Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda com Resistor


Posts recomendados

Gente queria montar esse esquema:

 

esquema_fonte_12v_30a.gif

porém queria que essa fonte seria regulável, pensei em colocar o LM317, mas acho que a base do tip2955 é muito pesado para ele e até mesmo para o LM7812, então pensei em colocar um LT1083 sera que fica bom ?

como calculo o resistor (R7) na entrada do LT1083 ?

eu até pensei em usar TIP147 que tem um ganho maior, mas eu tenho dois TIP 147 em casa e tenho 5 TIP 2955

 

OBS: vou colocar mais dois transistores de saída.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

meu lema  é   tentar ajudar  !   e  mandei o link erradamente  seria este http://pt.slideshare.net/Miojex360/apostila-de-transistor-polarizao

era  pra  dar uma  lida  neste   ultimo link e se não conseguir  aguardar   mas postagem  de colaboradores

Acha que posso calcular um resistor para um regulador de tensão igual se calcula para transistor ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu não acho nada  eu so tento ajudar quem esta pedindo ajuda  veja  o transistor  tem característica pnp  ele esta  fazendo   através  da base  um divisor de tensão  entre sua base e  o gnd  do regulador   nada  mas  senhor não vejo  bixo de   7 cabeça  nisso o resultado  deste evento é exatamente  o resistor interno  do regulador com este r7 produz  resultado no coletor  dos 6 transistor 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Matthwus,

Calma que é simples !

Pelos valores, a ideia é que cada TIP suporte 5 Ampéres de corrente. Nesse instante, o resistor no emissor terá uma queda de 0,5 Volts, e a tensão de Vbe será de 0,7 volts.

Assim, sobre o resistor em questão teremos a tensão de 0,5 + 0,7 = 1,2 volts.

O regulador suporta 1 Ampére , então o tal resistor será atravessado por 1A para que os TIP conduzam a corrente necessária.

Isto define o resistor : 1,2 volts dividido por 1 A = 1,2 ohm no mínimo. Por segurança podemos usar 1,5 ohm ou valores maiores.

De acordo com o datasheet da ON SEMICONDUTOR, este seria o cálculo.

Quanto maior esse resistor, mais cedo os TIPs vão começar a conduzir.

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Matthwus,

Calma que é simples !

Pelos valores, a ideia é que cada TIP suporte 5 Ampéres de corrente. Nesse instante, o resistor no emissor terá uma queda de 0,5 Volts, e a tensão de Vbe será de 0,7 volts.

Assim, sobre o resistor em questão teremos a tensão de 0,5 + 0,7 = 1,2 volts.

O regulador suporta 1 Ampére , então o tal resistor será atravessado por 1A para que os TIP conduzam a corrente necessária.

Isto define o resistor : 1,2 volts dividido por 1 A = 1,2 ohm !!! Mas este resultado ainda está um pouco errado.

Agora, vamos nos aprofundar : a corrente que atravessa o resistor também vai alimentar as bases dos Tips !!!!

Supondo ganho em torno de 50 para cada Tip, cada um precisa de 100 mA ! E os 5 em paralelo irão consumir cerca de 0,5 A !!

Vamos agora corrigir o valor do resistor, pois a corrente que irá circular por ele será de 1 A + 0,5 A = 1,5 A !

R = v/i = 1,2 / 1,5 = 0,8 ohms ! O valor comercial próximo é de 0,82 ohms .

Simples, não é ?

Agora, como curiosidade, olhem o esquema original proposto, reparem que está R = 100 ohms !!!!!!

Qual o ganho de corrente de cada Tip ? Em torno de 50 para essa corrente, assim cada transistor irá consumir 5/50 = 0,1 Ampére.

Usando 5 TIPs em paralelo, teremos 0,5 Ampéres.

Um resistor de 100 ohms, atravessado por pelo menos 0,5 A , gera uma queda de 50 Volts !!!!! Mas a tensão na saída dos retificadores nem chega a 40 volts !

Conclusão : o circuito original não funciona !!!!!

Isto serve como aviso para a gente nunca seguir cegamente um circuito supondo que ele funcione !

Paulo

Então no lugar do 7812 eu quero colocar um LT1083 e vão ser 8 TIP2955.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Matthwus,

Nossa ..... Bom não muda em nada o princípio !

