Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, tenho uma bateria de chumbo-acido que me quebrava um galho, mas de tanto usar, a carga dela agora está bem baixa...

Que tipo de circuito posso usar para recarregar uma bateria desse tipo ? Ah ! É possível usar um carregador de notebook com algum circuito externo ? 

Datasheet da bateria : http://www.yuasaeurope.com/images/uploads/uk/downloads/datasheets/REW/REW45-12_UK.pdf

Especificações : 12V, 45W

Pesquisei algo a respeito na internet, mas devido a algumas experiências passadas meio ruins com circuitos que não funcionam, preferi perguntar pro pessoal que realmente entende. Como estou meio enferrujado e nunca mexi com recarga desse tipo de bateria, tenho medo de fazer alguma besteira.

Abraço !

Gustavo Soares

Obs: Puxa, agora que criei o tópico que vi o erro macabro: Acido ! auhauhuhaha, desculpa aí pessoal, não era a intenção judiar do português ! Kkkk

Postado

Eu também nunca consegui fazer esses circuitos de recarga com SCR funcionar, então não posso te indicar um esquemático.

A carga correta para uma bateria é de 1,5v (máx. 2v) a cima de sua tensão nominal e corrente de 10% da corrente/h nominal

Ex: Para sua bateria de 12v x 8Ah o carregador tem que entregar uma tensão de 13,5v e corrente máxima de 800mA

Se você puder ficar de babá dessa bateria enquanto ela carrega, use uma fonte de 13,5v no máximo 14v x 1A e deixe-a carregando por umas 10 horas

ou uma fonte de 2A por 5 horas, mais que 2A eu não recomendo.

Fontes de 12v não carregam baterias de 12v.

• Curtir 1
Postado

Entendi ! E olha que sorte, eu nem sabia que tinha fonte acima de 12v aqui, mas procurando agora e achei uma regulável que vai até 30v, corrente máx de 500mA.

Vou colocá-la em 13,5v e deixá-la carregando a bateria por umas 10h, como disse.

Ah, só uma dúvida .. Devo ligar a fonte direto na bateria, certo ? E se de repente eu acabar deixando mais tempo que o suficiente, o que pode acontecer ?

Obrigado, Cesar ! Abraço

Postado

A 13.5V pode deixar o tempo que quiser rsrsrsr.

Os no-breaks APC, aqueles do modelo Back ES ups 600, usa justamente 13,5V direto. A baterias deles são as que mais duram.

Duram de 3 a 4 anos.

É regulado pela temperatura rsrsrs.

É 13,5V com temperatura em 30 graus.

Com temperatura de 15 graus a tensão já fica em 13,8.

Eu até peguei um destes que estava com o sensor de temperatura ruim, dai a tensão da bateria ficava em 13,2V por bateria.

Este já funcionava com duas baterias em série. Por causa da tensão baixa, os elementos internos da bateria se desequilibravam rsrsrs Dái que vem a expressão tensão de equalização. 

Uma bateria ficava com tensão maior que 13,2 e a outra ficava com tensão menor que 13,2. Aí o no-break voltava na garantia sinalizando bateria ruim.

Eu enganei o sensor do no-break:

Calculei um divisor de tensão que mandava uma amostra para o circuito de monitoramento de temperatura, que fazia o no-break entender que a temperatura da bateria estava em uns 15 graus. Daí o carregar em fim mandava 13,8V por bateria. Total de 27,7V.

O no-break nunca mais voltou na garantia.

• Curtir 3
Postado

@albert_emule,

Aproveitando tua experiência com os no-breaks, qual voce recomenda hoje ? Tenho um APC meio antigo, já troquei a bateria dele uma vez, mas a nova não chegou a completar um ano e já abriu o bico.... Pensei em comprar um novo, mas que a bateria realmente dure bastante !

Paulo

Postado

Os APC são um dos melhores pois o carregador da bateria é inteligente, flutuante em função da temperatura.

Porém só os fabricados lá fora é que prestam. Os fabricados aqui no brasil não prestam. 

Eles compraram a fábrica que antes era Microsol. Continua a mesma porcaria, mesmo com o nome APC.

Veja. Este é o que presta.

apc_be600p-br_1.jpg

Eles tem modelos que vão até uns 10000 Va.

São no-breaks que duram.

O problema é a assistência técnica que é ruim.

Me diga o modelo do seu. Alguns depois de muito tempo de uso adquire resistência série elevada no capacitor de filtro do carregador de bateria. Isso acaba comprometendo o funcionamento. Geralmente é um capacitor de 10 a 25uf por 400V da fonte chaveada.

Outro problema é usar bateria barata.

As baterias boas são YUASA, Long, battery, CSB battery. As que no momento. Todas muito mais caras. 

Postado

Opa, valeu de novo pessoal !  :D

Legal Albert ! Nem fazia ideia que funcionavam deste modo.

As baterias boas são YUASA, Long, battery, CSB battery. As que no momento. Todas muito mais caras.

kkkkkkkkk, essa YUASA que tenho peguei lá na casa do meu tio, ele disse que eu podia mexer lá nas sucatas que ele guarda e pegar o que quisesse ! Dei sorte achando essa bateria e alguns trafos, creio que realmente se fosse comprar seria um pouquinho salgado. O trafo que achei usei esses tempos atrás, 24V por 5A, esse já sei que não é tão baratinho, mas da bateria não sabia.

Abraço, pessoal !

Gustavo Soares

Postado

Opa, valeu de novo pessoal !  :D

Legal Albert ! Nem fazia ideia que funcionavam deste modo.

kkkkkkkkk, essa YUASA que tenho peguei lá na casa do meu tio, ele disse que eu podia mexer lá nas sucatas que ele guarda e pegar o que quisesse ! Dei sorte achando essa bateria e alguns trafos, creio que realmente se fosse comprar seria um pouquinho salgado. O trafo que achei usei esses tempos atrás, 24V por 5A, esse já sei que não é tão baratinho, mas da bateria não sabia.

Abraço, pessoal !

Gustavo Soares

Queria ter um tio desse!

Quando era adolescente ninguém deixava eu entrar no quartinho de bagunça deles hahaha

Postado

kkkkkkkkkkkk, te digo, é bom mesmo !

Ele tem vários cursos como eletricista e técnico em eletroeletrônica. Agora ele trabalha no setor de manutenção de uma empresa, e o que não vai ter jeito de consertar, ao invés de jogar fora ele trás pra casa ! Como ele não tem mais tempo e nem paciência de ver uma pilha de sucata lá, ele sempre pega aquelas caixas de cesta básica, enche de componente e dá pra mim quando vou lá ! Então tenho muuuuuuuuuuuita tranqueira aqui, hehe, infelizmente a maioria dos componentes vem queimado ou é SMD, mas algumas coisas dá pra reaproveitar.

Postado

Os APC são um dos melhores pois o carregador da bateria é inteligente, flutuante em função da temperatura.

Porém só os fabricados lá fora é que prestam. Os fabricados aqui no brasil não prestam. 

Eles compraram a fábrica que antes era Microsol. Continua a mesma porcaria, mesmo com o nome APC.

Veja. Este é o que presta.

apc_be600p-br_1.jpg

Eles tem modelos que vão até uns 10000 Va.

São no-breaks que duram.

O problema é a assistência técnica que é ruim.

Me diga o modelo do seu. Alguns depois de muito tempo de uso adquire resistência série elevada no capacitor de filtro do carregador de bateria. Isso acaba comprometendo o funcionamento. Geralmente é um capacitor de 10 a 25uf por 400V da fonte chaveada.

Outro problema é usar bateria barata.

Albert, o que acha dessa bateria da moura ?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-561800656-bateria-moura-estacionaria-12v-7a-vrla-p-no-breack-alarme-_JM

Postado

Nunca usei e não posso opinar rsrsrs

Mas posso lhe adiantar que toda bateria de marca brasileira deste tipo que já tentei usar saiu barata e me custou cara rsrsrs.

Infelizmente os chineses detêm a tecnologia das melhores baterias. Eles são avançados nisso.

• 7 meses depois...
Postado

Ola amigos ......Tenho um nobreak Apc sua 750 UPS o qual usa duas baterias de 12V em série gerando 24V , a questão é que quero comprar mais duas baterias de 12v 9Ah e ligar elas como se fosse um banco , só que o nobreak não tem conexão para bateria auxiliar. Mais penso em ligar junto ao cabo das originais.   abraço amigos

Postado

1º- Corre risco do no-break identificar bateria ruim, por causa do aumento da capacidade e demora na carga que antes não tinha.

2º- Se funcionar, correr risco do no-break super aquecer numa eventual falta de energia, pois os elementos internos de potência, não foram calculados para manter a mesma potência por um tempo dobrado. 

3º- Se ainda assim tudo funcionar, irá demorar o dobro do tempo para a bateria recarregar.

• 3 meses depois...
Postado

não pude deixar de reparar que o amigo acima tem um problema com baterias do tipo selada... 

bom, vamos lá... a bateria selada, tem a mesma configuração da bateria de carro, ou seja "chumbo-ácido" que tende com o tempo a perder a água do seu interior por causa da eletrólise da tensão que entra pelos seus eletrodos, isso é fato! quanto mais lenta é a carga desse tipo de bateria, maior é sua vida útil, se você tem o costume de carregá-las com altas correntes e tensão muito acima do seu valor nominal de carga, e provável que ela já esteja quase sem água, você tem duas possibilidades:

1 -   comprar uma nova.

2 - desmontar a tampa dela tirar as borrachas que vedam o compartimento do ácido e colocar água destilada!!!!! 

o segundo procedimento há de dar uma sobrevida à sua bateria, desde que os eletrodos internos não esteja desgastados em demasia, faço isso de vez em quanto no meu no breake, pois quando dá pau na bateria, nunca to com grana disponível pra comprar outra de imediato, e com isso ganho alguns meses, mas não se iluda, se não tiver a mistura correta de água destilada e acido lá dentro, pode ser que ela não fique tão boa quanto antes.

as baterias desse tipo devem ser preferivelmente carregadas com 13,2 V e com o minimo de corrente, afim de evitar desgaste precoce dos eletrodos, mas como falou o amigo acima, qualquer coisa até 10% do valor nominal de carga dela está valendo.

espero ter ajudado boa sorte!!!

• 2 semanas depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!