Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte de energia desligando intermitentemente


Ir à solução Resolvido por messala,

Posts recomendados

RESOLVIDO!

Aparentemente havia algum possível ponto de oxidação em minha placa mãe. Depois de um bom banho de álcool isopropílico em toda a placa mãe, tudo voltou ao normal.

 

 

Estou com um problema que tá me tirando o sono. É tão estranho que vou começar dizendo que tenho conhecimento intermediário de informática e sempre fui eu mesmo quem selecionei e montei todos os computadores que passaram por minha casa e meu trabalho.

 

O problema acontece com meu computador pessoal, listado em minha assinatura. É uma história um pouco longa, mas acho importante pra alguém que puder me ajudar.

 

Todos componentes comprados novos, em lojas conhecidas como Kabum e HardStore, no final de 2012. Eu utilizava um gabinete Aerocool Strike-X, uma case excelente, espaçosa e com um acabamento digno. Acontece que no mês de março, a gaveta sata embutida no gabinete sofreu algum tipo de curto-circuito e literalmente pegou fogo enquanto eu dormia (meu PC ficava ligado 24/7). Acordei com as chamas atingindo uns 20 centímetros (postei no final desta página algumas fotos do resultado). Olhei pro monitor e o PC ainda estava funcionando normalmente. Então eu dei o comando para desligar o Windows, mas não consegui desligar da tomada sem antes apagar o fogo. As chamas estavam muito densas e só consegui apagar com um balde de água! Depois de tudo esfriar, desmontei todo o equipamento e deixei pra secar (quase um mês).

 

Analisei bem o equipamento, a única coisa visualmente danificada foi um dos módulos da fonte (uma OCZ 1250W 80GOLD) que ligava a gaveta sata (torrou). A porta do módulo da fonte também ficou inutilizada, pois derreteu.

 

Depois de um mês, comprei um novo gabinete (Thermaltake Element V). Montei tudo normalmente e, no auge da minha falta de dinheiro, arrisquei usar a mesma fonte. Resultado: o computador não ligava. Os LED da placa-mãe acendiam normalmente, mas quando clicava no power, ela ligava e desligava logo em seguida. Fiz todos os testes que pude com os recursos que dispunha: não era GPU nem RAM. Fiquei na dúvida entre fonte e placa-mãe.

 

Levei a uma assistência técnica de um amigo meu e pedi para ele testar, primeiro, outra fonte. Dito e feito: ele usou uma fonte dele e o computador ligou e conseguiu entrar na bios e tudo mais (os HDD estavam desligados, o importante era ligar e acessar a BIOS). Até aqui, todos os testes foram feitos com os meus 04 pentes de memória RAM, uma vez que o problema na RAM já havia sido descartado. Conclusão: eu tinha de comprar outra fonte.

 

Comprei uma Corsair 1200i Platinum zero bala. Pensei: meus problemas acabaram! Sabe de nada, inocente! Quando chegou a fonte, remontei o PC e... NÃO FUNCIONOU! Mesmo sintoma da outra fonte: ela ligava e desligava sozinha repetidamente.

 

Refiz todos os testes com a nova fonte e pedi para outro amigo, que também trabalha com assistência técnica de computadores, e chegamos a uma conclusão (mas não a uma solução) absurda: quando ele liga a fonte dele (uma Cougar CMX700W), o meu PC funciona perfeitamente, o Windows roda normalmente sem desligar nem travar nada, tudo lindo e maravilhoso como deveria. Mas quando ele liga usando a minha fonte (Corsair 1200i), o PC não liga, a fonte fica ligando e desligando sozinho intermitentemente.

 

Minha placa-mãe é uma Asus Rampage IV Extreme. Gostaria de saber se estes SINTOMAS fazem algum sentido para alguém?!

 

Sei que estes componentes mais atuais vêm repletos de sistemas de segurança para proteger o próprio equipamento de possíveis falhas físicas. Poderia ser alguma proteção de alguma das fontes ou da placa-mãe que estaria desativando a fonte Corsair? Ou eu tenho mesmo é que juntar tudo, jogar fora e mudar de ramo???

 

Tem sido dia difíceis sem esse PC *drama*, se alguém puder ajudar, eu agradeceria eternamente! valeu! =]

 

 

PS: Já fui a um centro espírita, benzedeira e tomei banho de sal grosso... sem nenhuma solução.

 

 

PS2: Este meu PC sempre esteve ligado a um estabilizador SMS No-Break NET 4+ 1400VA Bi megazord.