Veja a corrente máxima, divida pelo numero de transistores, ajuste se necessário o resistor de emissor de cada um, utilize como corrente do seu regulador 3 A, calcule as correntes nas bases de cada TIP, multiplique por 8, some com os 3 A do regulador, faça a conta e pronto !

Paulo

Sim, amanha vou estar livre ai vou fazer e postar aqui sera que você pode da uma olhada amanha ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, contando que o ganho dos TIPs pode ser ate menor que 20, e esse ci suporte 1A no máximo, eu ate acho que nem o ci suportaria polarizar os tips, você quer colocar 8, 5A em cada, São 40A, ganho de 20, precisa de 2A de base! Não sei se o ci suporta! Verifique isso!

Em ultimo caso, como ja esta nos limites do ci, mantenha o R7 em um valor um pouco alto, tipo os 100ohms mesmo! Muito alto também n pode.

Pra não ter problema com a corrente de repouso fo ci

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mroberto98,

O ci que ele vai usar suporta 7,5 A . O ganho mínimo do Tip2955 para correntes em torno de 5A é de 20, mas o típico é de 50.

Ainda não sei se a corrente total será de 30 ou 40 ou 50 A .... A conta que fiz é para 30 A divididos por 5 TIPs.

Mas voce tem razão numa coisa, eu me enganei completamente pois a corrente que alimenta a base não vem pelo resistor e sim vem pelo regulador..... Isto que dá confundir PNP com NPN kkkk !

Acabei de simular no proteus.... Funciona sim com 100 ohms.... !!!!!

E tudo o que calculei sobre o resistor está errado.... Melhor eu editar senão alguém pode me seguir e fazer besteira kkkkk.

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mroberto98,

O ci que ele vai usar suporta 7,5 A . O ganho mínimo do Tip2955 para correntes em torno de 5A é de 20, mas o típico é de 50.

Ainda não sei se a corrente total será de 30 ou 40 ou 50 A .... A conta que fiz é para 30 A divididos por 6 TIPs.

Mas voce tem razão numa coisa, eu me enganei completamente pois a corrente que alimenta a base não vem pelo resistor e sim vem pelo regulador..... Isto que dá confindir PNP com NPN kkkk !

Mas 100 ohms não pode ser de jeito nenhum ou o regulador nem funciona direito....

Paulo

Vai ser 40A pretendo coloca 8 TIP 2955 sendo 5A para cada tip.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kkkkkkkkkk

Quanto ao regulador, pelo que vi no datasheet ele suporta 30V... Ele quer 5A por transistor, cada um no max 90W... Tem que tomar cuidado com isso...

Mas mesmo assim, sempre se deve usar o ganho minimo, que seria 20 ou menos ainda!

pois o 50 é tipico, não garante que o transistor vai ter esse ganho sempre!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mroberto98,

Como são vários transistores em paralelo, podemos usar o valor típico, isso é o que diz a estatística ! Se fosse apenas um, eu também usaria o valor mínimo para garantir !

Mas que vai ter calor de monte gerado nessa fonte, isso vai .....

Esse CI aguenta diferença entre entrada e saída de 30V . Supondo transformador de 24 VAC, teremos pouco mais de 30V na entrada do regulador, o certo seria calcular os resistores de ajuste de tensão para ter uma tensão mínima na saída de uns 3 volts para garantir....

Já pensou em quantos watts serão jogados fora como calor ?

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
aphawk

Ontem quase comentei sobre sua afirmativa, equivocada, de não operar com aquele resistor amostrador de alto valor, mas já era tarde e desisti..  Sim o circuito operará mesmo com ele..

Funciona sim mas eu mesmo não uso desse modo de calcular, prefiro calcular o somatório das correntes de base, dos 2N2955, que serão supridas pelo CI, e abater da máxima corrente do regulador. A corrente restante, do regulador para entrar em proteção essa que uso para definir o resistor amostrador.

Fazendo desse modo se ganha uma característica adicional que é a limitação de corrente inerente ao CI se propagar, de algum modo, aos transistores, pois quando esses estiverem ai pela sua máxima corrente projetada (não o limite de datasheet, abaixo da mesma) o CI estará para se cortar.  Isso não é um cálculo extremamente seguro pois é baseado no ganho dos transistores, que não é assim um dado extremamente confiável mas que até mesmo pode ser melhorado em se medindo os mesmos, individualmente e nas condições desejadas, mais próximas aos máximos desejáveis deles..

