Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Queiros19

Recomendacão de Transistor

Recommended Posts

Boa tarde amigos,
Precisava da recomendacoes de um transistor/mosfet para fazer o acionamento do motor de um carrinho RC, o motor é um motor rc 540, em ponte H
O transistor/mosfet tem de ter uma corrente de colector alta por volta dos 15 20A para alimentar o motor com 7,2V (8 no maximo) e se possivel uma tensão Vce pequena para nao ter grande perda de potencia no motor e maior desenvolvimento, penso que a corrente de pico vai ser um problema mas nao por enquanto.

Obrigado
Queiros19

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Queiros19

"...e se possivel uma corrente Vce pequena para nao ter grande perda de potencia no motor...

--

Só esclarecendo um detalhe:

Os Power MOSFETs não têm o parâmetro VCE inerentes aos transistores bipolares, e sim RDS. No caso do IRF540N indicado pelo amigo mroberto98, esta resistência é de apenas 44mOhm quando se aplica uma tensão de 10V no seu GATE (VGS), como se vê na tabela abaixo.

Agora sim dá pra calcular a tensão que será perdida nesta resistência. Se a corrente for de 20A,

então pela lei de ohm V=RxI, esta tensão será de :

V=0,044 x 20 = 0,88V

Se achar alta, tem que procurar um transistor com menor resistência.

Pela mesma lei, também pode calcular a potência.

P=RxI2  = P=0,44x20x20 = 17,6W

Como você vai trabalhar com no máximo 7,2V, indico o IRL540 ou qualquer outro da linha IRL cujo VGS fica entre 4 e 5V.

IRF540N.jpg

TAB_IRF.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia, desde ja agradeco pelas respostas,

Vamos la, o RDS é uma resistencia fixa que exite entre o Drain e o Source? Ou seja para calcular a qedade tensão basta usar a lei de ohm? Nao sei que vantgens tera o IRL, mas o IRF tem uma RDS mais baixa e uma corrente de Dreno maior.

Compartilhar este post

Link para o post

Não é uma resistência fixa, ela varia com a tensão aplicada ao gate. Se aplicar menor que o recomendado, a resistência será maior. Veja o que acontece com a potência depois que editei o post.

Por isso que propus que se achar a tensão alta, procurar outro transistor.

Se achar que o IRF serve, e dispor de 10V pra aplicar no Gate...

mas vai ficar estranho uma tensão no Gate maior do que a do Dreno.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu peso que tant um como o outro servem para a minha aplicacao,

O motor do carro RC consome 3A com as rodas levantadas do chao, e deve consumir uns 12 amperes andar na velocidade maxima de cruzeiro, o problema é o pico de arranque durante 1s principalmente que na minha espectativa deve andar dentro dos 60A e depois desce exponencialmente.

Sera que para umas experiencias mais controladas e com um PWM controlado que estes integrados servem?

Compartilhar este post

Link para o post

Ahhhh, ja percebi, com o IRF tenho obrigatoriamente de ter 10v no Gate? E o IRL posso ter 4 e 5V certo?

Compartilhar este post

Link para o post

Isso mesmo. Eu usava IRF nos meus projetos com 5V no Gate e o transistor esquentava demais. Isso porque a resistência ficava bem mais alta do que a especificada no dataseet. Quando troquei por IRL, o transistor começou a gelar...kkk

Compartilhar este post

Link para o post

descobri aqui dois IRL numa loja bem pertinho que penso que poderiam servir, 

IRL8113PBF

IRL640PBF

http://www.castroelectronica.pt/product/transistor-irl8113pbf

http://www.castroelectronica.pt/product/transistor-irl640pbf

algum deles serve para a minha aplicação?

Compartilhar este post

Link para o post

Na boa...não olhei o motor que você especificou.. Mas como vai colocar carga nele.. tem redução né ? Se não vai ele fumar...fato...

Não vi a especificação... mas vamos convencionar ai que absurdamente, com carga, seu motor consuma até...2 A sendo exagerado.. 

TIP41C na sua ponte H meu caro... .. 

Isso você sendo obrigado a projeta-la.  Se for apenas uma questão de inversão no sentido de rotação.. use uma chave H.

Envie mais detalhes... assim  é mais fácil enviar os detalhes da ponte H.

Compartilhar este post

Link para o post

@Queiros19

"...e se possivel uma corrente Vce pequena para nao ter grande perda de potencia no motor...

--

...

Pela mesma lei, também pode calcular a potência.

P=RxI2  = P=0,044x20x20 = 17,6W

MOR_AL

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia amigo Pinhed,

Obrigado pela sua participacao, mas o transistor que falou nao serve, porque o meu motor consome 2A em vazio, e consome 4A com as rodas do carro levantadas, eu calculo que com as rodas no chao consuma 8/10A (tudo isto em velocidade cruzeiro) e o pico de arranque seja absurdo, na volta dos 60A ou mais

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia amigo.

Poderi também colocar um relé pra chavear o transístor. Claro, isso envolve um custo maior, cerca de 5,00 por cada relé. E também se isso não perder o objetivo da fonte. Tenho uma ponte H assim, até terça vou postar a foto.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais