Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como funciona a multiplexação?


Posts recomendados

Basicamente, em eletrônica tem-se multiplexação no tempo ou em frequência.

Multiplexação envolve subdividir no tempo um grupo de informações, que compartilham o mesmo canal de comunicação. Cada grupo pode ser constituído por tensões (multiplexação no tempo) ou frequências (multiplexação na frequência).

Exemplos:

No tempo.

Uma conversa entre um repórter e um entrevistado. Cada um (deveria) falar em um momento. Como pergunta do reporter e resposta do entrevistado. Ambos ocupam o mesmo canal de comunicação (até o seu ouvido) em tempos diferentes.

Na frequência.

Na transmissão de sinais FSK, transmite-se o '1' lógico com uma frequência. Por exemplo 1kHz. O '0' lógico transmite-se em outra frequência. Por exemplo 1,5kHz. Ao se transmitir diversos bits, uns e zeros, ocorre a multiplexação em frequência, que no exemplo seria 1kHz e 1,5kHz.

Este é apenas um exemplo. A multiplexação pode ser tão complicada quanto o gênero humano puder imaginar.

Para maiores detalhes siga a sugestão do Soschip.

MOR_AL

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...