 

Adicionalmente coloco os transistores mecanicamente e termicamente bem associados ao CI, de modo que a limitação térmica desse acabe agindo também sobre os transistores e vice versa.. Ou seja, o aquecimento dos transistores levantam a temperatura do CI aproximando o mesmo de sua região de proteção térmica..

São pequenos detalhes construcionais que se não ajudarem muito, em nada vão atrapalhar..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mroberto98,

Como são vários transistores em paralelo, podemos usar o valor típico, isso é o que diz a estatística ! Se fosse apenas um, eu também usaria o valor mínimo para garantir !

Mas que vai ter calor de monte gerado nessa fonte, isso vai .....

Esse CI aguenta diferença entre entrada e saída de 30V . Supondo transformador de 24 VAC, teremos pouco mais de 30V na entrada do regulador, o certo seria calcular os resistores de ajuste de tensão para ter uma tensão mínima na saída de uns 3 volts para garantir....

Já pensou em quantos watts serão jogados fora como calor ?

Paulo

o trafo é de 15vac

o trafo é de 15vac.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@faller,

Pois é, eu fui viajando e nem tinha percebido que o transistor era PNP, só me toquei quando ví o post do Mroberto ! Isso é o que dá escrever depois de meia garrafa de vinho com um belo pão italiano recheado de calabresa kkkkkk !

É muito difícil fazer o cálculo da sobra de corrente nem só pelo fatos dos transistores variarem muito, mas também por causa que as correntes máximas também variam em cada regulador, ou seja, teria de ser algo medido primeiramente no regulador, depois nos transistores, e por fim uma possibilidade pequena de ajuste dele. Mas mesmo acoplando todos térmicamente apenas conseguimos minimizar o problema, pois a mudança da corrente de saida màxima do regulador com a temperatura modifica esse cálculo exato. Eu também gosto de medir antes para selecionar o componente que melhor se adeque ao projeto !

Quando trabalhei com amplificadores de Áudio, os engenheiros de lá tinham uma solução interessante para esse problema de deriva térmica que era a montagem dos transistores de saída e os excitadores tudo junto térmicamente, mas tinha de selecionar muito bem casados os conjuntos, tanto a nível de VBe como de ganho de corrente em funcão da temperatura, e usavam tudo transistores japoneses da Nec, dava um trabalhão pra selecionar eles, e tinha um outro transistor que era utilizado como sensor de corrente, que era do mesmo tipo dos usados, justamente para manter a corrente quiescente sempre no ponto desejado. Mas quando montado, funcionava tudo como um relógio, em uma faixa muito ampla de temperaturas, e com distorção muito baixa.

Mas como sempre, encarecia o produto, e logo foi tudo modificado, usando transistores tipo 2N da vida, que eram muito mais baratos, e adeus todo esse ajuste preciso, e ficou tudo a mesma porcaria dos outros.... Nunca mais se preocuparam em casar os transistores também em Vbe, apenas selecionavam em termos de faixa de ganho e pronto, colocavam no circuito, e o transistor sensor foi substituido por dois diodinhos bem vagabundinho.....

Mas, volta do ao circuito do tópico :

Eu ainda colocaria aquele transistor limitador de corrente que tem naquele circuito do seu Post sobre aquela fonte que voce fêz, para ter uma proteção de curto.

Mas por favor quando ver uma besteira minha pode corrigir sim !!!! O que importa é que fique sempre a didática correta para os que lerem o Fórum !

Eu cheguei a montar uma fonte chaveada de 10A que utiliza um transformador comum e uma ponte de diodos com o capacitor de filtragem e o restante tudo chaveado, com saída de tensão controlada por microcontrolador, mas com um componente que não consigo encontrar fácilmente, então fiquei limitado na faixa de tensão de saída ( 1,25 a 5 Volts com o que se encontra aqui no Brasil ), e o componente que quero só acho na Mouser, e eles querem cobrar US$ 100 de frete para me enviar um componente de Us$ 2,25 ......... Por causa dessas coisas que a gente ainda usa essas fontes lineares, elas pode esquentar, mas são fácilmente reproduzidas com os componentes no mercado nacional.

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk

Por curiosidade, qual seria esse componente?

A minha solução quando não se encontra os componentes é fazer tudo discreto kkkkkk

Ja teve ate casos em que cis de aparelhos queimavam, cis muito velhos que nem se achava mais no mercado, a solução sempre foi adaptar uma plaquinha que faz o que o ci faz com componentes discreto! Sempre foi o jeito pra acordar difunto kkkkkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...