 

 

PS3: Tá bem! Não tão megazord quanto eu pensava...

 

 

PS4: Esqueci de mencionar que, apesar de eu ter jogado um balde de água no computador para apagar as chamas, o gabinete era ENORME! E eu joguei apenas na parte frontal, onde ficava a gaveta. As únicas coisas internas que molharam foram os HDD. E eles estão funcionando (depois de deixar semanas secando).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

PS: Já fui a um centro espírita, benzedeira e tomei banho de sal grosso... sem nenhuma solução.

 

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, SÉRIO cara?? :lol:

 

Sei que estes componentes mais atuais vêm repletos de sistemas de segurança para proteger o próprio equipamento de possíveis falhas físicas. Poderia ser alguma proteção de alguma das fontes ou da placa-mãe que estaria desativando a fonte Corsair? Ou eu tenho mesmo é que juntar tudo, jogar fora e mudar de ramo???

 

Porque você não troca sua fonte por outra da loja?? ;)

Porque esse problema é muito louco meu :wacko: 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, SÉRIO cara?? :lol:

 

 

Porque você não troca sua fonte por outra da loja?? ;)

Porque esse problema é muito louco meu :wacko:

 

Sou espírita, então recebo "passe" sempre que vou ao Centro. Mas não há nenhum indício de obsessão por espíritos malignos... kkkkkkkkkkkkk

 

Comprar na internet aqui no Brasil é osso! Demora uma vida pra lhe enviarem o produto. Se eu for trocar por outra fonte e acontecer a mesma coisa, eu juro que eu mato um... e eu não quero isso. Sinceramente!

 

Essa minha build, contando todos os HDD e tudo o mais que sonho um dia poder adicionar nele, exige no máximo uns 900W (considerando pior caso de OC e uso intenso em jogos), então eu coloquei logo uma fonte com 25% a mais pra garantir a vida útil. Se eu for trocar a fonte, vou querer pegar outra parecida, e que provavelmente dará o mesmo problema.

 

Postei aqui só para o caso de, por algum milagre, alguém saber exatamente o que se passa!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É fácil de perceber que o gargalo ai é o no-break 

 

1400 VA X FP 0,7 =  980w

 

Sua fonte da corsair precisa de 1200w o no-break só fornece no maximo 980w,

http://www.atera.com.br/produto/NET41400VAB/Nobreak+SMS+Manager+Net4++1400VA+%28980W%29+bivolt+115V

 

Vale lembrar também que esse no-break se trata de um short-break, possui internamente um estabilizador, e nada bom para fontes com pfc ativo!

 

Leia ...http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/827485-no-break-realmente-%C3%A9-a-salva%C3%A7%C3%A3o/

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas o que pegou fogo foi a gaveta sata que, aliás, não estava sendo (nem nunca foi) utilizada.

De qualquer forma, cheguei a pensar que pudesse ter danificado meu nobreak, então fiz todos os testes direto na tomada.

Vale lembrar também que esse no-break se trata de um short-break, possui internamente um estabilizador, e nada bom para fontes com pfc ativo!

Não sabia. Não entendo nada de nobreak. Vou botar esse pra escanteio e num futuro distante compro um bão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você acha que essa sua configuração da assinatura, com I7 + HD7970 + Memórias e HDs consome + Overclock consome 900w, meu amigo, você está terrivelmente enganado. Isso aí tudo, normalmente, não chega nem a 400w de consumo:

 

http://images.hardwarecanucks.com/image//skymtl/GPU/HD7970/HD7970-63.jpg

 

http://www.legitreviews.com/images/reviews/1805/power-consumption.jpg

 

Nem que você faça overclock usando hidrogênio líquido você vai chegar a 900w de consumo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você acha que essa sua configuração da assinatura, com I7 + HD7970 + Memórias e HDs consome + Overclock consome 900w, meu amigo, você está terrivelmente enganado. Isso aí tudo, normalmente, não chega nem a 400w de consumo:

 

http://images.hardwarecanucks.com/image//skymtl/GPU/HD7970/HD7970-63.jpg

 

http://www.legitreviews.com/images/reviews/1805/power-consumption.jpg

 

Nem que você faça overclock usando hidrogênio líquido você vai chegar a 900w de consumo.

 

Eu fiz as contas usando este site (resultado) e, esqueci de mencionar, coloquei 03 placas de vídeo em CF (sonhar não paga imposto) e somei 30% pra selecionar a fonte. Não sei sei nada de elétrica (não lembrava nem como se convertia VA em Watts - valeu, @Tibério). Minha única intenção ao mencionar isso era dizer que comprei uma fonte pra "vida inteira" (e que, ironicamente, não durou nem 02 anos). Pensava que seria a última peça a me dar dor de cabeça algum dia.

