Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Amplificador de 50w


Posts recomendados

Boa noite, eu estava pensando em fazer um amplificador para guitarra de 50W.

 

 

Achei esse circuito aqui:

amplificador%20de%2050w%202n3055.jpg

O que achei legal é que a tensão é baixa, 20V, da para usar de um transformador 15+15V, e a tensão dos capacitores não precisa ser muito alta. Só que eu acho que a potência dele não chega a isso tudo.

 

O que acham,

 

Tem muitos amplificadores na internet, só que queria algo mais simples de preferência com transistores e com 50W de potência. Além dos componentes serem baratos e faceis de achar.

 

 

Queria a opnião de vocês antes de fazer por que transformador e alto-falante já da muito dinheiro, se eu errar vai ser difícil voltar atrás.

 

Desde já agradeço a atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Porque não usa um único CI TDA2050?, é muito menos dor de cabeça e é garantido que funcionará sem problemas!...


No datasheet dele tem o esquema, é muito menos componentes e placa mais fácil de confeccionar! 

http://pdf.datasheetcatalog.com/datasheet/stmicroelectronics/1461.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Funcionar funciona...

Porém esses transistores 2n3055 é muito caro e exagerado!

No lugar deles pode ser 2 TIP31 pra cada lado!!

Lembrando que você vai conseguir potência em torno dos 30 a 40Wrms usando um trafo de 15V de rede, e alto falante de 4 ohms.

na verdade você consegue os 50Wrms, entretanto, com distorção!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para um alto-falante de 4 ohms 50Wrms, preciso de um trafo de quanto de tensão e corrente?

 

Calculando a tensão com 50w e 4 ohms seria: √4*50 = 14.14V

E corrente √50/4 = 3.54A

 

Então poderia usar um transformador de 15+15V 5A.

Só que acho que ta meio exagerado.

 

Vocês conhecem alguma apostila ou tutorial que ensine a projetar um amplificador de potência?

 

Tava vendo o livro Designing Power Audio Amplifiers, e tem lá amplificador AB, o ruim que mesmo lendo só o que interessa é muita página em inglês, vou dar uma olhada melhor na copa.

 

E no caso de eu usar o TDA2050. Eu posso usar uma fonte simétrica de até 25V 2A?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@96daniel96,

 

Eu já escutei um destes aqui e o som me surpreendeu :

 

http://www.ebay.com/itm/Lepai-Class-T-Hi-Fi-Audio-Amplifier-LP-2020A-Amp-20WX2-Stereo-Amp-/161024627387?hash=item257dd0d2bb&vxp=mtr

 

Usa o famoso TA-2020 da Tripath.

 

Só precisa de uma fonte de 12V que suporte ao menos 5A, e voce vai ter um som excelente, com dois canais de 20W RMS cada ( verdade mesmo !!! )  sob 4 ohms. E ainda graves e agudos ajustáveis !

 

Existem fontes de parede também no Ebay que custem bem barato.

 

Pelo preço total, em torno de R$ 100,00 já com a fonte ( claro.... no Ebay.... ) não vejo como bater o custo-benefício disso.

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sua conta ainda não terminou.

Você calculou o valor da tensão RMS.

O valor de pico seria 1,414 * 14,14 = 20Vp. Sua fonte retificada teria que ter mais de 20V. Algo como 26V seria bom.

Considerando que hajam 4 diodos. Dois em cada fonte, um filtro que mantém 85% da tensão de pico retificada e uns 5 volts não aproveitados nos transistores de saída.

Uma boa estimativa seria Algo próximo a 22Vrms + 22Vrms no secundário.

O transistor de saída precisaria de um bom dissipador. Talvez até de ventoinha e certamente um circuito de proteção contra sobre-corrente na saída.

Certamente que o amplificador precisaria de um circuito para manter a corrente quiescente constante, nos transistores de saída.

Considerando o seu dim-dim limitado, talvez fosse mais econômico, menos trabalhoso, melhor montagem e mais garantido você pensar em adquirir um pronto.

As caixas acústicas também não são nada baratas.

MOR_AL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...