Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Aplicação multi usuário com acesso a bd externamente


Posts recomendados

Pessoal tenho dúvida de como trabalhar com aplicações que acessam um bd externamente. Exemplo: Tenho um sistema de bolão feito em java que acessa um bd no meu servidor MySql. Não é web! Minhas dúvidas são as seguintes:

Devo manter a situação atual onde cada usuário com seu aplicativo grava informações diretamente no bd?

Devo criar uma aplicação de servidor que recebe as informações do aplicativo do cliente e grava no bd?

Ou devo mudar meu projeto de acordo com a opção anterior mas fazendo uso do RMI?

Qual seria o problema de manter a primeira opção, onde cada aplicação de usuário acessa o bd diretamente?

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

caezar, fiquei um pouco em dúvida com as suas opções, mas se você já possui o sistema pronto, e ele é um aplicativo cliente basta fazer o acesso ao banco (desde que este acesso não seja problemático) diretamente e ler e gravar os dados. Por ser uma aplicação multi usuário (indiferente a forma), você deve considerar a concorrência de manutenção de dados, por exemplo:

 

Usuário A começa a editar o resultado do jogo 23, logo em seguida o usuário B também recupera estes dados e começa a editar o resultado. O usuário que salvar por primeiro terá suas alterações de dados jogadas fora quando o usuário que salvar por último enviar suas alterações.

 

Para evitar este tipo de erro de concorrência você deve implementar um campo de controle, normalmente data da ultima alteração, e validar esta informação em cada gravação, se os dados não baterem devolva ao usuário uma mensagem dizendo que ele deve atualizar os dados obtidos. Este tipo de controle deve ser feito com constraint de banco e não no código.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...