Ir ao conteúdo

Quantos watts são necessários?

ram147

Posts recomendados

Postado

Galera, eu utilizava uma fonte C3Tech de 600W Real, ela durou 5 anos mas a energia aqui deu um pico e agora ela está reiniciando de vez enquando o computador. Também trocarei minha placa de vídeo, agora vou passar a utilizar uma GTX 650 Ti.

Eu estava pensando em comprar algumas dessas, gostaria de saber a opinião de vocês para saber se são boas e se é necessário uma de 600W ou se essas de 500W são suficientes ou ficam no limite?

-> Corsair CX500 500W CP-9020047-WW

-> Thermaltake ATX2 TR2 600W - TR-600

-> 600W REAL ST-600PFL - SEVENTEAM

-> 500W REAL BRP500- SENTEY

Configurações da máquina:

Core 2 Quad Q8200 3.22GHz

2x2 GB de RAM DDR2

1 HDD 500GB

Leitor/gravador de DVD

Em torno de 5 USBs em uso + 3 coolers

E principalmente o que eu acho que vai pesar bastante: placa de vídeo GTX 650 Ti

Eu também usei uns testes pra medir quanto eu preciso, usei um da Asus e outro chamado Extreme, ambos deram uma diferença muito grande. O da asus pedia uma fonte de 600W e o do Extreme uma de menos de 400W, então fiquei na dúvida. Além disso, achei 400W muito pouco..não?

Valeu!

• Membro VIP
Postado

Sua config demanda, no pico do pico, algo como 284 Watts e desse modo lhe aconselho adotar uma fonte CX430 da Corsair..

Veja ai a simulação de cálculo de demanda da mesma:

ram147_zps6c19c8f5.jpg

Entendo muito bem o que pode estar passando em sua cabeça.. Que sua fonte C3 Tech, de prometidos 600 Watts segurou bem sua config por longos 5 anos e logo abriu as pernas então  seria prudente comprar uma tão forte como ou pelo menos de 500 Watts..

Amigo, fontes em sua maioria acabam estragando pela sua íntima relação com a energia elétrica, com todas as suas mazelas e não por falta de potência a entregar ao seu PC...

De nada adiantaria teres ai uma fonte que pudesse entregar 1.000 Watts, provavelmente duraria um tempo equivalente..

Queres que a tua fonte dure mais proteja a mesma de surtos normalmente existentes na rede elétrica com o uso de um bom filtro de linha/proteção contra surtos.. Poupe na fonte comprando uma boa fonte de 400 Watts, por ai, e adote um bom filtro de linha com a grana que sobrou..  É muito mais inteligente..

Essa sua placa de vídeo 650 Ti pede pouco mais de 100 Watts... Uma fonte de 430 da Corsair dá e sobra muita energia ainda..

Das fontes por ti citadas elimine totalmente a Sentey BRP500 e uma dica. Olhe para a etiqueta da fonte (tem na internet) quando queres avaliar a mesma.. Vou te mostrar o que deves olhar, comparando uma CX430, de 430 Watts, com essa Sentey (no patê) de prometidos 500 Watts..

Olhe bem a BRP500 da Sentey:

SenteyBRP500Watts.jpg

Olha ai a CX430, da Corsair:

CorsairCX430WWouBronze_zpsf967815d.jpg

Então, aos olhos de um incauto e que não procura olhar o que diz, o que promete a etiqueta da fonte parecia ser essa BRP500 ser uma fonte que deveria entregar 500 Watts ou seja, 70 Watts a mais que a Corsair CX430.

Na verdade, olhe as etiquetas, a BRP500 entrega, segundo seu fabricante, 318 Watts na linha de 12 Volts enquanto a CX430 da Corsair entrega 384 Watts na mesma linha..

A diferença é que essa Corsair consegue entregar 384W-318W = 66 Watts a mais do que a maldita Sentey BRP500..

Desse modo não é como parece, a Sentey com 70 Watts a mais que a CX430 e sim a CX430 com 66 Watts a mais que a Sentey de 500 Watts prometidos..

Não acredite sem conferir, nos números que acompanham os nomes das fontes pois eles são tão mais mentirosos quanto piores elas forem..

Postado

Amigo essas fontes normalmente possuem uma certificação em sua embalagem, tipo aqueles símbolos de site blindado no rodapé de algumas páginas.

Tem uma matéria aqui no Clube do Hardware que fala disto.

Basicamente assim, fontes com o selo melhor garantem mais eficiência, por isso que a Corsair 430 entrega mais que essa de 500W que você citou, porque a taxa de eficiência dela é maior.

Neste link, tem a legenda de quais selos oferecem mais eficiência, então sugiro uma fonte com selo 80 plus ouro de 500 watts.

Postado

Amigo essas fontes normalmente possuem uma certificação em sua embalagem, tipo aqueles símbolos de site blindado no rodapé de algumas páginas.

Tem uma matéria aqui no Clube do Hardware que fala disto.

Basicamente assim, fontes com o selo melhor garantem mais eficiência, por isso que a Corsair 430 entrega mais que essa de 500W que você citou, porque a taxa de eficiência dela é maior.

Neste link, tem a legenda de quais selos oferecem mais eficiência, então sugiro uma fonte com selo 80 plus ouro de 500 watts.

