Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
drdreh

[Review] Notebook Powernote GTX 850 / Clevo w650sj

Recommended Posts


Clevo é uma fabricante de notebooks de alta perfomance, que comercializa seus produtos através de outras marcas como Sager, Eurocom, e outros.
Aqui no Brasil os modelos Clevo são comercializados pela Powernote e Avell (que eu conheço).
 
O modelo que eu comprei foi o Clevo w650sj pela Powernote, que batizou o mesmo de Powernote 850. Esse mesmo modelo é vendido pela Avell com o nome de Avell Titanium B155 MAX SE.
 
A diferença básica entre eles:
- Powernote 850 (Clevo w650sj): modelo vendido pela Eurocom, com tela IPS, e logomarca impressa na carcaça. 
- Avell B155 (Clevo w650sj): modelo com tela TN, liso, sem logomarca na carcaça.
 
Eu optei por comprar o Powernote 850, devido a tela IPS que pra mim faz uma baita diferença.
 
 
Obs: Fotos em spoiler pra não poluir o tópico.
 

AP5viXGl.jpg
ASI17u9l.jpg

 
 
Review do mesmo modelo Eurocom, mas não leve em conta a parte da tela pois testaram um modelo inicial sem IPS.
 
 
Review da mesma base Clevo W650SJ e com tela IPS.
 
 
Drives e Manual
Veio um CD com todos os drives atuais e o manual original do modelo Eurocom. O manual em pdf dentro do cd é bem completo, todo baseado já no Windows 8.1, mostrando que é um notebook recente. Um detalhe interessante que vi no manual, é possível instalar uma placa 3G e usar um chip SIM, removendo a bateria, embaixo já existe um compartimento específico para encaixar o chip.
 

36oWECCl.jpg
lkrtkm7l.jpg

 
Construção e Aparência
Achei leve pra um modelo de 15 com placa de vídeo, muito bem construído, carcaça firme e de ótima qualidade, inclusive a tampa, não é daquelas que entorta com facilidade, longe disso, é bem resistente. A parte inferior também é bem firme, mesmo segurando com uma mão, não entorta nem afunda.
A tela também é de excelente qualidade, mesmo tocando não distorce a imagem, só forçando bem o dedo pra distorcer. A tampa é em aço escovado e áspera, com o logo Eurocom gravado. A base do teclado é cinza, lisa e fosca, não marca os dedos. No geral achei bonito, leve, e de muita qualidade. Só achei estranho que não colaram nem mesmo um adesivo com o nome Powernote, mas deve ser pra não poluir, já que tem a logo Eurocom gravada. (No caso do Avell é a mesma carcaça, porém sem logo gravada, é liso.)
 

eHwkfB4l.jpg
i5a4ZcRl.jpg
kA1KB4vl.jpg

 
Teclado
Estilo chiclete, com teclado numérico no canto direito, sem iluminação. É gostoso de digitar, com barulho característico de tecla chiclete, só as teclas direcionais e algumas ali perto que fazem um barulho diferente, parecem mais firmes, mas nada que atrapalhe. 
 

726mwNOl.jpg
HCBkf2jl.jpg

 
Touchpad
Eu achei normal, não sei avaliar isso, mas o destaque é sua ótima área, maior que na maioria dos notebooks. É totalmente liso como o resto da base do teclado, não marca os dedos, e tem os 2 botões de clique. Como vou usar com mouse externo, pra mim não importa tanto, mas acho que está no padrão, talvez um pouco acima devido a grande área.
 

dzGAmCtl.jpg

 



 
Tela
IPS Matte (fosca), uma pena que não é brilhante, estou acostumado com glossy, acho mais bonita, mas estou gostando, é de ótima qualidade, ótimo ângulo de visão. Não trocaria por uma tela TN. A resolução 1080p em tela de 15 faz com que tudo fique muito pequeno, pra navegar na internet e ler que atrapalha mais, porém é só ajustar o zoom do navegador, fora isso é questão de costume. Em jogos fica perfeito o full hd.
 
 
 
SSD
É um mSata Samsung PM841, como nunca tive SSD antes, só tenho o que elogiar! Dizem que é a versão OEM do modelo 840. 
 
 
Placa de rede WiFi
Realtek, não optei por Intel nem Killer, mas estou satisfeito, está pegando todas as redes do prédio, mais de 50, enquanto os outros 2 notebooks daqui de casa não mostram mais de 15 redes! Os downloads também são no talo mesmo no wifi.
 
 
Som
Nada excepcional, típico som de notebook, vem com software Sound Blaster Cinema que ajuda numa melhor configuração. Porém com fone de ouvido fica perfeito, som excelente e limpo, ótimo efeito surround.
 
