Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Substituir transistor BC558B ?


Posts recomendados

Olá pessoal, estou fazendo um circuito com 1 led "pisca pisca" (conforme a imagem)15_38_01_111.gif  e preciso dos transistores BC548B (imagem:Q1) e BC558B (imagem:Q2).

Não estou encontrando o "BC558B" ; Eu poderia utilizar algum dos seguintes "pares":

 

BC549  com BC559B (Note que o BC549 não possui o "B" no sufixo; Isso importa?)

BC548B com BC559B

entre outras combinações com os transistores: BC548B, BC549, BC556, BC557 e BC559B.(São os disponíveis na loja)

 

Algum desses pares me serve ? Qualquer um desses serve ? 

 

Obrigado !


Mini_pisca_pisca.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se o ganho entre os estágios do transistor não for um fator crítico de projeto, acredito que o uso de similares como o BC556, ou mesmo BC557 sirvam perfeitamente a aplicação, vou te deixar como exercício, compare por si próprio seus datasheets, seguem o link de datasheet da família:

http://www.fairchildsemi.com/ds/BC/BC556.pdf

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpe mas ainda não entendo muito de eletronica... O que voce quis dizer com "Se o ganho entre os estágios do transistor não for um fator crítico de projeto"?

Significa que se eu NÃO precisar de um freqüência exata para o led (piscar de 3 em 3 segundos por exemplo) eu posso utilizar outros?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olhando o esquema que postou,o circuito é muito simples e você precisa apenas de usar um transistor NPN(Q1) e outro PNP(Q2) de uso geral,apenas isso.

Monte o circuito e poste o resultado ;)

Muito obrigado pela resposta!! Vou comprar os transistores e se tudo funcionar corretamente posto o resultado..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...