Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Criando um Raid 0 com 8TB com formatação GPT


Ir à solução Resolvido por cameraelvis,

Posts recomendados

Olá, caso esteja postando no lugar errado me perdoem;

 

Minha maquina atual é:

 

Windows 7 64bits Profissional
I7 930 2.80GHz 2.13GHz
24gb de memoria ram
ssd (sistema)+ 3 hds sata 3 de 2tb (sem raid)

Nvidia GTX570 1,5gb

Gigabyte GA-X58A-UD3R

 

Eu trabalho com edição de videos Full Hd em Multicam, e estou com muita lentidão, lag;

 

Estou planejando alterar os Hds, quero deixar assim:

 

Hd1 - SSD (windows + programas)

 

Hd2 (2Tb) + Hd3 (2Tb) + Hd4 (2Tb) + Hd5(2tb) em Raid 0 com total de 8Tb

 

Pelo que andei pesquisando para reconhecer esse tamanho, precisa ser uma formatação GPT;

 

Eu primeiro crio o Raid depois eu converto para formatação GPT, ou tenho que formatar em Gpt 1º e depois montar o Raid ???

 

 

Agradeço a quem puder ajudar.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De maneira nenhuma amigo!

Se você trabalha com arquivos de vídeo, e tem todo este espaço de armazenamento, que provavelmente está cheio de trabalho, fazer raid 0 é a pior coisa que você poderia fazer, pois é o sistema de espelhamento menos seguro que existe, e nunca se coloca dados críticos em partições raid 0. 

O que você pode fazer é procurar melhor o motivo desta lentidão, será que os discos não estão muito fragmentados?(não o SSD). Passe um programa neles para ver, como o auslogisc DiskDefrag. 

E O SSD está com boas taxas de transferência? Faça o teste com o CrystalDiskInfo e poste aqui.

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Criar um Raid 0 não é problema quando se necessita apenas de performance e baixa segurança. Se você sabe disso, utilizar o sistema é um risco "calculado" que pode ser facilmente administrado.

É necessário verificar o que produz a limitação, se realmente se trata de armazenamento em disco.

 

Dependendo do caso é mais interessante criar um Raid 0 com SSDs para a linha de produção de vídeos e utilizar outro sistema Raid mais seguro para armazenar os vídeos brutos ou finalizados.

 

E por fim, respondendo a questão, você cria primeiro o volume Raid. Depois escolhe se vai utilizar MBR ou GPT.

Agora GPT funciona melhor com BIOS UEFI, como seu hardware é mais antigo ele tem BIOS UEFI? Já está utilizando esta BIOS?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, o raid que você usa hoje, é um dos piores Raid's existentes..pesquise um pouco irá saber o porque..

 

Hoje, se eu fosse você montaria um Raid 5 com 3 Hds de 2tb que você já possui, ficaria com o dobro ou mais de velocidade em leitura e gravação de dados..e ainda sobra um disco.. 

 

Edit: No Raid 5, você tera apenas 4tb de espaço para uso..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas respostas, mas na verdade já  tenho Backup de 4TB externo, então não preciso de raid 1,5,10, ou de um sistema mais seguro;

 

Meu ''sonho'' seria montar com 6 ou 8 ssd de 512gb, porém meu bolso não permite,

 

Quanto a desfragmentação, já fiz nos Hds atuais, mas o fluxo de dados que trabalho é muito alto, o ideal seriam hds de 500mbps;

 

infelizmente minha bios não tem Uefi, mas vou tentar aumentar a velocidade, com os hds.

 

Nos meus testes os 4 hds sata 3 estão com taxas entre 80 e 93mbps, e o Ssd 203mbps, como minha placa mãe permite até 4 discos sata 3 + 6 discos sata 2, vou tentar mudar o array, para ver se melhora, pois atualmente não estou usando nenhum raid.

 

Eu sei que parece extremo, mas nos programas de edição, é aproveitado cerca de 20% da placa de video (gpu) para o Render, e o gargalo dos Hds que estão me segurando, meu normal são 8 trilhas de video multicam 1920x1080-30p + 24 canais de audio 24bits 48khz, sendo que a edição de 1 ou 2 cameras não dá atraso nenhum, porém como eu uso até 8, já pesa.

 

Por isso a ideia de 4 hds, que teoricamente multiplicaria meu desempenho em 4 com Raid 0.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tua lógica tá certa, porém, vale investigar uma coisa:

porque a taxa de transferência desses HDs e do próprio SSD (203 MB/s) estão tão baixas? é pro ssd bater no mínimo 450 Mb/s. 

E qualquer HD atual bate 150 Mb/s em leitura e mais de 200 Mb/s em leitura buffer sem problema algum. 

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10% é pouco mesmo para um HD, mas se o mesmo estiver desfragmentado, também não era para atrapalhar muito o desempenho. Mas o fato do SSD estar lento também é que levanta mais suspeita sobre outras coisas.

 

Vamos lá, para tua placa, temos as seguintes portas e controladoras:

 

South Bridge:
6 x SATA 3Gb/s connectors (SATA 2)
 
Marvell 9128 chip:
2 x SATA 6Gb/s connectors (SATA 3)
 
GIGABYTE SATA2 chip:
2 x SATA 3Gb/s connectors (SATA 2)
 
Poste aqui como estão ligados os teus HDs. Veja se não existe uma controladora 'sobrecarregada'. 
Confirme se o SSD está ligado em uma das duas portas SATA 3.
abs
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Olá,

 

Na verdade são 4 portas sata 3, e 6 portas sata 2;

 

Descobri o 1º erro,

 

Quem configurou minha bios, colocou para que os hds trabalhacem como Ide

 

Um dos hds que estava medindo 96mbps, agora está 128mbps.

 

Como estou com o orçamento apertado, e com muitos dados, agora vou montar um raid 0 só com 2 discos de 2tb e usar meus outros para backup, e talvez noo futuro compre + discos.

 

Muito obrigado a vocês, que se não tivessem me ajudado, até não sei quando estaria com a bios errada, abraços!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...