Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
3dmaniaco

Ajuda, teclado capacitivo.

Recommended Posts

Olá a todos.

Resolvi postar minha dúvida neste forum, pois os membros são muito participativos e sei que poderào me ajudar.

Eu estou estudando o desenvolvimento para Microcontroladores e eu gostaria de pedir, se alguem pode me ajudar a desenvolver uma teclado capacitivo, pode ser de 2 teclas, pois é para estudo, já me ajudaria bastante, se preferirem poder fazer o esquema elétrico no Proteus.

Bom, espero que possam me ajudar, pois estou precisando para continuar meus estudos.

Abraço a todos

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá MatheusLPS.

Eu fiz uma simulação no proteus e gostaria de saber qual dos dois esquemas elétricos, estão certos.

Eu inseri um botão para simular o meu dedo sobre o cobre, repare que quando eu deixo o botão solto ele exibe o numero 51, quando eu aperto o botão ele exibe o numero 102.

Meu esquema elétrico.

140604043500646093.png

Repare que neste esquema elétrico quando o botão esta solto ele exibe o valor 102, quando eu aperto não exibe nada, pois descarrega o capacitor.

140604050011929258.png

Valeu

Compartilhar este post

Link para o post

@3dmaniaco

Acredito que essa não seja a forma mais correta de se simular um botão touch. O proteus possui um modelo de touch. Procure o componente chamado TOUCH. É um pad com um dedo em cima.

Em um botão touch, você não precisa necessariamente tocar o cobre. Ele deve ter efeito capacitivo e não resistivo.

Poste o código que usou nesse exemplo seu aí pois não entendi como você está fazendo a leitura. Imagino que você está lendo a tensão sobre o capacitor né.

Falou

Compartilhar este post

Link para o post

@3dmaniaco,

Não posso te ajudar no software.

Mas no hardware, sim.... Aquele seu resistor de 1k tem de ser bem maior, tipo uns 220k . Afinal, o valor do capacitor quando fazemos o toque é da ordem de poucos picofarads.

Paulo

Compartilhar este post

Link para o post

Olá Aphawk.

Se puder me ajudar no hardware, já será muito bom, já aumente o resistor para 220K, o resistor coloquei 220, esta certo ?

Eu andei estudando e estou utilizando microcontrolador 18F452, e vi em alguns esquema elétricos que algumas teclas de toque saem 2 fios um positivo e um negativo e tem outras teclas de toque que apenas sai um fio, isso se baseia em algum recursos próprio do microcontrolador ?

valeu

Compartilhar este post

Link para o post

@3dmaniaco

Sobre o tipo de tecla, as que saem apenas 1 fio, fazem uso de algum periférico específico de alguns PICs que já vi (pinos chamados mTouch). Naquele tópico que indiquei no início, o pessoal colocou muitos exemplos inclusive um algorítimo que não necessita desse módulo específico.

Nunca usei dessa forma que você está tentando.

Falou

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais