Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda com VisualG - Equação segundo grau, números compostos.


Posts recomendados

Oi pessoal, tudo bem? Estou pagando uma cadeira de  Lógica de Programação, e estamos usando o visualg. Resolvi fazer uma equação do segundo grau. Em números reais ele consegue mostrar o valor de x' e x'' certo. O problema começa quando delta é negativo e eu tenho que fazer com números compostos. Na teoria é basicamente apenas multiplicar delta por -1 e acrescente a letra "i" no final. Infelizmente o resultado não sai certo! Sai um resultado, mas errado. Abaixo tá as linhas de comando, se alguém puder me ajudar onde tá o problema, agradeço!

Aqui tem um site pra auxilio: http://www.profcardy.com/exercicios/passo-a-passo-quadratica.php, pra não ficar fazendo no papel o tempo todo.

Tentem com A=4

B= -8

C= 7

x está elevado a 2.

algoritmo "equação2graubeta"// Função :// Autor : Arielton de Brito// Data :// Seção de DeclaraçõesvarA, B, C, X, DELTA: realinicioescreva ("Digite o valor de A: ")leia (A)escreva ("Digite o valor de B: ")leia (escreva ("Digite o valor de C: ")leia (C)escreva ("X está elevado à?: ")leia (X)delta <- B^2-4*A*Cescreval ("Delta: ",delta)se delta<0 então   escreval ("X1: ", (-B)/2*a,"+", raizQ(delta*-1)/2*A, "i") // tentei fazer de várias maneiras, mas nenhuma funciona direito. A que chegou mais perto foi esta, mas não funciona com toda equação.   escreval ("X2: ", (-B)/2*a,"-", raizQ(delta*-1)/2*A, "i")   //escreval ("XT: ", (-(B)/2*A) + raizQ(delta*-1)/2*A, "i")   //escreva ("Não existe raízes para delta negativo com números reais.")fimsese delta>=0 então   escreval ("X1: ", (-B + raizQ(delta))/2*A)   escreva ("X2: ", (-B - raizQ(delta))/2*A)fimse// Seção de Comandosfimalgoritmo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...