Ir ao conteúdo

Fonte Siemens L30910-J3448-A10

MatheusLPS

Posts recomendados

Postado

Bom, tem mais ou menos 2 anos que ganhei essa fonte de um cara.

Ele me disse que nunca foi utilizada. Está zero bala.

Pelo que pude pesquisar, é de carregadores de baterias.

Entrei em contato com a Siemens e não encontraram manual, nem nada.

A fonte é datada de 1988!!!

Tem 22Kg, e muitos componentes internos que podem ser úteis. 

Se eu não encontrar utilidade para esse trombolho, vou jogar fora..... Quem poderia usar fonte desse tamanho nos dias de hj?

Ela tem uns capacitores gigantescos. Pude ler 250V e 2000 ou 20000uF. Tem que tirar para ver.

Possui 3 transformadores com vários fios. Um monte de resistores gigantescos.....

Fotos:

post-543152-0-61809100-1402277495_thumb.     post-543152-0-48707600-1402277498_thumb.     post-543152-0-67009100-1402277500_thumb.

post-543152-0-42293100-1402277503_thumb.     post-543152-0-28071500-1402277506_thumb.     post-543152-0-06566600-1402277509_thumb.

post-543152-0-81147300-1402277511_thumb.      post-543152-0-48174100-1402277514_thumb.      post-543152-0-92375600-1402277520_thumb.

post-543152-0-09883300-1402277530_thumb.

Postado

@MatheusLPS,

Tem coisa ai que eu posso usar sim !!!!  Tem uma garrafa de cerveja  kakakakak  !!!

É uma fonte utilizada em estações de  rádio-sinalização, e é mesmo para carregar aquelas baterias de 48 volts .

Repare que tem aprovação FCC e código de Dentel.

Paulo

Postado

deve ser  alguma remanescente   da antiga repetidor px la das torres   sumare canal 9 rsrsrs a garrafa   veio dentro? kk se sim agora sei porque agente chamava e ninguem atendia kkk

Postado

Kkkkkkkkkkk

Repararam que o Matheus insiste em tirar as fotos sempre com a cerveja ?????

Mas olha, só de porre mesmo prá usar um dinossauro desses !

Paulo

Postado

hahahahaha

A garrafa é só p servir de base do tamanho da fonte e alguns componentes

Amanha começarei o processo de desmanche.....

Salvar algumas pontes e componentes diversos.....

Falou

Postado

@aphawk @circuit

Quem dera eu pudesse ter participado dessa época da faixa do cidadão, (tinha 11 anos) dizem os mais experientes, que foi a melhor época, até 1997. Más eu ainda peguei o finalzinho da época boa em 94 ;)

Em 88 a polícia ainda atendia no canal 9?

@MatheusLPS

Poxa Matheus, podia te usado outro objeto para comparar as dimensões, agora não adianta mais, nós já sabemos por que suas PCIs sempre estão de cabeça pra baixo e porque você nunca consegue zerar o Euro Truck... hehehe brincadeira.

Abraços

Postado

@cesardelta1,

Eu era PX já em 1977 !!!!

No início sim, tinha a RESP-COPOM no canal 9, e até nas estradas a gente conseguia falar com a polícia !

Bons tempos viu, aqui em SP tinha muita menina que falava no rádio, tinham alguns namoros que aconteciam, e claro, muita bagunça.... em 1979 eu montei junto com um amigo uma antena quadra-cúbica de 4 elementos, polarizada na VERTICAL, não na horizontal, afinal eu queria mesmo era ter um baita sinal local. E de quebra tinha uma coisa que acontecia que era muito legal : quando eu virava a antena totalmente 90 graus em relação a um sinal, ele quase sumia !!! Era normal sinais de 9+20 reduzirem para 3 ... assim eu tinha 2 antenas : a quadra e uma vertical electril 5/8 super pesada, muito robusta, que era um sinal monstruoso e ficava acima da quadra na torre.

Quando tinha gente querendo interferir, eu acionava a recepção pela quadra, e transmitia pela vertical, deixei muita gente louca porque não entendiam como eu continuava conversando com pessoas em bairros muito longe do meu, mesmo com tanta interferência !

Claro que também tinha uma auxiliar para as horas mais necessárias : uma MAC L 500-b ..... ( BONS TEMPOS VIU )

Paulo

Postado

eu tinha 11 12 anos  também  mas  meu  pai ia trabalhar e eu ligava  o cobra 148gtl 40 chicrutado  da estação "py1ems"dele e  tentava modular  e cresci  e  tirei a carteira de  rádio amador  de px  também  mas a rede social mudou kkk  mas   era  legal  ate hoje  ainda  brinco um pouco  com a faixa  recente mente tinha feito uma  antena quadrifilar elicoidal vhf   pra decodificar algumas imagens  do satélite NOA   curto muito essas coisas agora   a onda é  um radinho  baufeng e radio com a plaquinha Dstrar  e por ai vai

Postado

@circuit,

Pois é, eu tinha um Superstar 360FM que era um Cobra bem chucrutado, com FM e CW também, e 360 canais de fabrica..... que logo viraram 511 ...

Hoje ainda tenho um belo rádio px, um VR9000 MKII, com upgrade muito bom feito pelo amigo PXJF.

Pena que hoje tem muito poucas pessoas utilizando rádio PX, a turma prefere Skipe, Whatsapp, Facebook, kkkkk !

Para Vhf / Uhf eu uso um Icom 2820H com Dstar e GPS, os novos modos digitais são fantásticos, falo com amigos nos USA melhor do que aqui em SP ao telefone ! E para a banda de HF, uso um Icom 718.

Tenho também um Baofeng dual band, dá para brincar bem com ele, uso quando eu vou pescar para acionar o rádio no carro que serve como repetidor para acessar as repetidoras nos morros kkkkkkkk  ... é uma maracutaia completa !!!!

Recentemente comprei um desses receptores de TV digital banda européia tipo pendrive que faz a recepção de 18 Mhz até 1.5 Ghz ( via SDR ) , é muito interessante ver isso funcionar, o problema é ter antenas boas para toda essa faixa. 

Estou quase fazendo uma Discone ....

Paulo

Postado

maneiro aphawk  acho que   eu sou você  em uma versão  "se me permitir"  bem mas pobre  kkk meu rádio  é um icom 2200    sem D star         tenho um Hf  ft707 sem medidor de R.O.E e minha estação esta desmontada e minha antena  estava usando uma L dipolo  e ainda não aposentei  kk  a ja ia me esquecendo  ainda moro na baixada fluminenses quer mas  ou ta bom !  mas  estamos trabalhando   um dia chego  la kk

Postado

@circuit,

Opa, meu amigo, isso foi sendo acumulado com o tempo também !!!! Antes desses rádios, eu tive mais de uma dezena deles !!!! A evolução foi lenta viu ...... Tive uns 6 Pxs, 1 vhf, 4 V/U, um tribanda V/U/1.2 , e 4 Hfs multibanda, até chegar ao que tenho hoje. Essa é a vantagem da idade kkkkkkkk !

Eu também estou com a torre , rotor e antenas tudo desmontado, estou reformando a parte de cima do quintal, que é onde ficava tudo isso.... Mas ainda vou remontar isso tudo novamente !

O que vale é se divertir com os aparelhos, aliás eu me divertí muito com um 731A por uns 5 anos. Hoje não me divirto com eles como antigamente, tenho muitas saudades dos bons tempos, de quando ainda estudava, jogava batalha naval pelo PX até uma da manhã, e ficava procurando mosca branca nos PY , ajustando circuitos de vox, mike de ganho, antenas direcionais, era uma época muito legal ! Mas a vida continua, não é ?

Paulo

Postado

@MatheusLPS,

Engraçadinho ..... voce é da geração Whatsapp..... Já nasceu quando existia a DARPANET .... E quando voce nasceu eu estava escrevendo um programa de Videotexto para Apple, que rodava em Basic e com um monte de Assembler junto, na fantástica velocidade de 1200 bauds na recepção por 75 bauds na transmissão !!!!!

Só quem passou pela experiência de baixar um programa em uma BBS , utilizando um modem de 300 Bauds, e que após duas horas de conexão caía a linha, e voce tinha um programa de rediscagem que ficava horas a fio tentando uma nova conexão, e só existiam protocolos sem recuperação como o Kermit e o Xmodem , sabem o que era tecnologia avançada naquele tempo !!!

Paulo

Postado

passei a gostar  muito do hf 80 metros ft707 pois  quando  a ionosfera esta legal  tem um baixo QRM e da pra ouvir o pessoal ate de Atibaia SP mas  no momento esta desmontado . estou  querendo comprar um outro  80 M  pra fazer PAR  com esse e colocar  no carro.   terei que  fabricar uma antena móvel  bobinada de  80 metros  fiquei  bastante  satisfeito pois  deu bastante resultado  mas estava  operando  com uma  antena bigode de gato de qual quer maneira eu não tinha  experiência ainda  na faixa dos 80  e  achei show !!  percebi  que  a nossa voz navega na crista da onda pois os níveis de QRM são muito maior o que  não acontece com VHF mas  é um hob muito legal  outra coisa  quando apertava o ptt  ate  meu pc  aqui ficava  meio doido pois  eu nao tenho ainda acoplador de antena  somente o medidor de R.O.E e  os  níveis de onda estacionaria foram muito alto  como é um radio antigo  ele  não deve ter proteção  na saída  o que acaba fazendo  a entrega  total na linha de transmissão  de 100wats.

voltando ao  vhf  aqui  foi onde peguei as coordenadas  para  fazer minha antena para copiar  o satélite noa  http://jcoppens.com/ant/qfh/index.en.php   

e com a ajuda também do soft  MMANA-GAL   fica  perfeito e da  pra desenrolar  mas  em fim  o rádio  foi e sempre será um meio de comunicação e  em momentos  diverte e  em outros momentos ajuda em catastrofista  e calamidades sempre será a válvula de escape  da queles que  precisam direta ou indiretamente todos nos  usamos  quando  apertamos o send  do nosso celular estamos ligando um rádio  embutido com Dstar  mas sofisticado "muito mais " mas   sempre  a traves das mesmas ondas  a nosso serviço é  é isso que  a tecnologia tem que ser a nosso serviço porque somos  mas valiosos e por isso que a dominamos

{falei isso pra queles que acreditam na rebelião das maquinas skai net kk}

Postado

@cesardelta1,.

Quando tinha gente querendo interferir, eu acionava a recepção pela quadra, e transmitia pela vertical, deixei muita gente louca porque não entendiam como eu continuava conversando com pessoas em bairros muito longe do meu, mesmo com tanta interferência !

Claro que também tinha uma auxiliar para as horas mais necessárias : uma MAC L 500-b ..... ( BONS TEMPOS VIU )

Paulo

Muito inteligente, posicionando um antena de polarização horizontal na vertical você atinge diretamente a ionosfera ganhando um alcance absurdo em 11 metros, más perdendo alcance regional.

Uma boa ferramenta para DX e contra os "portadoras".

Eu cheguei a conhecer a Mac 500

recente mente tinha feito uma  antena quadrifilar elicoidal vhf   pra decodificar algumas imagens  do satélite NOA   curto muito essas coisas agora   a onda é  um radinho  baufeng e radio com a plaquinha Dstrar  e por ai vai

Eu estou tão desatualizado na área de telecom que dessa parte aí que eu quotei só conheço o Baofeng e já li algumas coisas do NOA hehehe

Tenho também um Baofeng dual band, dá para brincar bem com ele, uso quando eu vou pescar para acionar o rádio no carro que serve como repetidor para acessar as repetidoras nos morros kkkkkkkk  ... é uma maracutaia completa !!!!

Recentemente comprei um desses receptores de TV digital banda européia tipo pendrive que faz a recepção de 18 Mhz até 1.5 Ghz ( via SDR ) , é muito interessante ver isso funcionar, o problema é ter antenas boas para toda essa faixa. 

Estou quase fazendo uma Discone ....

Paulo

Quanto a maracutaia de usar o radio movel para repetir o sinal do HT, qual PXzeiro (com todo o respeito) nunca fez uma gambiarra? hehehe

quanto ao receptores de TV digital banda européia tipo pendrive, i have no idea wath you tallking about. rsrs (desatualizadíssimo em telecom)

passei a gostar  muito do hf 80 metros ft707 pois  quando  a ionosfera esta legal  tem um baixo QRM e da pra ouvir o pessoal ate de Atibaia SP mas  no momento esta desmontado . estou  querendo comprar um outro  80 M  pra fazer PAR  com esse e colocar  no carro.   terei que  fabricar uma antena móvel  bobinada de  80 metros  fiquei  bastante  satisfeito pois  deu bastante resultado  mas estava  operando  com uma  antena bigode de gato de qual quer maneira eu não tinha  experiência ainda  na faixa dos 80  e  achei show !!  percebi  que  a nossa voz navega na crista da onda pois os níveis de QRM são muito maior o que  não acontece com VHF mas  é um hob muito legal  outra coisa  quando apertava o ptt  ate  meu pc  aqui ficava  meio doido pois  eu nao tenho ainda acoplador de antena  somente o medidor de R.O.E e  os  níveis de onda estacionaria foram muito alto  como é um radio antigo  ele  não deve ter proteção  na saída  o que acaba fazendo  a entrega  total na linha de transmissão  de 100wats.

voltando ao  vhf  aqui  foi onde peguei as coordenadas  para  fazer minha antena para copiar  o satélite noa  http://jcoppens.com/ant/qfh/index.en.php   

e com a ajuda também do soft  MMANA-GAL   fica  perfeito e da  pra desenrolar 

Rapaz, vocês ainda acumularam experiência e equipamentos, eu nem isso fiz, nenhum dos dois, e sou apaixonado por TX e RX em radiofrequência.

Vim de uma família humilde e tinha que dar um jeito de começar minha vida muito cedo, me casei muito cedo e vocês sabem que a grande maioria das vezes, rádio e mulher não combinam muito...hehehe

Então fui deixando o rádio de lado e me focando nas obrigações antes da diversão,  más tenho muita saudade.

Semana passada que fiz uma plano terra para UHF, para programar e testar um Kenwood do meu cunhado.

Ficou até bonitinha, toda de inox e pequenininha em razão da alta frequência. Só não sei como ficou a ROE porque não tenho medidor. Deve estar uma maravilha 1:50...hehehe

Postado

@cesardelta1,

Na verdade o efeito que ocorre é outro. Veja uma antena quadra-cúbica. Quando ela é apontada para voce, obtem o ganho máximo, cerca de 14 Dbi . Normalmente se usa essa antena com polarização vertical, para fazer DX. Eu usei a polarização Vertical, que por ter um angulo de irradiação muito baixo faz com que a antena seja muito boa para aumentar o alcance local, quase nunca permitindo a reflexão na ionosfera.

Agora, imagine esta antena virada totalmente de lado para você. Na polarização vertical, se a antena fosse perfeita, voce não receberia nenhum sinal dela ! Na prática, conseguia em torno de 20 Dbi de cancelamento.

Por ultimo, eu tinha também uma 5/8 de onda, polarizada na vertical

Se voce transmitisse , e eu recebesse o seu sinal nas duas antenas, seria assim : na 5/8 de onda seu sinal seria S1, se eu apontasse a quadra para voce eu recebia voce com S9, e ainda com muito menos QRM devido à alta direcionalidade da quadra.

Mas se eu virasse a quadra totalmente de lado para voce, seria assim : se na 5/8 seu sinal fosse S9+10 Dbi, na quadra voce chegaria em torno de S1 !!!!!

O que eu fazia era sempre transmitir pela 5/8 , e receber pela quadra, assim caso alguém ficasse querendo interferir, eu apenas ligava o rotor e girava a quadra até o sinal interferente ficar bem menor que o sinal que me interessava !

E a Mac 500B era um foguete.... Aonde eu chegava S1, com ela ligada era S9 .... Imagine quando eu transmitia na quadra com a Mac 500b ligada, era equivalente a transmitir com 15 kw em uma 5/8 , eu me lembro que quando girava a antena com a transmissão ligada, quando a antena apontava para onde estava o meu rádio a fonte simplesmente apagava ! Imagine a quantidade de RF que saia dela !

Naquela época, a gente tinha de construir os equipamentos de teste e medição, tudo era difícil de encontrar e muito caro quando achava.... Hoje tá mais fácil de encontrar isso pronto a um bom custo, pena que a época boa passou....

Se voce gosta de receber sinais, vou te passar um link legal:

http://spectrum.ieee.org/geek-life/hands-on/a-40-softwaredefined-radio

Veja o que é o tal de SDR, e o equipamento necessário para isso é um receptorzinho que custa hoje em torno de US$ 12 no Ebay !!!! E o software é gratuíto !

Paulo

Postado

@cesardelta1,

E a Mac 500B era um foguete.... Aonde eu chegava S1, com ela ligada era S9 .... Imagine quando eu transmitia na quadra com a Mac 500b ligada

Ninguém assistia TV nem ouvia rádio, ainda mais que antigamente as repetidoras de TV eram bem fracas.

Más agora você confundiu o Tico e o Teco (meus dois neurônios)

A quadra cúbica não é de polarização horizontal?

Ela transmite e recebe pelas extremidades (frente e costas) não é?

Por ela ser direcional, se você aponta ela para cima, ela não iria bombardear a ionosfera com toda a potencia aumentando o alcance?

EDIT

Pensando melhor, a quadra irradiaria o sinal em 90º na ionosfera e isso diluiria a irradiação fazendo com que funcionasse como vertical, mesmo atingindo diretamente a ionosfera com toda a potencia.

Ah!! você usava as duas antenas juntas!

Só agora prestei atenção.

@cesardelta1,

Se voce gosta de receber sinais, vou te passar um link legal:

http://spectrum.ieee.org/geek-life/hands-on/a-40-softwaredefined-radio

Veja o que é o tal de SDR, e o equipamento necessário para isso é um receptorzinho que custa hoje em torno de US$ 12 no Ebay !!!! E o software é gratuíto !

Paulo

Caramba Paulo!

Eu aqui todo nostálgico com as lembranças da caixinha preta e a coisa está tão mais avançada hoje em dia. Será que nossos amados transceptores ficaram mais baratos agora?

Creio que se quiserem, um mini scanner com esse chip, teria um preço irrisório.

Vou comprar logo uns dois desse antes que o governo o proíba de entrar no Brasil e baixar logo o software antes que suma da net, sabe como é né? não se pode fazer mais nada nesse país, agora nem educar nossos filhos com um puxão de orelhas a gente pode mais.

Postado

https://www.youtube.com/watch?v=D9k0cSZxt6A

quando é usado a favor do homem  é  show mas quando é usado a serviço do mal  que a coisa  fica feia como  foi  ou esta sendo usado na Russia   no projeto harp manipulação  do clima veja https://www.youtube.com/watch?v=sSK_m3ILvpk

que  com determinados  gases  ou  química é possível uma onda eletromagnética interagir com esses gases e acabar sendo  impulsionada  pra outro lado e até  em purrar  nuvens fazendo  com que  cheguem em outros  países ou  impedindo que  a   cheguem vise e versa

Postado

@circuit e @cesardelta1

Esses testes russos são feitos fazem mais de 20 anos, é um saco, o sinal é muito forte e atrapalha demais.

Quanto à pergunta, a quadra-cúbica pode ser montada tanto com polarização horizontal ( muito mais comum ) , como polarização vertical !!

Basta alimentar ela pela lateral do quadro, e vira vertical. Se alimentar pelo inferior do quadro, vira horizontal !!!!

E na vertical tem essas qualidade fantástica, de quando estiver apontada 90 graus exatos fora de sua direção, ela recebem bem menos que um dipolo, fazendo assim uma excelente defesa contra os petimbadores !!!!!

Porisso que eu utilizava duas antenas. Esqueçe a reflexão, pois as antenas polarizadas na vertical possuem um angulo muito baixo, o que faz com que o alcançe local seja excelente, mas para longa distância é muito raro existirem condições para acontecer a reflexão.

Pode comprar sim esse receptor do SDR, mas escolha bem, porque ele tem de ter um dos dois chips compatíveis !!! Não é qualquer receptor tipo DVB que vai funcionar !

Paulo

• Coordenador
Postado

Estou rachando de rir aqui! de um desmanche de uma forte fonte, o assunto passou para o radioamadorismo, que diga-se de passagem, brinquei muito nos meados dos anos 1977 a 1980! Hehehehe!!!, era muito bom!...

Mas o colega MatheusLPS, esta completamente perdido no assunto, voltem a ajudar ele!...

Matheus, os capacitores, ponte de diodos, transistores, são facilmente reaproveitados, os trafos são mais complicados, talvez você pode guarda-los para uma futura rebobinagem deles para tenções de 12V ou 12+12V 18+18V e por ai vai....

Os medidores analógicos de corrente e tensão, talvez seja interessante você manter o circuitos que eles estão conectados, eles podem te servir futuramente, se você resolver montar sua própria fonte de bancada....

Postado

Estou rachando de rir aqui! de um desmanche de uma forte fonte, o assunto passou para o radioamadorismo, que diga-se de passagem, brinquei muito nos meados dos anos 1977 a 1980! Hehehehe!!!, era muito bom!...

Mas o colega MatheusLPS, esta completamente perdido no assunto, voltem a ajudar ele!...

E eu estou aliviado por você estar achando graça e não dar uma bronca na gente hehehe :looka:

Más todos os moderadores daqui da área de eletrônica são gente boa.

Em todo o caso, o @MatheusLPS já deve ter desmanchando essa fonte porque ela parou de funcionar devido a injestão execiva de alcool.

Observação: na última imagem ele tentou fazer com que parecesse intoxicação acidental pelo spray de cera, e alegou que as garrafas de cerveja eram somente para fins de comparação de tamanho,más foi em vão!

Provas do crime:

post-543152-0-48707600-1402277498.jpg

post-543152-0-42293100-1402277503.jpg

post-543152-0-48174100-1402277514.jpg

post-543152-0-92375600-1402277520.jpg

• Coordenador
Postado

Fique tranquilo colega cesardelta1, observe que as mensagem foram muito instrutivas e com conteúdo interessante, (embora fora do assunto), mas acredito que o colega Matheus esta é tendo muito trabalho para desmanchar essa fonte! Já vi algumas semelhantes (não Siemens), mas montadas Manualmente! que alguns parafusos só se soltavam após aquecimento com maçarico!!!.... Hehehehe!!!...

A propósito!, será que a garrafa atrás da fonte era de água?

post-442138-0-88338300-1402452837_thumb.

Postado

@Bcpetronzio,

Creio que pelo fato de essa fonte ter sofrido durante anos de cirrose hepática, deve ser algum tipo de solução aquosa com açucar, semelhante àquela injetada nos braços de seres humanos internados em coma alcoólica kkkkkkkkk !

Voltando ao assunto, antes de reaproveitar esses capacitores enormes, eles tem de ser bem testados, pois devem ter mais de 30 anos e podem apresentar vazamentos internos por corrosão eletrolítica.

Pessoal, acreditem, vocês não fazem ideia do que é a explosão de um desses capacitores..... Uma vez na linha de montagem da Quasar uma montadora acabou fazendo um curto em um dos diodos da fonte, e o técnico do pré-teste não era muito experiente e esqueceu de colocar o resistor em série para testes.... Um desses capacitores enormes explodiu, fêz um barulho enorme, machucou o rapaz, que teve muita sorte de não estar debruçado no aparelho, e fez um estrago incrível, voou pedacinhos de um tipo de papel, alumínio, algo que parecia um plástico fundido, liquido corrosivo prá tudo que é lado, trincou duas placas de circuito, componentes foram arrancados das placas, fios foram decapados...enfim, eu começei a respeitar muito esses capacitores quando eu ví o estrago que eles fazem !

O transformador deve ser testado e caso ele apresente vibrações um bom banho de verniz resolve.

Pontes retificadoras , diodos, conectores, mostradores, transistores de saída, dá para reaproveitar tranquilamente !