Colega, você está equivocado. A eficiência da fonte em nada tem a ver com quantos watts ela entrega. A ficiência da fonte faz referêcia a quanta energia ela dissipa em forma de calor, nada mais que isso. Uma fonte com, por exemplo, 80% de eficiência, quer dizer apenas que dos 100% de energia que ela consome da tomada, 20% é "jogado fora" em forma de calor.

Postado

Ela entrega 80 % do que gasta, se ela consome 1000 wats ela entrega 800 os outros 200 são postos fora, é por isso que as fontes de qualidade ruim não entregam o que prometem.

Postado

Ela entrega 80 % do que gasta, se ela consome 1000 wats ela entrega 800 os outros 200 são postos fora, é por isso que as fontes de qualidade ruim não entregam o que prometem.

Sim, mas isso não faz uma fonte com maior eficiência entregar mais potência que uma fonte de menor eficiência. São conceitos diferentes.

e o fato de fontes ruins que não entregarem a potência que prometem também em nada tem a ver com a eficiência delas.

Postado

Queres que a tua fonte dure mais proteja a mesma de surtos normalmente existentes na rede elétrica com o uso de um bom filtro de linha/proteção contra surtos.. Poupe na fonte comprando uma boa fonte de 400 Watts, por ai, e adote um bom filtro de linha com a grana que sobrou..  É muito mais inteligente..

Você tem razão, sei da necessidade do uso de um filtro de linha, mas eu ainda faço melhor, eu utilizo um no-break, só que se eu disser que nesse dia do pico de energia eu precisei tirar meu nobreak você não acreditaria .. hehehe

• Membro VIP
Postado

Você tem razão, sei da necessidade do uso de um filtro de linha, mas eu ainda faço melhor, eu utilizo um no-break, só que se eu disser que nesse dia do pico de energia eu precisei tirar meu nobreak você não acreditaria .. hehehe

Usar um no-break sem escolher o tipo adequado e sem corretamente dimensionar o mesmo pode ser muito pior do que ligar direto na tomada.

A maior parte daqueles que adotam um no-break fazem essa duas coisas de modo errado.. Escolhem mal o tipo de no-break e sequer sabem dimensionar de modo correto a potencia dele. Seria esse seu caso???

Postado

Usar um no-break sem escolher o tipo adequado e sem corretamente dimensionar o mesmo pode ser muito pior do que ligar direto na tomada.

A maior parte daqueles que adotam um no-break fazem essa duas coisas de modo errado.. Escolhem mal o tipo de no-break e sequer sabem dimensionar de modo correto a potencia dele. Seria esse seu caso???

no break é como qualquer outro produto, como exemplo uma fonte, existem várias marcas e nem todas cumprem o que promete. Quanto a dimensionar não entendi o que você quis dizer.

• Membro VIP
Postado

no break é como qualquer outro produto, como exemplo uma fonte, existem várias marcas e nem todas cumprem o que promete. Quanto a dimensionar não entendi o que você quis dizer.

Não se trata de marcas ou de modelos e sim de tipos, de modos de operação, dos quais 3 deles, principais, dominam o mercado e existe enorme diferença entre um e outro.

Para que entendas minimamente de um lida ai aonde procuro mostrar ou caracterizar esses três principais tipos do ponto de vista do modo de operação...  Após, se tiveres duvida ou não souberes como classificar o seu, pergunte que te explico..

Entenda os diferentes tipos de no-break

Quanto a dimensionar de modo correto, esse é o principal erro que se vê por ai.. Dimensionar consiste em determinar, em escolher a correta potência que o no-break deverá oferecer em função de sua config, do que mais ligarás nele e da fonte que usas para tocar seu PC..

Esse seu entendimento e falho, colega wavila, invalido.  Veja ai um exemplo..

Uma fonte Corsair, da linha CX, Uma CX430, homologada com selo bronze no Programa 80 Plus, ou seja garante 82% de eficiência , promete entregar 430 Watts e realmente entrega esses 430 Watts, mas toma da rede elétrica, ao entregar 430 Watts a seu PC algo como 430/0,82 = 524 Watts. Ela entrega 430 ao PC e dissipa, sob a forma de calor cerca de 94 Watts e não é uma fonte ruim não..

Até se poderia ter uma fonte considerada ruim, com semelhante eficiência, prometendo o mesmo e entregando essa potência, mas com tensões não estáveis, com a tensão de ripple elevado, com ruído fora da norma, mas com a eficiência parecida..

Eficiência de uma máquina qualquer (no caso uma fonte) é tão somente a relação entre a potência de saída pela potência de entrada. No caso da fonte o quociente entre o que ela entrega ao PC dividido pelo que ela toma da tomada..

Maiores detalhes ai:  Eficiência da fonte - Tornando claro seu entendimento             

Postado

Para finalizar o tópico, já fiz a compra de uma fonte Corsair. Uma ultima coisa é, tem alguma maneira de saber se a fonte está entregando tudo ok (voltagens) ? Ela já está instalada e funcionando.

• Membro VIP
Postado

..tem alguma maneira de saber se a fonte está entregando tudo ok (voltagens) ? Ela já está instalada e funcionando.

Essa e a indicação de que a fonte esta ok. Estar funcionando tudo ai..

Agora esprema esse seu PC (por exemplo coloque um jogo que muito exija do mesmo) e veja como ele se comporta..

Postado

Infelizmente a placa de vídeo ainda não chegou, próxima semana farei o teste. Um BF4 no High vai servir de teste hehe.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...