Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cd "bin Laden"!


Posts recomendados

  • Membro VIP

Ontem aconteceu uma "daquelas" comigo, que eu sempre ouvia falar que aconteceu com "o amigo do amigo do amigo do amigo...", mas nunca levei muito à sério.

Estava eu ontem à noite, por volta das 22:00 hs, literalmente "matando a saudade" de um game que há muito tempo eu não jogava.

[ Nota: tenho o bom hábito de guardar CDs sempre no seu estojo original (quando não estou usando, é claro). Se são CDs que eu uso mais frequentemente, eu os guardo num estojo rígido de vinil, que tenho só pra esse fim. ]

Esse game foi comprado ORIGINAL, na caixa, com manual e tudo o mais, isso faz 4 anos, mais ou menos. No CD haviam alguns pequenos riscos, mas nada muito profundo ou que eu viesse à considerar perigoso para a "saúde" do drive. E não era nada que uma boa polida não consertasse.

Joguei por mais ou menos uma hora, quando subitamente ouvi uma explosão: parecia que alguém tinha jogado uma bomba no gabinete. Fiquei alguns segundos meio perdido, tentando descobrir o que foi aquele barulho.

Daí me lembrei que eu sempre ouvia aquelas histórias de CDs explosivos, que aconteceram com "o amigo do amigo do amigo do amigo...".

Só que o "amigo da vez" tinha sido eu: :priv:

A primeira coisa que me veio à cabeça é: como um CD ORIGINAL, gravado em processo industrial, pode simplesmente explodir?

Depois tentei abrir a bandeja do meu pobre drive de CD-RW 52x: péssima ideia, havia pedaços de CD de todos os tamanhos, enroscando em tudo o que era parte interna do aparelho.

Claro que tentei abrir a bandeja depois de desligado, mas mesmo assim não conseguia, tinha pedaço de CD em tudo quanto era canto...

Não queria ter que tirar a tampa do drive (ainda está, ou melhor, estava na garantia), então comecei à chacoalhar o drive: foi uma chuva de cacos de plástico no chão.

Mesmo assim, resolvi abrir mão da garantia, romper todos os selos do tipo "void if removed" e tirar a tampa de baixo. Lá estava o último caco do CD, praticamente entalado e cravado entre a bandeja e aquela capa metálica superior.

Consegui extrair o "dito-cujo", e desesperadamente montei tudo de novo para saber de uma vez qual foi o tamanho do meu prejuízo: ainda foi preciso retirar e desmontar mais uma vez, por causa de dois micro-caquinhos que estavam presos no mecanismo que move a bandeja.

Felizmente o drive está funcionando, mas fico pensando que poderia ter sido bem pior. E olha que, ressalto mais uma vez: não era CD pirata, nem mídia "lixo". Era CD original, na caixa, com manual, nota fiscal (que tenho até hoje) e tudo o mais.

O jogo vem (ou melhor, vinha...) dois CDs, e o segundo não tem o menor sinal de desgaste, nem riscos, nem nada.

Na minha opinião de leigo quando o assunto é CD, acredito que tenha sido alguma "micro-rachadura" que, devido à velocidade de rotação mais o calor gerado, tenha ocasionado esse espetáculo.

Resumindo: se nem em CDs "decentes" dá pra confiar, imagina nessas mídias que vendem por aí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meus pêsames... cwbs :(

Conta aí qual game foi dessa pra melhor?! :D Tinha uma cópia de "backup"?!

Sempre ouvi falar de programas que montam uma unidade virtual de cd, sendo assim não é necessário o cd está sempre acessado a todo instante...

que nesses casos, do cd "meio" danificado é uma boa...

Realmente Funciona?! :wow:

[]'

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por Jackie Chan@25 jun 2004, 00:23

Conta aí qual game foi dessa pra melhor?!

Tinha uma cópia de "backup"?!

Sempre ouvi falar de programas que montam uma unidade virtual de cd, sendo assim não é necessário o cd está sempre acessado a todo instante... que nesses casos, do cd "meio" danificado é uma boa...

