Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Temperatura processador


Ir à solução Resolvido por Contiusa,

Posts recomendados

Beleza galera?

 

Eu já li diversos tópicos sobre temperadora de núcleos e processador. Mas em cada lugar fala uma coisa diferente, então não me senti confortável para acreditar em nenhum deles. Estou trazendo aqui para vocês o meu caso. 

 

Eu sempre noto que a temperatura do Core #0 está sempre bem abaixo dos outros cores.

Noto também que o Core #1 está sempre acima dos outros cores. 

Core #2 e #3 estão sempre mais frios que o #1 e mais quentes que o #0

 

Gostaria de saber se isso é normal. Pois as vezes chega a dar +10º C de diferença nas temperaturas entre o Core #0 e o Core # 1.

 

Processador i5 3330

 

post-725500-0-59961700-1401803772_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estão normais, sim. Viu como fica em tarefas pesadas?

 

Essa diferença entre os núcleos e mais comum entre os processadores Ivy Bridge, porque ao invés de ter um dissipador soldado, de metal, entre o chip e a tampa, eles colocaram uma pasta térmica. Em alguns casos a máquina aplica a pasta de maneira irregular, o que pode dar diferença de temperatura entre um núcleo e outro. Mas eu acho que no seu caso não é gritante.

 

Algumas pessoas tem disparidades de temperatura de 30ºC. Aí começa a dar problema. Nesses casos, só há duas soluções: ou pedir a troca do processador com a Intel ou então fazer o delid, que é abrir a tampa e trocar a pasta térmica por uma de qualidade e aplicar direito. O problema desaparece, mas isso é coisa de entusiasta e tem que saber fazer. Se der zebra, você perde o processador e a garantia invalida.

 

Mas veja como fica em uso pesado. Pode jogar um jogo pesado ou converter um vídeo em full HD, ou um ficheiro de Word em PDF, essas coisas. Veja como fica.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estão normais, sim. Viu como fica em tarefas pesadas?

 

Essa diferença entre os núcleos e mais comum entre os processadores Ivy Bridge, porque ao invés de ter um dissipador soldado, de metal, entre o chip e a tampa, eles colocaram uma pasta térmica. Em alguns casos a máquina aplica a pasta de maneira irregular, o que pode dar diferença de temperatura entre um núcleo e outro. Mas eu acho que no seu caso não é gritante.

 

Algumas pessoas tem disparidades de temperatura de 30ºC. Aí começa a dar problema. Nesses casos, só há duas soluções: ou pedir a troca do processador com a Intel ou então fazer o delid, que é abrir a tampa e trocar a pasta térmica por uma de qualidade e aplicar direito. O problema desaparece, mas isso é coisa de entusiasta e tem que saber fazer. Se der zebra, você perde o processador e a garantia invalida.

 

Mas veja como fica em uso pesado. Pode jogar um jogo pesado ou converter um vídeo em full HD, ou um ficheiro de Word em PDF, essas coisas. Veja como fica.

 

Esses dias verifiquei a temperatura jogando Battlefield 4. As temperaturas geralmente ficam entre 40~60º:

 

Core #0: 5~10º abaixo dos outros

Core #1, #2 e #3 mantém praticamente a mesma temperatura. Diferença de 2 ou 3º

 

Isso pode resultar em uma vida útil menor do processador? Ou não afeta tanto assim?

Tenho essa máquina a pouco mais de 1 ano e não espero ter que trocar tão cedo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Esses dias verifiquei a temperatura jogando Battlefield 4. As temperaturas geralmente ficam entre 40~60º:

 

Core #0: 5~10º abaixo dos outros

Core #1, #2 e #3 mantém praticamente a mesma temperatura. Diferença de 2 ou 3º

 

Isso pode resultar em uma vida útil menor do processador? Ou não afeta tanto assim?

Tenho essa máquina a pouco mais de 1 ano e não espero ter que trocar tão cedo. 

 

Ah, eu acho que está ótimo. O pior é quando um fica muito acima dos outros. Eu despreocupava. Mas é sempre bom checar as temperaturas de vez em quando. Assim, se começa a subir, a gente limpa o cooler, troca a pasta térmica, essas coisas. Do resto, eu desencucaria.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...