Ir ao conteúdo

Código morse com display de 7 seguimentos

iurimd19

Posts recomendados

Postado

Olá galera sou novo por aqui, preciso de uma ajuda. Preciso fazer um circuito com codigo morse com um display de 7 segmentos, de modo que, quando eu pressione o botão (push boton) uma vez saia ponto, e quando eu pressione duas vezes saia traço exemplo: 

A = .-

B= -...

Bem, para evitar redundâncias talvez, ja estou na metade do ciruito, estou usando os CI's 555 e 4017, porém preciso de um delay na saída do 4017 para ter a distinção entre 1 e 2 pulsos, não consegui mandar o video para esse tópico, mas quem tiver alguma noção de como fazer eu posso mandar o video por email.

Grato desde já.

Postado

Olá galera sou novo por aqui, preciso de uma ajuda. Preciso fazer um circuito com codigo morse com um display de 7 segmentos, de modo que, quando eu pressione o botão (push boton) uma vez saia ponto, e quando eu pressione duas vezes saia traço exemplo: 

A = .-

B= -...

Bem, para evitar redundâncias talvez, ja estou na metade do ciruito, estou usando os CI's 555 e 4017, porém preciso de um delay na saída do 4017 para ter a distinção entre 1 e 2 pulsos, não consegui mandar o video para esse tópico, mas quem tiver alguma noção de como fazer eu posso mandar o video por email.

Grato desde já.

não sei  mas me deu a impressão que     com  dois toque  vai  embaralhar o  código  morse todo o que   na realidade teria que   fazer   um toque  escreve um ponto e  segura um pouquinho escreve um traço padrão internacional   mas  vou  ver se ajudo     na saída  do cd4017  você  pode acrescentar   diodos   na sequencia  e determinar  o tempo destas saídas   compreendi?

Postado

Não compreendi, desculpe.. como eu vou conseguir determinar o tempo com os diodos ? Bem no inicio eu tentei fazer assim como você disse, mas meu professor falou que queria apenas dessa forma com um e dois clicks. Posso ti mandar o circuito que eu montei ? tô fazendo no Protheus 8.1

Postado

seria legal  postar por aqui  mesmo  pra todos ajudarem !

amanha  posto  o circuito  que sugeri  com cd4017 

se tiver duvida de postar por aqui  é só  dizer

Postado

Bem no inicio eu tentei fazer assim como você disse, mas meu professor falou que queria apenas dessa forma com um e dois clicks.

Isso que eu adoro no ensino de qualquer tipo de matéria no Brasil! 

O professor exige que o trabalho seja feito errado.

A não ser que ele tenha uma justificativa didática muito boa, isso chega a ser um desrespeito com o primeiro meio de telecomunicação, o precursor da telecomunicação moderna.

Podem achar que estou sendo exagerado, mas minha esposa é mestre e doutorando, então eu tenho exemplos de exigências fora de contexto da sua banca de professores, exigências essas que inclusive minha esposa defende ferrenhamente.

(deve ser mau de professor)

Outro exemplo: um dia meu sobrinho de 10(dez) anos chegou chateado da escola, reclamando que sua professora de ciências tentava explicar a outro aluno, porque a água do mar quando evapora não forma nuvens de chuva salgada.

Ela respondeu ao aluno que nem os cientistas sabem porque.

Prontamente meu sobrinho diz: "por que a o sal não evapora, só a água"

A professora então deu-lhe uma bronca dizendo que ele era somente uma criança, e queria saber mais que a professora? Mais que os cientista?

Me revolta a qualidade de ensino no Brasil hoje em dia, eles realmente acham que "o povo" só precisa de pão e circo.

Postado

O led é pra indicar o momento em que pode aperta o botão, tô usando o 555 para resetar o 4017. Resumindo, para ir pro traço eu tenho que passar pelo ponto, entendeu ? rs', tô começando agora, releve alguns erros no meu projeto.

post-726600-0-49384900-1402707681_thumb.

Postado

no meu circuito os diodos estão ligados em  cada saida  e direcionando  cada uma  para o mesmo Led  com isso  na sequencia consegue  deixar  o Led maior  tempo ligado veja que o outro  Led o Led  esta ligado apenas uma saída   e  desta  forma  consegue  ligar  mas rapidamente   entendeu?

quanto mais  saídas estiver    ligado  no Led 1   maior será o tempo para o Led  se apagar

Postado

Não , não entendi... bem, pensei em usar um 555 em cada saída.. só que preciso que ele demore uns 2 segundos para mandar o primeiro pulso de clock. Sabe como fazer ? pesquisei mais não achei.

Postado

Pelo que eu pude analisar no seu circuito, se você tirar os diodos, o circuito vai funcionar do mesmo jeito. Pelo menos eu entendi assim,  

Postado

não não  como   eu disse  o led permanece maior tempo aceso   se maior numero de saidas  estiver  ligado  a ele    mas  as saídas  deve esta  na sequencia como   foi feito no meu circuito   não se  engane   monte meu circuito  que dará certo ou  faça  o teste  no isis   ou  em um protobord e vera que  meu circuito  mantém o  led aceso  o tempo  que precisar   basta  adicionar   maior numero de portas a ele eu mesmo   montei e testei  no isis  e  funciona  perfeitamente   depois tera  somente que acoplar o seu circuito ao meu

Postado

Acho que entendi kkkk, consegui termina o circuito man mais tarde eu posto a imagem aqui rs', usei duas portas XOR e dois lm 555 na nas respectivas saidas do 4017

Postado

Colega Iuri, quais são as exigências do seu professor? Quais componentes são exigidos por ele? 
Posso pensar na solução para o seu caso, mas primeiro preciso saber algumas coisas (por favor, responda todas):

1-O display deve permanecer indicando o último valor por quanto tempo? 

2-Quando você não aperta o botão por um longo período de tempo, o display deve se apagar?

3-Como é identificado pelo usuário uma sequência seguida de dois pontos?

4-Como é identificado pelo usuário uma sequência seguida de dois traços?

5- Enquanto o usuário pressiona o botão, o display atualiza imediatamente, ou aguarda a possibilidade de ser um duplo pulso? 

Postado

Felipe, respondendo suas perguntas - ou tentando- ...

1- uns 2 segundos e depois apagar.

2- o circuito deve funcionar atraves de pulsos. Pelo circuito que desenvolvi mesmo se voce aperta apenas uma vez e segurar por um longo tempo vai contar como um unico pulso.

3-o usario aperta uma vez, tem um 555 que de 6 em 6 segundos ele reseta, e depois aperta uma vez de novo.

4- da mesma forma que expliquei na 3

5- O display aguarda 2 segundos para um possivel segundo pulso.

ai as imagens

agora eu tenho que trabalhar em cima desse reset do 4017, pois o professor nao quer que LED fique indicando o momento em que e para digitar. Sou aluno da Unifacs- feira de santana

post-726600-0-92234200-1403876249_thumb.

post-726600-0-85094500-1403876889.jpg

Postado

creio que agora  depois de tantas perguntas  e tantas respostas  certinho  será solucionado o problema iurimd19 o membro Felipe foi  bem  mas elaborado e  exato nas perguntas e eficiente     vamos aguardar o retorno dele !

Postado

Desculpem a demora. Estive trabalhando demais essa semana e acabei abandonando a minha vida social :(
Vou começar a elaborar algo, e posto ainda hoje.

Colega Iuri

Fiz um esboço do circuito que já funciona.

Usei dois temporizadores 555 em modo monoestável. Primeiro deve entender a lógica, para depois entender o circuito (é assim que se projeta circuitos digitais).

Lógica:

Apertar um botão, e este ser o gatilho de disparo de contadores e temporizadores. A partir daí, é automático.
Por que dois temporizadores? Porque a lógica funciona com dois tempos diferentes: 2 segundos e 6 segundos.
Onde: 2 segundos é o tempo de atraso (delay) para ligar o display e mostrar o status do circuito atual.
6 segundos é o tempo para resetar o circuito e voltar à estaca zero.

Pois bem, percebido isso, partiremos para o hardware.

Ao apertar um botão, este dispara os dois temporizadores simultaneamente com nível lógico 0, e também dá um pulso de clock no contador na borda de subida (ao voltar para 1 quando o botão é solto), que sempre vai ocorrer após o disparo dos multivibradores, evitando conflitos.

Os segmentos do display estão ligados às saídas 1 e 2 do contador. O display recebe a polaridade no segmento correspondente, mas nunca mostrará até que o temporizador de 2 segundos ligue o display através do transistor NPN,

Quando o temporizador de 2 segundos voltar ao estado inicial (nível lógico 0 na saída (pino 03)), o display ligará exibindo o valor que estará recebendo do contador (1 ou 2).
Tudo continuará como está até que o segundo temporizador de 6 segundos volte ao estado de repouso, e ative a saída da porta NOT inversora (U7), resetando o contador. A partir daí, o contador passará a ligar somente a saída 0, que está ligada ao led verde "ready", indicando que o ciclo lógico recomeçou. Este led pode ser retirado do circuito, caso seu professor ache impertinente.

Qualquer outra dúvida, estou aqui para esclarecer.

aamqk.jpg

qb02.jpg

tx9xy.jpg

Um abraço.

Felipe Yoshino

Postado

A = .-

B= -...

segundo a lógica que  foi  feita  pelo membro Felipe     esta  correta   achei  muito maneiro  e  reproduzi  aqui  no isis    e esta de acordo  com o pedido  do autor a menos que  seja digitado muito rápido mas  creio que  com alguns ajuste  de capacitor  ou coisa parecida resolva espero que  não se  enrole  iurim19  pois de acordo  com o padrão   do código  morse  um toc  escreve  um ponto e segura  por um breve período  escreve um traço diferente  do que  foi pedido  que  dois  toc escreve  um traço mas se for isso mesmo que queres esta  pronto graças  ao membro Felip

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...