Ir ao conteúdo

Problemas no boot do XP

fberetta

Posts recomendados

Postado

Boa tarde pessoal, 

Estou com um problema na inicialização do meu XP. Vou descrever como avacalhei o sistema.

Instalei o Fedora, pra ter dois sistemas operacionais no meu PC e, quando fui voltar atrás, usei o EasyBCD pra apagar as partições do Linux e expandir as do Windows.

Foi a partir daí que, por alguma barbeiragem que fiz entre o EasyBCD e o Gerenciador de Discos do XP, o sistema não é mais reconhecido, dando uma mensagem do grub.

Com um disco de instalação (no meu caso um flash drive), tentei o Console de Recuperação pra rodar o fixmbr e o fixboot. Sem sucesso. 

Tentei ainda o chkdsk, mas novamente nada foi encontrado (nenhum Windows reconhecido).

Também tentei reinstalar o XP, mesmo que perdendo os arquivos, mas nenhuma partição aceita a instalação. 

Entretanto, se eu inicializar pelo disco, o Windows roda normalmente, com todos os meus arquivos intactos! 

Por favor, alguma dica de como eu devo proceder pra recuperar a inicialização? Parece que o estrago foi razoável, não?

Obrigado.

FB

Postado

Obrigado Arley.

Mas nem isso eu consigo.

Quando tento formatar com o disco de inicialização, ele não consegue nem acessar a partição a ser apagada e sobrescrita. 

Aliás, não tenho acesso nem ao DOS.

Só se eu iniciar pelo disco, daí consigo entrar até no XP. Sei que é confuso, mas é exatamente o que acontece. 

Postado

Se possível, instale como segundo HD em outro PC e tente salva seus arquivos, depois click com o botão direito em cima da partição com o xp instalado e vá em formatar, depois de formatado coloque de volta no seu PC e tente reinstalar o xp.

Postado

Nada feito.

Agora terminei de estragar o brinquedo. 

Tirei o HD, formatei como externo em outro computador e agora o instalador do XP nao reconhece o disco. 

Seria por que formatei por um 64 bits, mesmo usando FAT32?

Ideias?

Postado

Nada feito.

Agora terminei de estragar o brinquedo. 

Tirei o HD, formatei como externo em outro computador e agora o instalador do XP nao reconhece o disco. 

Seria por que formatei por um 64 bits, mesmo usando FAT32?

Ideias?

Você tem que formatar em NTFS, para dar certo.

Postado

Nenhum dos dois funciona. Algum tamanho específico pra unidade de alicacao? Estou usando o que ele chama de padrão.  

"Alocacao", desculpa

Postado

Obrigado Arley.

Mas nem isso eu consigo.

Quando tento formatar com o disco de inicialização, ele não consegue nem acessar a partição a ser apagada e sobrescrita. 

Aliás, não tenho acesso nem ao DOS.

Só se eu iniciar pelo disco, daí consigo entrar até no XP. Sei que é confuso, mas é exatamente o que acontece. 

Para entrar no DOS use outro pc, entre pelo CMD;

O setup reconhece o HD?

Postado

Consegui formatar e fazer com que o computador reconhecesse o HD. Isso é por que estou tentando instalar o XP num HD SATA, daí as configurações precisam ser mudadas no boot. 

Agora me surgiu outro pepino: a instalação não conclui por algum motivo obscuro, com a mensagem abaixo.

STOP: c0000135 {Nao foi possvel localizar componente}

Este aplicativo não pôde ser iniciado porque não foi encontrado api-ms-win-core-rtlsupport-l1-2-0.dll. A reinstalação do aplicativo pode corrigir o problema.

A instalação para e a mensagem fica na tela pra sempre. 

Sugestões?

Postado

Consegui formatar e fazer com que o computador reconhecesse o HD. Isso é por que estou tentando instalar o XP num HD SATA, daí as configurações precisam ser mudadas no boot. 

Agora me surgiu outro pepino: a instalação não conclui por algum motivo obscuro, com a mensagem abaixo.

STOP: c0000135 {Nao foi possvel localizar componente}

Este aplicativo não pôde ser iniciado porque não foi encontrado api-ms-win-core-rtlsupport-l1-2-0.dll. A reinstalação do aplicativo pode corrigir o problema.

A instalação para e a mensagem fica na tela pra sempre. 

Sugestões?

Baixe o programa HDTune, Instale seu HD como segundo HD e execute o programa, na aba "Healt", verifique as condições atuais do seu HD, isso pode ser erro de leitura de um HD com problemas.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...