Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendacão de Transistor


Posts recomendados

Boa tarde amigos,
Precisava da recomendacoes de um transistor/mosfet para fazer o acionamento do motor de um carrinho RC, o motor é um motor rc 540, em ponte H
O transistor/mosfet tem de ter uma corrente de colector alta por volta dos 15 20A para alimentar o motor com 7,2V (8 no maximo) e se possivel uma tensão Vce pequena para nao ter grande perda de potencia no motor e maior desenvolvimento, penso que a corrente de pico vai ser um problema mas nao por enquanto.

Obrigado
Queiros19

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Queiros19

"...e se possivel uma corrente Vce pequena para nao ter grande perda de potencia no motor...

--

Só esclarecendo um detalhe:

Os Power MOSFETs não têm o parâmetro VCE inerentes aos transistores bipolares, e sim RDS. No caso do IRF540N indicado pelo amigo mroberto98, esta resistência é de apenas 44mOhm quando se aplica uma tensão de 10V no seu GATE (VGS), como se vê na tabela abaixo.

Agora sim dá pra calcular a tensão que será perdida nesta resistência. Se a corrente for de 20A,

então pela lei de ohm V=RxI, esta tensão será de :

V=0,044 x 20 = 0,88V

Se achar alta, tem que procurar um transistor com menor resistência.

Pela mesma lei, também pode calcular a potência.

P=RxI2  = P=0,44x20x20 = 17,6W

Como você vai trabalhar com no máximo 7,2V, indico o IRL540 ou qualquer outro da linha IRL cujo VGS fica entre 4 e 5V.

 

IRF540N.jpg

 

TAB_IRF.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não é uma resistência fixa, ela varia com a tensão aplicada ao gate. Se aplicar menor que o recomendado, a resistência será maior. Veja o que acontece com a potência depois que editei o post.

Por isso que propus que se achar a tensão alta, procurar outro transistor.

Se achar que o IRF serve, e dispor de 10V pra aplicar no Gate...

mas vai ficar estranho uma tensão no Gate maior do que a do Dreno.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu peso que tant um como o outro servem para a minha aplicacao,

O motor do carro RC consome 3A com as rodas levantadas do chao, e deve consumir uns 12 amperes andar na velocidade maxima de cruzeiro, o problema é o pico de arranque durante 1s principalmente que na minha espectativa deve andar dentro dos 60A e depois desce exponencialmente.

Sera que para umas experiencias mais controladas e com um PWM controlado que estes integrados servem?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na boa...não olhei o motor que você especificou.. Mas como vai colocar carga nele.. tem redução né ? Se não vai ele fumar...fato...

Não vi a especificação... mas vamos convencionar ai que absurdamente, com carga, seu motor consuma até...2 A sendo exagerado.. 

 

TIP41C na sua ponte H meu caro... .. 

 

Isso você sendo obrigado a projeta-la.  Se for apenas uma questão de inversão no sentido de rotação.. use uma chave H.

 

Envie mais detalhes... assim  é mais fácil enviar os detalhes da ponte H.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia amigo Pinhed,

Obrigado pela sua participacao, mas o transistor que falou nao serve, porque o meu motor consome 2A em vazio, e consome 4A com as rodas do carro levantadas, eu calculo que com as rodas no chao consuma 8/10A (tudo isto em velocidade cruzeiro) e o pico de arranque seja absurdo, na volta dos 60A ou mais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...