 
 
Fan / Cooler
Funciona como deve ser, silencioso na maior parte do tempo, e em mais de 50% de velocidade ao abrir algum jogo ou programa que exige mais da GPU/CPU. Não notei arrancadas momentâneas sem necessidade, como acontece em alguns modelos Clevo. Na maior parte do tempo é silencioso, navegando na internet, usando office, não faz barulho nenhum. Só quando é exigido mais do notebook que a velocidade aumenta. Ao iniciar um jogo, ele liga em pouco mais de 60% creio eu, e mantém essa velocidade o tempo todo. O barulho incomoda de início, depois acostuma. Como vou jogar de fone, não atrapalha. O lado bom disso é que o notebook é muito frio, jogando Dark Souls 2 fica na média de 60º tanto cpu quanto gpu. Depois de fechar o jogo, rapidamente a temperatura cai, e o cooler fica silencioso novamente.
Também é possível controlar com a hotkey, de totalmente silencioso até alto desempenho, em velocidade máxima. É o mesmo painel de hotkeys dos modelos Avell.
O corpo do notebook esquenta na região da barra de espaço, pegando um pouco do touchpad. Então pra jogar um FPS com as teclas AWSD pode incomodar um pouco os mais sensíveis, pois é onde apóia o punho, mas também não é nada alarmante, nem motivo pra descartar a compra, afinal todo notebook esquenta um pouco.
 
 
Bateria
6 células, até 300 minutos em uso normal. Não testei a fundo, mas usei durante umas 3 horas instalando e configurando as coisas, e ainda estava em 60%. 
 
 
 
Fonte
120w, não é a original do modelo gringo, já que o padrão de tomada é o brasileiro.
 
 
Vídeo
Excelente custo-benefício da GTX 850, no 2º post maiores detalhes.
 
Conclusão
Estou super satisfeito com a máquina, é um excelente custo-benefício, e o suporte da Powernote é nota 10! 
Únicos pontos negativos, que não chegam a ser tão negativos assim, pois todo notebook gamer apresenta: o barulho do cooler durante os jogos, que trabalha o tempo todo, e um pouco de aquecimento na região das teclas de espaço, touchpad, e onde apoia o punho esquerdo para jogar usando AWSD.
 
 
 

 


 
Dados do Monitor
 
Fabricante: AUO - AU Optronics
Identificação do monitor: AUO12ED
Modelo: B156HAN01.2
 
 
 
procurando nesse site, descobri que é o mesmo monitor utilizado no Acer Aspire V5-573G-54208G50aii 
 
E aqui neste review do Acer tem a parte que fala da tela:
 
 

The display of the Acer Aspire V5-573 is a matte IPS panel from AU Optronics with a resolution of 1920x1080 pixels. You can even use the display under direct sunlight thanks to the maximum brightness of 311 cd/m². We determined the lowest brightness of 239 cd/m² in the lower right corner. This results in a brightness distribution of just 76%, but that is barely visible due to the sufficient luminance.

 
We really have to emphasize the excellent contrast ratio of 1,301:1 that is enabled by the low black value of the IPS panel. Ex-works (pre-calibration) we determined a yellow cast, but it was minimized after the calibration and not visible anymore. The color temperature of 6340 K is also close to the ideal value of 6500 K; only the gamma value deviates significantly from the ideal value (2.2) with 2.7. The black value of 0.22 cd/m² is excellent and results in crisp blacks without a visible gray film.  
 
The Acer's coverage of the available color spaces is on a very high level. With more than 90% of the sRGB color space, the IPS display of the Aspire V5-573 is superior to most TN-panels. 61.8% coverage of AdobeRGB is also very good. 
 
Web browsing in the park or on the terrace is no problem with the Acer Aspire V5-573. Thanks to the high contrast ratio and the high brightness of the matte display, you can even see the display content under direct sunlight. As a result, you can adjust the brightness in the shade and still see web sites or the Windows 8 interface.
 
As expected, the viewing angle stability benefits from the IPS technology. Colors remain stable even with viewing angles from the side and the brightness is just slightly reduced; watching movies with several persons should not be a problem. 
 

 

 
 
 
Fotos da tela ligada, tentando mostrar o ângulo de visão.
 
 
 
 
 
 
 
 
e um vídeo, gravado com celular...
 
 
 
 
 
 
vídeos de perfomance de jogos no mesmo modelo:
 
 
 
 
mais no spoiler...
 

 
 
 
 
 
 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Legal o review! Quanto custou esse garotão? .... 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estou interessado em adquirir esse notebook na Powernote.

Na verdade gostaria de um notebook com configurações semelhantes, mas com tela de 14".

No entanto achei o preço desse aparelho mais acessível.

Essa loja Powernote é confiável? Vende e entrega o notebook direitinho?

É mais seguro pagar com Pay-Pal?

Com relação ao notebook, quais são suas impressões após mais de 2 meses de uso?

Realmente gostou do aparelho?

Algum problema?

Grato

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu gostaria de saber onde encontro uma placa-mãe para este note, pois a minha placa queimou e arrumaram um jeito de dizer que foi mal uso e querem me cobrar 2k para trocar. Alguem pode me informar uma placa-mãe compativel?

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×