Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Alemao2z

Overclock em Athlon x2 250

Recommended Posts

Eae pessoal =]

Tenho aqui no meu computador um Athlon x2 250 de 3GHz e resolvi fazer um overclock nele.

De início fiz o overclock para 3.9GHz, mas ficou instável e deu tela azul em determinado momento.

Então baixei o over para 3.7GHz, que parece estável (nunca deu problema no funcionamento pelo menos).

O problema é que ás vezes o computador não inicia, eu tenho que alterar a tensão do processador algumas vezes até ele finalmente ligar.

A tensão liga sempre entre 1.3500 a 1.3850 (algo assim) e muito raramente liga direto. Eu tenho que ficar alternando até o computador ligar. Isso é um pouco chato, porque tenho que fazer todos os dias.

No overclock eu mudei pouca coisa. Segui estes procedimentos:

1 - Underclock na memória.

2 - Overclock no processador (x247) e aumentei a tensão (sempre varia qual tensão funciona).

Minha Configuração:

Placa Mãe Asus M4N68T-M LE

Processador Athlon x2 250 3GHz (3.7GHz)

Memória Kingston DDR3 1333Mhz

Fonte CoolerMaster ElitePower 400W Reais

Placa de Vídeo Gigabyte GeForce GTX 650 OC

A fonte não é genérica, tem uma avaliação aqui no site mesmo confirmando a boa qualidade dela. =]

Com relação a refrigeração, eu uso o cooler básico de fábrica mas tenho mais 2 instalados no gabinete para garantir uma boa circulação de ar, nunca tive problemas com isso. As temperaturas da placa de vídeo raramente chegam a 60ºC (méritos da gigabyte, acredito) e do processador não sei nem se chegou a 70ºC depois do overclock, provavelmente o máximo que atingiu foi 60ºC.

Em uso comum, o processador fica a 23ºC e a placa de vídeo a 30ºC.

Já fiz teste full-load com a CPU overclockada e chegou a 60ºC apenas.

Gostaria de uma ajuda aí para acertar a tensão ou qualquer outra coisa para o computador ligar sempre redondinho. E se possível algum meio de fazer o over para 3.9 sem dar problema, mas isso não é prioridade.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Possuo o mesmo processador e para esse clock você precisa de 1.55v de tensão, dependendo da placa mãe. Se a placa mãe for boa talvez não precise tanto.

Quanto às memórias, esse processador suporta somente até 1333MHz. Porém, se você deixar as memórias com clock 1333 e fazer overclock no processador, ele aguenta perfeitamente as memórias até 1800Mhz caso a tensão delas esteja pelo menos em 1.65v.

Uma dica importante: Entre nas configurações avançadas da memória na BIOS (caso tiver) e configure de Unganged para Ganged. Isso deu uma estabilidade extra no meu caso.

Outra dica é ver a temporização delas. A minha é 1600Mhz 9-9-9-24. Então originalmente deixo o clock em 1333, ai subo o do processador até 3.6Ghz. Isso faz com que as memórias fiquem em 1600 MHz. A tensão das minhas é de 1.59v. Você precisa especificar manualmente a temporização delas, se deixar em AUTO vai ser uma bagunça.

Quanto ao Chipset, o clock original é de 1600 MHz, mas consigo deixar em 2400 MHz com tensão de 1.25 para 1.4v.

Não se esqueça de desabilitar o Cool n' Quiet na BIOS também.

Compartilhar este post

Link para o post

cara compra um processador melhor o meu por exemplo e um amd fx 4300 3.8 ghz quad core fazer overclock depende de fonte e tenta ve a temperatura

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais