Ir ao conteúdo

Existe algum case para multiplicar cabos diversos?

Felipe Y. B.

Posts recomendados

Postado

Olá! Estou com uma dúvida quanto a uma questão simples porém pouco divulgada na web.

Ao trabalhar com cabos diversos, como RCA-Y, P2-RCA, fones de ouvido, etc., quando há a necessidade de uma bifurcação / divisão das vias de um cabo em sua extensão: o que fazer? Como tornar esse serviço mais profissional? Como montar um cabo sem gambiarra, com boa resistência a EMI? 

Desde já, obrigado a todos.

Beat-Audio-Earphone-Cable-A02.jpg

6115-Y-cable-web.jpg

L_1-4(m)_2x1-4(m).jpg

• Coordenador
Postado

Um cabo bem acabado só precisa da habilidade de quem confeccione eles! na net existem inúmeros tipos de cabos "adaptadores"....

Olhe esse exemplo de adaptador para carregador de celulares....

cabo-usb-multi-uso-universal-10-em-1-ada

Postado

Sim sim, com certeza. Eu tenho um desse inclusive..  :lol: 

Minha pergunta vai especificamente a cabos que começam de um jeito, e no meio, continuam de outro. Existe alguma peça (moldura) que permita fazer tais ligações? Exatamente como as molduras dos cabos que eu postei. Inclusive, algumas possuem pequenos circuitos passivos dentro, como volume ou filtros. 

Postado

@Felipe Yoshino,

Isso depende de sua habilidade mesmo. Por exemplo, o cabo da Beats que voce postou, dete ter uma pequena plaquinha com resistor ou capacitor, só que a plaquinha foi colocada dentro de um tipo de tubo plástico duro.

A seguir, usou-se o famoso tubo termo-retrátil, o qual quando aqueçido diminui seu espaço interno, o que acaba fazendo ele se "moldar" .

Quanto a proteção contra EMI, vai ter de fazer uma blindagem metálica no local das conexões... Essa é a parte mais difícil na minha opinião !

Paulo

Postado

Concordando com todo mundo, eu ainda faço uma observação:

Não, não existe esse case para vender. (não que eu saiba)

Como o Paulo disse, tem que usar a  criatividade. E como o @Bcpetronzio disse, o resultado final depende muito da sua criatividade, perfeccionismo  e destreza com as mãos.

Uma vez fiz uma derivação dessas em um cabo de áudio, eu usei um baloom daqueles de antena de TV e cola quente para vedar, encapsulando a emenda.

Más como o Paulo também disse, a parte difícil e chata é fazer a blindagem contra EMI da emenda.

Eu abro a capa mais externa do cabo, abro a malha e coloco-a de lado danificando-a o menos possível, então eu abro a capa do fio interno e estanho a primeira emenda, isolo bem com termo retrátil e/ou fita isolante liquida, depois eu vou espalhando a malha em volta da emenda do fio interno, soldo a malha na malha do cabo derivado e no final enrolo uma tira de papel alumínio em cima da malha, coloco cola quente dentro do case do baloom e fecho tudo.

Depois é só recortar a cola quente fria para dar acabamento.

O mais difícil é fazer isso tudo em um pequeno espaço, para no final a emenda ficar totalmente dentro do ballom, e quando o cabo é estéreo é um pesadelo. :P

Esse tipo de encapsulamento é conhecido em inglê como: technical crap     em Latim como: Malis necessárius

Em Português: recurso técnico

Gambiarra Rules!!! :joia:

Postado

Suspeitei desde o princípio.

Bom, só acho que o cara que conseguir fazer esse "tubo" e comercializar, vai se dar bem.

Quanto a essa da fita isolante líquida, eu nunca havia ouvido falar... Onde encontro?

Postado

Suspeitei desde o princípio.

Bom, só acho que o cara que conseguir fazer esse "tubo" e comercializar, vai se dar bem.

Quanto a essa da fita isolante líquida, eu nunca havia ouvido falar... Onde encontro?

Em casa de materiais elétrico (lojas grandes) e em algumas casas de eletrônicas e na net.

Se for comprar, compre embalagem pequena (bisnaga) pois ela é meio cara e rende bem.

http://lista.mercadolivre.com.br/fita-isolante-liquida_DisplayType_G

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...