Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida sobre circuitos lógicos


Posts recomendados

Olá, gostaria de tirar uma dúvida.

Gostaria de saber se é possível identificar um único sinal de entrada através de um circuito lógico.

Por exemplo:

2ah5me0.jpg

Na imagem acima, suponha que o botão redondo (é pra ser uma lâmpada LED) seja um painel de controle. Gostaria de saber se, ao ligar o interruptor "A" por exemplo, e meu painel de controle acender, eu poderia identificar qual interruptor foi o responsável por enviar o sinal. Ou seja, se no meu painel de controle (em teoria devidamente configurado para tal) eu poderia saber que foi o interruptor A (e apenas A) que retornou como TRUE.

Imagino que sim ou isso tornaria algumas tecnologias impossíveis.

Mas é só intuição e não entendo como.

Será que alguém poderia por favor me explicar?

É pra um trabalho e não tenho certeza se vou ter que demonstrar essa parte em detalhes, mas gostaria de entender.

 

Grata desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@lailacampos,

Sim, isso é possível, por várias maneiras diferentes !

voce vai precisar melhorar a lógica do seu circuito, e usar algum tipo de visualização extra, como por exemplo um display de 7 segmentos, que te indicaria qual foi o botão acionado que fez o Led acender.

No circuito que voce postou, o simbolo da porta lógica indica que é uma porta OU de 5 entradas. Qualquer uma das 5 entradas que seja colocada em nivel alto ( quando voce apertar o botão ) vai fazer a saída da porta ir para nivel alto, fazendo um Led acender.

Não sei se te respondí exatamente a sua dúvida, veja se voce pode ser mais específica, ok ?

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Se você acompanhar o tópico abaixo, encontrará, com certeza, a solução para seu problema....

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/388372-esquema-do-jogo-torta-na-cara-do-passa-ou-repassa/?hl=%20passa%20%20repassa

Sei que ele é grande! Mas você aprenderá muito com o colega Mulder_Fox....

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Bcpetronzio,

 

Li o tópico e ainda não achei a solução para o meu problema. Mas obrigada por indica-lo.

 

Na verdade, minha dúvida inicial foi resolvida. Agora eu gostaria de saber uma maneira de implementar um display de 7 segmentos no meu circuito lógico teste.

Ou, se houver, uma outra forma melhor de me indicar qual dos botões acionados fez o Led acender.

 

Pra ser honesta, tenho um pouco de pressa já que preciso entregar um trabalho em cima disso na segunda-feira. Será que alguém poderia resolver a minha dúvida?

 

Agradeço antecipadamente qualquer resposta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@lailacampos,

Desculpe a minha franqueza, mas é um trabalho que VOCÊ tem de fazer, e não nós !

Para também ser honesto com você, não estou nem aí com sua pressa, nem com a entrega de seu trabalho. Você deveria se preocupar muito mais em aprender , em pesquisar, do que ficar aqui procurando alguém para resolver um trabalho que VOCÊ mesma teria de pesquisar e resolver.

Fazemos isto porque gostamos de ajudar. Mas não temos nenhuma obrigação, e eu particularmente acho que voce foi deselegante em sua penúltima frase. Humildade é muito bom para todos os instantes da vida, sempre leve isto em consideração e vai ver que a vida flui muito mais fácil.

O tópico que o nosso querido amigo e moderador Bcpetronzio te indicou tem sim uma solução para o problema original que voce postou no seu primeiro tópico. Repare nos flip-flops. É um princípio muito usado, e com pouca modificação pode sim acender um segundo Led indicando qual botão foi aceso, tipo um Led para cada botão.

Vou resolver a sua dúvida : que tal usar uma pequena lógica para gerar um numero em binário em cada botão, e um pequeno delay que aciona um Latch, que captura esse numero binário, e apresenta a um decodificador bcd to 7 segments ?

Bote a cabeça prá pensar, esboçe um esquema, se tiver dificuldade poste ele aqui que iremos te ajudar a resolver.

Estamos aqui para ensinar a quem quer aprender de verdade, a quem realmente se importa com o seu próprio futuro como um profissional da área.

Continuo disposto a te ajudar, mas faça a sua parte !

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paulo,

Desculpe a minha deselegância. Realmente não foi a minha intenção ofender ninguém nem exigir nenhum tipo de resposta. Essa última semana ando sobre muita pressão por vários motivos e talvez eu tenha deixado isso extravasar quando escrevi minha resposta. O que não serve como justificativa, óbvio. Me desculpe realmente.

 

Quanto ao circuito, obrigado pela dica. Vou tentar.

Postarei minhas dúvidas aqui.

 

Obrigada novamente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@lailacampos,

 

Opa, isso acontece mesmo, o importante é reconheçer, e é o que voce fêz.

 

A ideia é a seguinte : use um latch de 4 ou 8 bits, como por exemplo um 74HC373 ou 74HC374, e crie os números com diodos !!

 

Assim, quando voce apertar o botão 1, que no que eu estou imaginando vai ter nivel 1 nesse pino, use apenas 1 diodo que leva esse nível alto para o pino de entrada 0 do latch, por exemplo o botão 3 vai usar dois diodos, um indo ao pino 0 e outro ao pino 1, e assim em diante para todos os 5 botões.

 

Use um pequeno circuito RC para fazer um pequeno atraso, e use esse sinal atrasado para acionar esse Latch. Assim esse número vai passar para a saída do latch.

 

Na saída do latch, use um CD4511 para decodificar esse numero binário para um display de 7 segmentos, e se quiser pode inventar um outro pequeno circuito para que o display fique aceso apenas alguns segundos e depois apague.

 

Assim fica bem simples, ok ?

 

Boa sorte e se precisar de algo poste aqui.

 

Paulo

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@vtrx,

O bom da idade é que a gente não precisa ter estudado os princípios a fundo, mas devemos ter uma excelente memória para nos lembrarmos AONDE vimos algo semelhante ao que alguém precisa !

Eu não sei vocês, mas eu não tenho mais paciência de ficar fazendo mapas de Karnaugh, diagramas de estados..... Ainda gosto das coisas simples que funcionam, como usar diodos em lógica digital !!!

Mas quem está ainda estudando tem de passar por isso, entender bem, praticar, isso abre muito a visão !

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...