Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
felipefpt

Motor para pequenos robos

Recommended Posts

Olá galera, 

Queria saber o tipo de motor para coloca em pequenos robôs.

Como por exemplo robôs que se auto equilibram em duas rodas, carrinhos, braços robóticos, drones. Tudo isso em escala de alguns centímetros. (No máx 30cm de altura e largura e uns 2kg no máx).

Como escolher o melhor motor?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

geralmente  é usado servo  motor de 5 volts  mas  nada  impede de usar   outros  de 12  e tudo mas  quanto   ao robot  de  2 rodas  existe   um acelerômetro  que   geralmente  passa  informações  para  um micro controlador  e  esse   micro  fica responsável  em controlar   a traves de um drive "transistor  ou ponte H"  os  possíveis motores em questão em drones  os motores são somente de giro  não a torque "força" neles  voltando  aos servos  eles se classificam  geralmente  por quilo força ! exemplo: geralmente  um  servo de 5  quilos  são mas caros  do que  um de 1 quilo  força  o que  geralmente  são feitos  por engrenagem  que diferenciam a força na hora da fabricação

veja um servo motor montado   logo em baixo aberto  e suas  respectivas  engrenagem a qual determina sua  força

post-650643-0-00255100-1401968966_thumb.

post-650643-0-17577700-1401969573.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

geralmente  é usado servo  motor de 5 volts  mas  nada  impede de usar   outros  de 12  e tudo mas  quanto   ao robot  de  2 rodas  existe   um acelerômetro  que   geralmente  passa  informações  para  um micro controlador  e  esse   micro  fica responsável  em controlar   a traves de um drive "transistor  ou ponte H"  os  possíveis motores em questão em drones  os motores são somente de giro  não a torque "força" neles  voltando  aos servos  eles se classificam  geralmente  por quilo força ! exemplo: geralmente  um  servo de 5  quilos  são mas caros  do que  um de 1 quilo  força  o que  geralmente  são feitos  por engrenagem  que diferenciam a força na hora da fabricação

veja um servo motor montado   logo em baixo aberto  e suas  respectivas  engrenagem a qual determina sua  força

Quanto ao resto do projeto não é problema. NO meu caso não sei selecionar o melhor motor para cada caso.

Se quero fazer um robo que pesa no max 2kg e ande com uma velocidade baixa não vou colocar o mesmo motor de um drone. Mas como fazer essa diferença? Como fazer a conta de quantos KgF meu motor vai precisar ou das rotações...

Compartilhar este post

Link para o post

geralmente  você  deve  ter umas  sucatas de motores na mão  de carrinho de  bat e volta e tudo mas  cervos    para  fazer  forças  e  motores dc rotativo pra por na parte  de locomoção dos mine  veículos  não  a mistério  nisso existe  o rpm  "rotações  por minuto de  um motor " isso deve  levar em conta  mas  o fator principal mesmo  é  ter criatividade  pra por  correias  e mine polias   pra você  na hora  dimensionar  bem creio que não a cálculos  pra isso , fiz um carro seguidor de  linha e  os dois motores que usei  estava  rápido demais então  foi um defeito notório  adaptei  outros dois  e ficou  legal   pois  a velocidade  ficou compatível  e por ai vai acho que  é  bom ter material de sobra   me diga  o que  queres  montar ?de repente posso ajudar e pode ser o inicio de você  caminhar  sozinho na próxima escolha  ja vi alguns saits que vendem  este motores e é mais direcionado a robótica  o que deve  facilitar  na hora da compra faça uma  busca rapida   no google  que com certeza  ira achar  e se familiarizar  muito mais

Compartilhar este post

Link para o post

estou achando ele  um pouquinho rápido 450 rpm  mas  você não informou  em que será usado?

supondo  que seja pra um carrinho , se  estas  engrenagens  reduzir  o rpm do eixo central creio que   sim aqui  esta melhor  encaminhado veja

é aquilo que te  falei  tem que ter criatividade veja  

http://www.criandorobocomarduino.com/2013/09/caraut-v1-criando-um-carrinho-autonomo_14.html

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

estou achando ele  um pouquinho rápido 450 rpm  mas  você não informou  em que será usado?

supondo  que seja pra um carrinho , se  estas  engrenagens  reduzir  o rpm do eixo central creio que   sim aqui  esta melhor  encaminhado veja

é aquilo que te  falei  tem que ter criatividade veja  

http://www.criandorobocomarduino.com/2013/09/caraut-v1-criando-um-carrinho-autonomo_14.html

A rotação é proporcional a tensão apliacada, logo posso ajeitá-la com um PWM. O meu projeto, no caso, necessitaria de torque. 2 Motores iriam carregar além da carcaça, um celular, um Arduino e  um modulo bluetooth. Os motores seriam posicionados um para cada roda como nessa imagem

IMG_20121203_021116.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

a ok coloque dois  de  impressora  velha  "matricial" fica   show prefiro  os  DC  do que  os motores de passos sem contar que  vem polias  correias  engrenagem ástes  e tudo mas acho interessante  umas sucatas rsrs talvez    seja por achar que flui  melhor as ideias  ou coisa parecida o que não quer dizer que deva seguir esta linha

Compartilhar este post

Link para o post

Hehehe, eu não tenho motor de impressora matricial. Por isso vou comprar, aquilo lá é um servo...

Compartilhar este post

Link para o post

Felipe, pela imagem que você postou, gostaria muito de ajudá-lo, mais tenho algumas perguntas..

Como erá controlado os motores ? Arduíno, Ponte H Transistorizada, ou  Chave H ? ( Tenho 4 recém montadas, controlando motor analogo da fig.) 

A imagem mostrada é o modelo do seu robô ?  Alumínio estrutural correto, qual o tamanho da coluna ? 30x30 ? 40x40 ? 45x45 ?  Qual a medida do externo dela montada 500 ? 

2 kg com a estrutura certo ? As cantoneiras podem ser substituídas por conectores, conexão rápida, leve e precisa. 

Dê mais detalhes... vamos montar esse robô ai. 

Compartilhar este post

Link para o post

Felipe, pela imagem que você postou, gostaria muito de ajudá-lo, mais tenho algumas perguntas..

Como erá controlado os motores ? Arduíno, Ponte H Transistorizada, ou  Chave H ? ( Tenho 4 recém montadas, controlando motor analogo da fig.) 

A imagem mostrada é o modelo do seu robô ?  Alumínio estrutural correto, qual o tamanho da coluna ? 30x30 ? 40x40 ? 45x45 ?  Qual a medida do externo dela montada 500 ? 

2 kg com a estrutura certo ? As cantoneiras podem ser substituídas por conectores, conexão rápida, leve e precisa. 

Dê mais detalhes... vamos montar esse robô ai. 

Esse não é meu robô, é um exemplo de como ele deve ficar e o posicionamento dos motores. O controle será uma ponte H transistorizada controlado por um MSP430 que será controlado por um celular via bluetooth, pois ele que tem os periféricos como acelerômetro, dentre outros que vou usar. 

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais