Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Controlar ventoinha


Ir à solução Resolvido por almamater2OO6,

Posts recomendados

Ah sim, obrigado, é para proteger os componentes devido ao motor quando é desligado\ligado. Vou colocar um díodo 1N4007 porque não tenho o do esquema.

 

Só me falta o potênciometro de 50K, só tenho de 100k e 20K, e o condensador de 0.01uF, só tenho o de 0.1uF, a ver se compro..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ah sim, obrigado, é para proteger os componentes devido ao motor quando é desligado\ligado. Vou colocar um díodo 1N4007 porque não tenho o do esquema.

 

Só me falta o potênciometro de 50K, só tenho de 100k e 20K, e o condensador de 0.01uF, só tenho o de 0.1uF, a ver se compro..

Se aumentar o capacitor em 10x, diminua o potenciometro em 10x, ou seja  5K, na prática 4K7.

Obs: Este circuito está configurado como PWM, ou seja justamente pra controlar a velocidade por largura de pulso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Obrigado pelas respostas, eu substituí apenas o Díodo MBR1645 por um 1N4007. 

 

O objectivo era fazer um exaustor para retirar os fumos do ferrro de soldar :)

 

Já funciona:

 

Parabéns pela montagem! Ficou muito legal!!!....

Talvez se eu tivesse feito um desses a uns 30 anos atrás, eu teria mais cabelos no topo da cabeça! Hehehehe!!!...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...