Bcpetronzio, quer dizer que voce deve ter tido o prazer de escutar o famoso AZAMBUJA , dos anos 78-80 ????? Heehh bons tempos mesmo !

Em defesa da falta de foco de quase todo o post, sempre aparecem informações úteis ! Por exemplo, pouca gente sabia que uma antena pode ser usada em várias polarizações diferentes. Uma direcional sempre pode ser montada na horizontal ou na vertical, e com alguns pequenos implementos, pode funcional também em uma polarização cruzada, como as famosas Moonrackers, usadas por alguns afortunados ( em todos os sentidos possíveis da palavra ) radioamadores para fazer comunicação via reflexão lunar, ou reflexão causada por chuva de meteoros.... e já que me lembrei das Moonrackers, vou mostrar algo que deve fazer muita gente achar que é invenção minha !

Creio que muita pouca gente aqui do Fórum sabe que uma missão dos ônibus espaciais foi salva por um radioamador brasileiro, o qual conseguiu manter um link entre a Nasa e a nave espacial durante dias a fio para que a missão não fosse cancelada ?????

http://www.cosmobrain.com.br/cosmoforum2/viewtopic.php?f=3&t=10992

Esse é o Castrinho, ele ganhou uma passagem para conheçer a Nasa, os astronautas, ganhou uma placa de agradecimento da própria Nasa, inclusive Green Card, e tudo pago pelo governo americano !

Alguém aqui realmente imagina que o seu hobby um dia te leve ao auditório da Nasa, ser homenaneado, receber uma salva de palmas de todos, e poder conheçer tudo o que quiser lá ????

Mas isso PODE ACONTECER com a gente, é possível sim !

Houve uma pane grande em um dos rádios do Space Shuttle logo no início da missão, e esse rádio tinha entre as funções especiais fazer a comunicação com um satélite determinado quando a nave estivesse no Hemisfério Sul da Terra. O outro rádio, que permaneceu funcional, não tinha a capacidade de se comunicar com o satélite no Hemisfério Sul ! Sem esse rádio, até a telemetria estava comprometida, e a missão teria de ser encerrada. E justamente neste instante crítico apareceu o Castrinho !!!!

Notem, ele foi O UNICO radioamador no hemisfério sul da Terra a conseguir manter o rastreio do ônibus espacial em um dos jogos de Moonrackers dele, e fazer o link direto com outro satélite da Nasa através de outro jogo de Moonrackers..... E assim a missão de vários dias pôde ser completada ! É ou não é algo fantástico ??? Imaginam o que é ter DOIS conjuntos de antenas direcionais equipadas com computadores, rádios, e com rastreio automático, funcionando como uma estação retransmissora, mantendo não só o link de áudio, mas também um link secundário de DADOS ????

E isso aconteceu 25 anos atrás !

Quem passava na porta da casa dele logo notava as torres com jogos imensos de antenas, conjuntos de 4 direcionais Moonrackers acopladas cofasadas para ter um altíssimo ganho e movidas precisamente por rotores verticais E horizontais de alta potência, controlados por um computador que buscava os dados orbitais de uma BBS nos Usa ...... E o cara tinha DOIS conjuntos desses , quando até hoje é um sonho de quase todo radioamador ter apenas 1 desses....

Quem sabe estas minhas "fugas do assunto principal" não inspirem a juventude de hoje ? Quem sabe se alguém, ao ler isto tudo, não seja "contaminado" pelo vírus de aprender eletrônica, aprender mecânica, aprender sobre rádios, e acaba virando um grande cientista, um excelente professor, ou um respeitado profissional ?

Seria muito bom ver isto acontecer no Brasil, não é ?

Paulo

• Coordenador
Postado

"Caramba", essa do Júnior Torres eu não fiquei sabendo!...  :eek: (Mas também nessa época, eu trabalhava tanto que não tinha tempo de ver TV!)...

Alguns desses desvios de assunto trás muita cultura! KKKKK!!!!

---------------------------------------------------------------

Sobre os capacitores, você tem razão! eu não me atentei para a "idade" deles! tem que realmente testa-los antes de usá-los...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...