Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O que mais posso colocar no gabinete?


Posts recomendados

Pessoal do CdH, olá novamente.

Na thread "Configuração X Fonte" perguntei se minha OCZ 500w MXSP seguraria essa config:

AMD Phenom II x4 965 BE
HDD Barracuda 1TB SATA
1 pente de 4GB RAM
AMD R7 265

Me disseram que a fonte aguentaria, e com folga. Mas gostaria de saber inclusive, se poderia, futuramente, colocar mais um pente de RAM e outro HD, ainda em cima desta fonte. Não penso em overclockar nada. Se alguem quiser fazer uma estimativa no calculador de TDP da Outervision pra comparar com a que eu fiz, aí vai o resto dos componentes:

1 leitor de DVD-RW
2 coolers 120mm LED
1 cooler 120mm s/ LED
1 placa de rede D-Link
1 unidade USB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal do CdH, olá novamente.

Na thread "Configuração X Fonte" perguntei se minha OCZ 500w MXSP seguraria essa config:

AMD Phenom II x4 965 BE

HDD Barracuda 1TB SATA

1 pente de 4GB RAM

AMD R7 265

Me disseram que a fonte aguentaria, e com folga. Mas gostaria de saber inclusive, se poderia, futuramente, colocar mais um pente de RAM e outro HD, ainda em cima desta fonte. Não penso em overclockar nada. Se alguem quiser fazer uma estimativa no calculador de TDP da Outervision pra comparar com a que eu fiz, aí vai o resto dos componentes:

1 leitor de DVD-RW

2 coolers 120mm LED

1 cooler 120mm s/ LED

1 placa de rede D-Link

1 unidade USB

Acrescentar um HD e uma memória ram vai aumentar o consumo em cerca de 15w, é um valor tão irrisório que poderia facilmente ser desconsiderado. O problema é que essa fonte aí ta longe de ser uma fonte boa e moderna... Ela tem duas linhas de 12v, o que faz dela uma fonte complicada de lidar, já que você precisa saber bem o que está sendo ligado em cada uma das linhas. Pelo que foi dito no teste desta fonte aqui no CdH, uma linha de 12v alimenta os cabos que estão presos à fonte (não modular) e a outra linha alimenta os cabos modulares. Isso quer dizer que existe 216w (18A da linha 12v¹) pra alimentar os conectores de alimentação da placa-mãe (o consumo da memória a mais que você pretende ligar entraria aqui) e outros 216w (18A da linha 12v²) pra alimentar a placa de video, os discos e periféricos (o consumo do disco a mais entraria aqui). Essa placa de video, a R7 265, tem um consumo médio de cerca de 95w, chegando ao pico de 132w:

 

http://tpucdn.com/reviews/Sapphire/R7_265_Dual-X/images/power_average.gif

http://tpucdn.com/reviews/Sapphire/R7_265_Dual-X/images/power_maximum.gif

 

Fazendo as contas, colocando sua placa de video pra funcionar no máximo, você teria apenas uns 80w pra alimentar todos os discos e periféricos (DVD e afins), o que no final das contas te deixaria com pouca (ou nenhuma) folga.

 

Entendeu toda frescura desta fonte? Péssima opção sempre.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acrescentar um HD e uma memória ram vai aumentar o consumo em cerca de 15w, é um valor tão irrisório que poderia facilmente ser desconsiderado. O problema é que essa fonte aí ta longe de ser uma fonte boa e moderna... Ela tem duas linhas de 12v, o que faz dela uma fonte complicada de lidar, já que você precisa saber bem o que está sendo ligado em cada uma das linhas. Pelo que foi dito no teste desta fonte aqui no CdH, uma linha de 12v alimenta os cabos que estão presos à fonte (não modular) e a outra linha alimenta os cabos modulares. Isso quer dizer que existe 216w (18A da linha 12v¹) pra alimentar os conectores de alimentação da placa-mãe (o consumo da memória a mais que você pretende ligar entraria aqui) e outros 216w (18A da linha 12v²) pra alimentar a placa de video, os discos e periféricos (o consumo do disco a mais entraria aqui). Essa placa de video, a R7 265, tem um consumo médio de cerca de 95w, chegando ao pico de 132w:

 

http://tpucdn.com/reviews/Sapphire/R7_265_Dual-X/images/power_average.gif

http://tpucdn.com/reviews/Sapphire/R7_265_Dual-X/images/power_maximum.gif

 

Fazendo as contas, colocando sua placa de video pra funcionar no máximo, você teria apenas uns 80w pra alimentar todos os discos e periféricos (DVD e afins), o que no final das contas te deixaria com pouca (ou nenhuma) folga.

 

Entendeu toda frescura desta fonte? Péssima opção sempre.

Caramba... Entendi.

Então, no caso, umas das linhas 12v vai ficar basicamente sem espaço livre? Mas qual?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelas informações contidas no review, a linha de 12v não modular não distribui energia pra periféricos, apenas a linha de 12v modular faz isso. Você não tem esta escolha.

Mas que droga... :( 

Então, acho que enquanto você digitava essa quote eu acabei editando meu post por achar que seria uma pergunta sem nexo   :lol: 

Portanto, é recomendável que eu continue apenas com este SATA meu, né? Ou ainda assim vai pesar pra fonte?

E no caso da RAM, tudo bem em colocar outro pente, certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas que droga... :( 

Então, acho que enquanto você digitava essa quote eu acabei editando meu post por achar que seria uma pergunta sem nexo   :lol: 

Portanto, é recomendável que eu continue apenas com este SATA meu, né? Ou ainda assim vai pesar pra fonte?

E no caso da RAM, tudo bem em colocar outro pente, certo?

Como o @braconius explicou, muito bem aliás, a memória RAM a mais entraria na primeira linha de 12V, que alimenta a placa-mãe. O consumo de um pente de RAM é mínimo. Não afetaria em nada sua fonte..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como o @braconius explicou, muito bem aliás, a memória RAM a mais entraria na primeira linha de 12V, que alimenta a placa-mãe. O consumo de um pente de RAM é mínimo. Não afetaria em nada sua fonte..

Entendido. Era só pra checar o limite mesmo. Vou manter essa configuração até que sejam realmente necessários 8GB de RAM. Valeu!

Agradeço, também, ao braconius, por ter simplificado um bocado de coisas sobre a fonte ali acima. Não explodir o PC é o que importa, a final de contas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...