Foi o Command & Conquer: Tiberian Sun. É bem antigo, mas bateu aquela saudade, aí fui jogar... Era originalíssimo, primeira edição, foi uma perda irreparável. :(

O que explodiu foi o verde, da campanha GDI. Só sobrou o vermelho, da campanha NOD.

...

Agora quanto à esses programas que criam uma unidade de CD no HD, na verdade eu já ouvi falar mas nunca testei.

[]'s

B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:blink: olá...

já vi pelo menos uns 3 cds explodirem dentro da unidade.....

o q acontece é o seguinte.....

um cd pode ter vários risquindos, que em geral não atrapalham em nada.... o q atrapalha são pequenas sugeirinhas que ofuscam a lente, fazendo o leitor aumentar a rotaçao, e o drive ao mesmo tempo aumenta a presão sob o disco, para mantê-lo firme.... o cd explode devido as micro rachaduras que se formam no centro do disco.... se a presão exercida pela rotação do disco, aumentar a raxadura durante a leitura rápida do disco... o disco vai sai do lugar e bater nos cantos... o leitor (meio que desesperado..hehehehe) vai soltar o disco.. para não danificar a lente.... e assim o disco em altíssima rotação vai ficar solto dentro da unidade.... por isso ele se moe....na verdade ele não explode..... ele se expatifa.... e vira caquinhos..... o q aconteceu com você... o barulho q você ouviu foi do mecanismo de leitura que ao quebrar o meio do cd (sem culpa é claro) soltou o disco.... fazendo ele se bater em tudo quanto é lado... imagina só... um disco em alta velocidade solto dentro da sua unidade!!!

pois é.... acontece então que o problema não é na mídia (claro q midias ruins podem dificultar a leitura... fazendo o leitor rodar mais rápido... dai começa tudo de novo...) e sim o esatado dela.... se alguém tiver cds com rachaduras nas bordas interiores... sugiro fazer uma cópia.... ou se não puder.. no caso de não ter gravador... faça uma imagem com o nero (ou programa predileto) e monte com o Daemom Tools... um programinha da hora.....

e dica.... todos os cds que se espatifaram comigo eram cds velhos.. por isso vale a pena fazer uma cópia.... mesmo q o cd seja original.. guarde o original e utilize a cópia... é mais seguro!!!! :rolleyes:

valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu utilizo bastante esses programas de drives virtuais.

Faço uma imagem .iso no cd, monto a unidade virtual e depois, é só dar um load da imagem no "drive de cd" e usar.

Uso com o GTA: você, e além de ficar um pouco mais rápido, elimina o barulho do cd girando o tempo todo. :D

Um programa que eu recomendo, é o DAEMON Tools.

Link do Superdownloads

Freeware, 500k. O mais fácil de usar, com 2 cliques você adiciona um drive, e com mais 2, monta a imagem.

Qualquer dúvida é só avisar.

Até;

:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por thiagps@28 jun 2004, 09:31

Eu utilizo bastante esses programas de drives virtuais.

Faço uma imagem .iso no cd, monto a unidade virtual e depois, é só dar um load da imagem no "drive de cd" e usar.

Uso com o GTA: você, e além de ficar um pouco mais rápido, elimina o barulho do cd girando o tempo todo.  :D

Um programa que eu recomendo, é o DAEMON Tools.

Link do Superdownloads

Freeware, 500k. O mais fácil de usar, com 2 cliques você adiciona um drive, e com mais 2, monta a imagem.

Qualquer dúvida é só avisar.

Até;

:-BEER

e ai...galera....

é isso ai thiago... eu também uso o Daemon tools que é muito eficiente e é gratuito.... não usa muita ram e é rápido paka.....

outro programa do gênero é o Nero Image Drive.... que tem uma imcompatibilidades com o xp.....mas nada impede de usar com outros sistemas.....

falou....

Dúvidas... poste!!!!!

:blink:

Editado pela moderação por conter apologia à pirataria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...