Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como alcançar uma corrente de 100A


Posts recomendados

Boa noite, 


 

Preciso de uma informação, sou aluno de sistemas eletrônicos do ifsc, e estou com um projeto final referente a fazer um acionamento de um motor DC através de um conversor CC-CC estatico de ponte completa, precisava saber se alguém pode me disponibilizar um material onde consta qual a medida necessária de trilha para alcançar uma corrente de 100A em uma placa de PCI para 1 2 e 6 onças, ou uma outra ideia para alcançar a corrente proposta.

 

Grato Marcos Dutra. 

 

Abaixo segue o esquemático post-725004-0-92561600-1401420884_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@Marcos Dutra,

 

O maior problema que eu vejo é a qualidade da conexão entre o seu circuito e o fio / barra.

 

Eu recomendo usar aquelas pequenas barras de cobre que são utilizadas em sistemas de disjuntores, claro que dimensionadas para a corrente que voce precisa. E vai ter de usar um sistema de parafusos para garantir um excelente contato.

 

Já sobre o transistor, que vai estar afixado fora da placa de circuito, voce pode utilizar o mesmo sistema de conectors e fios que eu utilizo em sistemas de radio-controle de alta corrente, onde utilizo baterias Lipo com capacidade para mais de 100A, chamado de XT150, desde que o comprimento dessas conexões seja curto :

 

http://i01.i.aliimg.com/wsphoto/v0/713659381_1/100-pairs-120A-Large-Current-XT150-Connector-Plug-With-6MM-Banana-Plug-For-RC-Battery-ESC.jpg_350x350.jpg

 

Já se quiser garantir, para correntes até 200A, temos estes aqui:

 

http://www.espritmodel.com/castle-creations-castle-connectors.aspx

 

Claro que isso vale a pena se voce vai ter uma situação onde pretende substituir o transistor fácilmente. Senão eu soldaria o cabo diretamente nos terminais...

 

Se seus transistores são do tipo TO-3, existe um soquete específico para ele, que facilita muito a fixação e a soldagem, veja aqui :

 

http://www.talonix.com/images/tmh/TMH030.jpg

 

http://www.newark.com/productimages/standard/en_US/4938855.jpg

 

Um exemplo de uso deles :

 

http://pi-amp.com/Pi-Amp/amp.html

 

 

Paulo

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@cesardelta1,

 

Opa, obrigado pelo "menino" !  Meus 53 anos estão contentes em escutar isto !!!!!!

 

Ainda bem que você parou ... kakakakaka

 

Mas aqui no Fórum não sou só eu, tem muita gente que ajuda demais, se eu puder parodiar uma expressão muito famosa, eu apenas me apoio nos ombros de gigantes que já estão aqui faz um bom tempo antes de mim !

 

Para cada um de nós, existem épocas na vida em que dispomos de mais tempo para dedicar ao ensino, hoje eu tenho bastante tempo. Tem gente aqui que quando eu entrei estavam olhando os posts a toda hora, alguns deram um tempo, outros estão voltando, e a vida vai continuando.

 

De repente eu posso ter de viajar, como fiz alguns anos atrás e ficar 1 ano fora, e sei que outros continuarão o trabalho de ensinar.

 

Por enquanto, e ainda mais agora na época de frio, em que eu não vou pescar toda semana, tenho bastannnnte tempo para me dedicar aqui !

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@cesardelta1,

 

Opa, obrigado pelo "menino" !  Meus 53 anos estão contentes em escutar isto !!!!!!

 

Ainda bem que você parou ... kakakakaka

 

Mas aqui no Fórum não sou só eu, tem muita gente que ajuda demais, se eu puder parodiar uma expressão muito famosa, eu apenas me apoio nos ombros de gigantes que já estão aqui faz um bom tempo antes de mim !

 

Para cada um de nós, existem épocas na vida em que dispomos de mais tempo para dedicar ao ensino, hoje eu tenho bastante tempo. Tem gente aqui que quando eu entrei estavam olhando os posts a toda hora, alguns deram um tempo, outros estão voltando, e a vida vai continuando.

 

De repente eu posso ter de viajar, como fiz alguns anos atrás e ficar 1 ano fora, e sei que outros continuarão o trabalho de ensinar.

 

Por enquanto, e ainda mais agora na época de frio, em que eu não vou pescar toda semana, tenho bastannnnte tempo para me dedicar aqui !

 

Paulo

 

Paulo, 

 

Obrigado pela resposta porém meu intuito era colocar um fio soldado no terminal do transistor sera que consigo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcos Dutra,

 

Sim, consegue, sem nenhum problema !  Primeiro solde o fio grosso a um terminal do tipo que foi mostrado, deixe esfriar, depois usando um alicate de crimpar aperte o terminal no pino do seu transistor, e por último,  usando um ferro de boa potência ( com temperatura controlada ) solde o terminal ao pino do transistor.

 

Use um terminal, é a melhor dica que podemos te dar....

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Olá amigo...Isso posso responder... Já fui fabricante de placas.

Depende de quantas onças tem a espessura do cobre da placa.

Existem placas de fibra cobreadas de 2 OZ, 1 OZ e 1/2 OZ (onças)

1 onça equivale à 35 microns de cobre sobre a placa.

Para espessura de 1 OZ (35 microns) cada 1/2 milimetro de largura corresponde à 1Ampere que pode suportar essa trilha.

Placas de 2 OZ, mais difícil de achar nos fabricantes e PCI (normalmente usam 1OZ para placas de fonte e outras aplicações e placas de 1/2 OZ para circuitos com pistas muito finas.

A razão disso é por causa do undercutting durante a corrosão e formação das pistas, durante o processo de fabricação.  Menos onças minimizam esse efeito (corrosão por baixo do resist (filme ou tinta serigráfica).  Porém suportam menos corrente.

 

Caso use placa de 1OZ, (normalmente encontrada) para 100A, precisaria pistas de 50m/m de largura, ou para placas de 2OZ, 25 m/m de largura de pista.

 

Também nada te impede de pedir ao fabricante de sua placa (caso mande fazer fora) dar mais camada de cobre para poder deixar a pista com menor largura.

 

Se você mesmo fizer a placa, terá que ser como te diosse

 

Espero ter ajudado

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...