 

Mas ficou bastante evidente, no texto de sua postagem, a sede e a vontade única de tentar ajudar aqui neste tópico. Eu agradeço por isso. =]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não entendi,você disse que estava sem dinheiro e de repente aparece uma 1200i,mas alem disso,onde que torrou o conector sata?comigo uma vez tambem o sata entrou em curto circuito,mas era uma fonte podre(iceage de 500 Watts),o contato metálico do 3.3v encostou no terra do lado e começou a sair fumaça ali no hd,desliguei na hora e cortei fora o conector derretido e usei outro,e funcionou,mas e os hds,não é o que pegou fogo que está dando o curto e impedindo de ligar talvez?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Não entendi,você disse que estava sem dinheiro e de repente aparece uma 1200i,mas alem disso,onde que torrou o conector sata?comigo uma vez tambem o sata entrou em curto circuito,mas era uma fonte podre(iceage de 500 Watts),o contato metálico do 3.3v encostou no terra do lado e começou a sair fumaça ali no hd,desliguei na hora e cortei fora o conector derretido e usei outro,e funcionou,mas e os hds,não é o que pegou fogo que está dando o curto e impedindo de ligar talvez?

 

Você leu corretamente, mas deve ter lido também quando disse que demorei, nessa brincadeira toda, quase 02 meses (juntando dinheiro) pra remontar tudo. Eu disse que foram dias difíceis... kkkkkkk (tô rindo pra não chorar...)

 

Sobre qual módulo torrou, eu me refiro a isso. O cabo que ligava a gaveta SATA embutida, torrou de ponta a ponta. Mas os outros módulos continuaram intactos (visualmente falando). Lembrando que, como eu disse, o Windows ainda estava funcionando mesmo com o trem pegando fogo.

 

No meu caso, o incêndio não foi por causa da fonte. Se você reparar na postagem original, onde eu menciono que postei as fotos do meu computador depois do fogo, eu coloquei um link para um tópico no Tom'sHardware, onde diversar pessoas também dão depoimentos do mesmo problema com a gaveta SATA do gabinete Strike-X da Aerocool. No meu caso, o problema é que eu estava dormindo (e, detalhe, bêbado), senão teria sentido o cheiro do plástico começando a derreter e teria desligado tudo a tempo. Aquilo deve ter cozinhado uns 10 minutos até pegar fogo literalmente! Mesmo com uma labareda de 20 centímetros (SEM EXAGERO), o computador ainda estava funcionando normalmente. Não havia nenhuma falha crítica no sistema como um todo. Eu encerrei o Windows manualmente pelo teclado e mouse antes de lidar com as chamas.

 

Atualmente, o computador está funcionando perfeitamente quando eu ligo uma outra fonte (no caso, essa Cougar que mencionei no tópico principal). Algo está fazendo a fonte Corsair 1200i desligar sozinha, mas não faz o mesmo com a Cougar.

 

Os HDD eu desliguei. Deixei apenas o SSD com o Windows para fazer os testes. Os demais eu testei na minha gaveta USB e estão funcionando perfeitamente.

 

Esqueci de mencionar que, apesar de eu ter jogado um balde de água no computador para apagar as chamas, o gabinete era ENORME! E eu joguei apenas na parte frontal, onde ficava a gaveta. As únicas coisas internas que molharam foram os HDD. E eles estão funcionando (depois de deixar semanas secando).

 

O caso é pra deixar qualquer um louco. Eu avisei. =]

 

 

• •  UMA LUZ NO FIM DO TÚNEL! • • •

 

Um amigo que trabalha com assistência técnica disse que, algumas vezes, ele já precisou lavar (sim, isso mesmo que você leu) a placa-mãe com álcool isopropílico para remover pequenos pontos de oxidação e qualquer outro tipo de sujeira que possa estar causando alguma sobrecorrente (ele disse, até, que já lavou com água e sabão normal uma MOBO em que havia caído cerveja, e eu, aqui, achando que era o cara mais azado do mundo...). E, no meu caso, essa sobrecorrente pode estar sendo identificada pelo sistema de segurança da minha fonte mas não pelas outras fontes. A meu ver, após centenas de horas quebrando a cabeça, seria A ÚNICA EXPLICAÇÃO ACEITÁVEL! Se não for isso, eu vou mudar de ramo. Sei lá... estudar teologia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...