Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Felipe Lapena

Problema nos HDs

Recommended Posts

Olá, gostaria de ajuda em alguns problemas que estou tendo com meus HDs. Ambos são Hitachis de 1TB e estão em RAID0.

EDIT: o teste do HD E no Victoria saiu péssimo por conta de outro programa que estava analisando o mesmo HD e que, por algum motivo, não aparecia na barra de tarefas. O teste está normal agora.

Tenho ouvido há algum tempo "tecs" ou "tlecs" vindos de um dos HDs, algumas vezes isolados, outros com vários em seguidas, e geralmente acompanhando travamento do sistema (e é perceptível que é travamento do HD, pois nada novo carrega, mas posso alternar entre os programas já abertos). Isso ocorre ocasionalmente há meses e eu acabei vivendo com isso por não querer passar pelos problemas de ficar um tempo sem usar e perder meus dados. Hoje ligo o computador, como sempre, e tudo começa a ficar lento. Os programas começaram a demorar para abrir. Tentei reiniciar o computador, o desligamento do mesmo durou mais de dez minutos, a inicialização, outros trinta, e quando finalmente termina não tem sucesso nem em abrir os programas que normalmente abrem com o Windows. Reconectei os cabos na vã esperança de que tudo voltasse ao normal, mas continuou travado. Fiz um USB drive bootável com o Hiren's Boot CD, separei o RAID0 e estou rodando alguns testes com o Victoria. Vou chamar os HDs de E e K, é a primeira letra diferente no serial. Esperava indicadores péssimos para um HD, que é o que estava fazendo os barulhos, e normais para o outro, mas o que recebi me deixou confuso: no teste de leitura o E se saiu muito, muito pior que o K, ao ponto de estar em 14.1% enquanto o K chegava aos 83.4%. O programa indica blocos ruins e horríveis no E constantemente, enquanto o K tem a maioria dos blocos bons. Então OK, achei o drive ruim... Mas o SMART do K me dá indicadores ruins (SMART STATUS = BAD, com Health crítica em Reallocated sector count e Reallocated event count).

O que isso significa? O drive que me dá problemas é só o E, que mostra tempos de leitura absurdamente altos, ou também o K? Posso fazer algo por um dois dois ou só posso comprar um novo?

post-721687-0-18295400-1401745483_thumb.

post-721687-0-58215100-1401745487_thumb.

post-721687-0-67467400-1401745492_thumb.

post-721687-0-37444400-1401745497_thumb.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais