.

Então Morphel, eu não tenho outra fonte no momento pra testar. Vou tentar arranjar uma pra testar, mas enquanto isso mais idéias seriam bem vindas, rs.

 

Uma pequena correção: minha fonte é uma Corsair 850 watts.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não precisa ser uma fonte igual a sua, uma de 500w reais já aguenta sua configuração, pegue emprestado com algum amigo, só para testar.

Consegui uma fonte, ainda assim não rolou. Aperto o power e nenhum sinal. Assim como na minha fonte a placa está energizada. Os leds da placa acendem. E agora?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desmonte tudo e monte fora do gabinete em cima de uma superficie isolada, pode ser que placa mãe esteja entrando em curto com o gabinete.

 

já testou em outras tomadas da casa? já testou ligando direto na tomada sem filtro de linha, nobreak ou estabilizador? pode ser tensão insuficiente alimentando a fonte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desmonte tudo e monte fora do gabinete em cima de uma superficie isolada, pode ser que placa mãe esteja entrando em curto com o gabinete.

 

já testou em outras tomadas da casa? já testou ligando direto na tomada sem filtro de linha, nobreak ou estabilizador? pode ser tensão insuficiente alimentando a fonte

Pronto. Desmontei tudo, montei fora e direto na tomada. A placa energiza, os leds acendem, eu aperto o power e...nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é colega Alexandre Murayama, o problema está bem complexo.

 

Primeiramente vem em mente a Fonte ATX, mas como você já trocou e o problema ainda persiste... A visão que tenho é você substituir os periféricos do tipo a memória, depois o processador, ou então o HD. Só pra fazer o teste se algum desses componente está comprometido.

 

Caso você já realizou esses procedimentos, 99,9% a placa mãe sofreu algum dano.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

estou com um problema bem parecido no micro do meu irmão, porém, com um agravante

 

troquei a fonte dele (uma genérica de 600W) pela fonte do meu pc (C3 500W) e o micro ligou, iniciou normalmente o windows.

 

Pensei: "A fonte está zuada, vamos comprar outra"

 

Hoje chegou a fonte, (Casemall 500W) e ao apertar o botão de power, nem sinal de vida. Testei direto no jumper de power da placa mãe, nada também!

 

Coloquei a minha fonte novamente, o micro ligou.

 

Alguém já viu algo parecido, alguma ideia do que fazer???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

estou com um problema bem parecido no micro do meu irmão, porém, com um agravante

 

troquei a fonte dele (uma genérica de 600W) pela fonte do meu pc (C3 500W) e o micro ligou, iniciou normalmente o windows.

 

Pensei: "A fonte está zuada, vamos comprar outra"

 

Hoje chegou a fonte, (Casemall 500W) e ao apertar o botão de power, nem sinal de vida. Testei direto no jumper de power da placa mãe, nada também!

 

Coloquei a minha fonte novamente, o micro ligou.

 

Alguém já viu algo parecido, alguma ideia do que fazer???

Olá amigo! você já testou a fonte nova em outro pc? pode ser defeito na fonte nova. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigo! você já testou a fonte nova em outro pc? pode ser defeito na fonte nova. :)

Não testei no meu micro pois a fonte precisa de 2 conectores pci-e pra ligar minha VGA... vou tirar a VGA do meu micro e testar a fonte usando o video onboard. Único teste que fiz foi ligar a fonte nova fora da placa mãe jumpeando. Como estava sem multímetro na hora, não pude testar as voltagens da fonte. A fonte nova está com o mesmo sintoma que a fonte antiga dele. Não dá sinal de vida no micro, somente fora da placa mãe e como  ligando com a minha fonte funcionou, nem testei a fonte velha no meu micro. Farei isso hoje e posto o resultado aqui, acredito que irão funcionar na minha placa mãe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até agora não consegui resolver o problema, porém, fiz uma gambiarra e deixei o micro funcionando com a fonte nova...

 

Montei normalmente e no conector de 24 pinos, fiz uma "ligação direta" com um clips, fazendo com que a fonte fique sempre "ativa". Pra ligar o computador, basta ligar a chave atrás da fonte, daí a fonte "inicia", porém, depois ainda é necessário apertar o botão POWER da frente do gabinete pra que a placa mãe inicie e funcione normalmente. Para desligar, vai no iniciar normalmente e desliga. Ao ouvir o barulho do HD desligando, precisa desligar a chave atrás da fonte, porque a fonte e os coolers continuam ativos, por causa do jumper.

 

Dêem uma olhada nas fotos para entender o esquema do jumper que fiz

 

2014-06-05%2018.43.28.jpg

 

2014-06-05%2018.43.28.jpg

 

Não é uma solução perfeita, mas, pelo menos ele não ficou sem computador.

 

Fica a dica pra quando pegarem algo parecido...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...