Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Arielton

Ajuda com VisualG - Equação segundo grau, números compostos.

Recommended Posts

Oi pessoal, tudo bem? Estou pagando uma cadeira de  Lógica de Programação, e estamos usando o visualg. Resolvi fazer uma equação do segundo grau. Em números reais ele consegue mostrar o valor de x' e x'' certo. O problema começa quando delta é negativo e eu tenho que fazer com números compostos. Na teoria é basicamente apenas multiplicar delta por -1 e acrescente a letra "i" no final. Infelizmente o resultado não sai certo! Sai um resultado, mas errado. Abaixo tá as linhas de comando, se alguém puder me ajudar onde tá o problema, agradeço!

Aqui tem um site pra auxilio: http://www.profcardy.com/exercicios/passo-a-passo-quadratica.php, pra não ficar fazendo no papel o tempo todo.

Tentem com A=4

B= -8

C= 7

x está elevado a 2.

algoritmo "equação2graubeta"// Função :// Autor : Arielton de Brito// Data :// Seção de DeclaraçõesvarA, B, C, X, DELTA: realinicioescreva ("Digite o valor de A: ")leia (A)escreva ("Digite o valor de B: ")leia (escreva ("Digite o valor de C: ")leia (C)escreva ("X está elevado à?: ")leia (X)delta <- B^2-4*A*Cescreval ("Delta: ",delta)se delta<0 então   escreval ("X1: ", (-B)/2*a,"+", raizQ(delta*-1)/2*A, "i") // tentei fazer de várias maneiras, mas nenhuma funciona direito. A que chegou mais perto foi esta, mas não funciona com toda equação.   escreval ("X2: ", (-B)/2*a,"-", raizQ(delta*-1)/2*A, "i")   //escreval ("XT: ", (-(B)/2*A) + raizQ(delta*-1)/2*A, "i")   //escreva ("Não existe raízes para delta negativo com números reais.")fimsese delta>=0 então   escreval ("X1: ", (-B + raizQ(delta))/2*A)   escreva ("X2: ", (-B - raizQ(delta))/2*A)fimse// Seção de Comandosfimalgoritmo

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais