Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Ola, eu preciso criar um modelo de placa fotovoltaica no proteus, para poder simular meu algoritimo de mppt, alguem sabe como eu posso criar ou aonde eu posso achar um modelo do proteus para realizar essa simulação? obrigado.

Postado

Use uma bateria para simular esse célula fotovoltaica...

Obrigado a todos, eu preciso desse modelo para simular meu projeto de mppt, então eu preciso de um modelo que reaja como uma placa real, aphwak, o circuito da placa solar é simples 

http://e-lee.ist.utl.pt/realisations/EnergiesRenouvelables/FiliereSolaire/PanneauxPhotovoltaiques/Cellule/Modele.htm

é como definido aqui, é uma fonte de corrente, um diodo e 2 resitores, porém a corrente do diodo tem que variar de acordo com a formula... eu gostaria de implementar este circuito no proteus...

Não há ninguem aqui com esse conheimento?

Postado

@ratu123,

Nem aqui, e nem na Labcenter.... Eu tenho o Proteus 8 oficial , olhei o Fórum dos usuários, e tem mais gente que quis fazer exatamente o que voce está querendo. Mas não ví nenhuma solução.

Sugiro voce implementar com uma fonte de corrente ajustável por um potênciometro, e alimentar o modelo utilizado com ela. Pelo que eu entendí, voce não precisa fazer fórmula nenhuma, o próprio modelo do circuito equivalente com diodo já gera a variação que voce quer, desde que voce altere o valor da corrente de saturação do diodo conforme a célula que voce está utilizando.

Repare que eu te passei algum sites onde o pessoal simulou o funcionamento do conversor com o Proteus, mas no que se refere à cèlula solar eles simplesmente passaram por cima...

Paulo

• Curtir 1
Postado

pois é, eu gostaria de simular meu projeto inteiro no proteus, gostaria de uma modelo que reagisse ao meu circuito de mppt da mesma forma que a placa real reagiria. Vou continuar tentando, qualquer coisa dou uma resposta aqui. Grato pela ajuda de todos.

Postado

Àphawk, voce saberia como eu alteraria essa corrente de saturação?

Ja achei, precisa colocar o diodo que esta na biblioteca model primitives

Postado

@aphawk

Lembrei aqui. Você chegou a ver lá com o povo da Labcenter o esquema de acesso ao SDK? Talvez com isso poderemos evoluir no programa. Se eles tiverem alguma documentação de utilização junto do SDK, melhor ainda....

Falou

Postado

@ratu123

Fonte de corrente de até quantos amperes e ela será controlada por quem? Tensão (Transcondutância) ? Corrente? 

Seria uma fonte de corrente real ou apenas para simulação da sua célula?

Falou

• 1 ano depois...
Postado

Boa tarde galera.

Sei que o tópico é bem antigo mas é exatamente o problema que estou enfrentando agora.

Estou precisando simular o PV no proteus para um projeto de MPPT. 

Vocês conseguiram algum resultado? Se sim poderia me explicar como foi feito por favor? 

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...