Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Mercado Nacional de fontes para PC - Veja mais uma falcatrua


Posts recomendados

  • Membro VIP

Resolvi escrever esse tópico pois não foi uma nem duas vezes nem três que tive de responder a essa exata mesma questão, em diferentes fóruns...

 

É de largo conhecido que o comprador em geral, que pretende montar um PC, pouco sabe acerca da demanda da config que montará, e, no tocante a fonte fica patente que ele acha que vai necessitar de 500 ou mais Watts de potência, quando na verdade a maior parte das configs demanda não mais de 300 a 350 Watts e qualquer fonte de 430 Watts resolveria o seu problema, com folga ainda.

 

Tenho visto muita gente falar da fonte Cooler Master RS550-PCARN1 alegando tê-la encontrado por um bom preço..

Site do fabricante da citada fonte: http://www.coolermaster.com/product/Detail_print/powersupply/office-home-elite-power/elite-power-v2-550w.html

Na maioria das vezes o pessoal até cita que sabe que uma fonte de 400 Watts até atenderia sua config mas essa de 550 Watts talvez lhe atendesse melhor e seria providencial em uma expansão futura.

 

 

Resolvi ver essa realidade de perto, não só do ponto de vista das características técnicas bem como da questão preço..

 

Bem, vejamos  uma comparação dessa fonte com uma fonte que avalio ser o melhor custo benefício na faixa de 400 a 500 Watts, que é a Corsair CX430 da nova série Bronze..

Olhe ai a comparação das etiquetas de ambas as fontes e constate que ambas entregam a exata mesma potência na linha de 12 Volts, que é de onde o PC tira 90% ou mais da energia de que precisa. É pois a mais importante linha de tensão:

 

ComparaCorsairCX430comCoolerMasterFonteC

Dá para ver ai que ambas entregam exatos 384 Watts na sua linha de 12 Volts, com uma diferença a favor da CX430, que disponibiliza essa potência em uma só linha de 12 Volts enquanto a Cooler Master o faz em duas linhas, numa visão antiga e nem mais usada..

Até aqui estamos falando de uma promessa de uma mesma entrega de potência na linha de 12 Volts com uma certa vantagem para a CX430 por disponibilizar isso em uma só linha de distribuição..

A outra dedução  óbvia é de que a fonte da Cooler Master, de modo algum deveria ser classificada como uma fonte de 550 Watts mas sim de 430 Watts, pelo que entrega em 12 Volts...  Portanto esses 550 Watts de seu nome de sua promessa é puro bolodório, papo furado, para enganar incauto (ou trouxas, que se deixam levar pelo nominho da fonte)..

Vejamos os preços, em uma mesma loja, independente se boa ou ruim se confiável ou não. A primeira que encontrei que tinha ambas as fontes foi a escolhida. Veja ai:

Comparac3270a3030odeprec3270oCorsairCX43

Referência de onde foram retirados os preços:

http://plugador.com.br/fonte-atx-430w-realcx43080-plus-bronzecp-9020046-ww-2581.html

http://plugador.com.br/fonte-atx-550w-realelite-power-v2rs550-pcarn1-br-4342.html

 

Ai já dá de ver que a fonte da Cooler Master, a pior até o momento, consegue ser maios cara em R$ 11,11 , ou seja, coisa de 7% mais cara..

 

Vejamos outras características de cada uma das fontes, para finalizar a análise.

- Alimentação: PFC ativo na CX430 e sem PFC ativo na RS550-PCARN1 (usa a decrépita chavinha seletora de tensão)

- Eficiência: Maior que 82% na CX430 e maior que 75% na RS550-PCARN1

- Homologação no Programa 80 Plus para a CX430 (Selo Bronze) e sem homologação na RS550-PCARN1

 

Poderia ir até mais longe ainda mas acho que basta para mostrar que até as marcas que parecem ser boas, como a Cooler Master tem verdadeiras porcarias, mentirosas em sua potência, arcaicas em sua topologia a disposição no mercado..

 

Olho vivo portanto.. Sempre que puderes dê uma olhada antes de comprar na etiqueta da fonte e repara o quanto ela pode ou promete entregar na linha de 12 Volts... Essa deve ser o verdadeiro foco do ponto de vista da potência da fonte..

 

Uma dica sempre útil ai:  10 dicas para fugir de uma fonte ruim, genérica ou de potência desconhecida     

 

 

  • Curtir 9
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Cara se nao for problema, se puder me passar uns posts falando de estabilizadores, os motivos pra nao usar e tal porque ja uso faz tempo e nao sabia desse detalhe de que pode prejudicar o pc tanto é q na maioria dos lugares que eu vou ainda usam o estabilizador normalmente ou seja essa é uma novidade pra mim sei que teu post fala de outra coisa mas se puder me ajudar agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara se nao for problema, se puder me passar uns posts falando de estabilizadores, os motivos pra nao usar e tal porque ja uso faz tempo e nao sabia desse detalhe de que pode prejudicar o pc tanto é q na maioria dos lugares que eu vou ainda usam o estabilizador normalmente ou seja essa é uma novidade pra mim sei que teu post fala de outra coisa mas se puder me ajudar agradeço.

 

Razões pelas quais os estabilizadores atrapalham a fonte do PC.

 

Existe risco de ligar o PC direto na tomada?

 

Correção do Fator de Potência (PFC) – Uma visão clara

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hoje em dia uma fonte que não tem selo 80 plus deve ser descartada da lista de compras direto , o selo 80 plus já não garante grandes coisas imagina sem . lembrem que a cooler master revende também produtos bons com boa garantia , e produtos muito ruins como este . acredito que estes produtos não são mais fabricados são sobras que a cooler master despeja no brasil por que a maioria dos brasileiros querem ter dentro do gabinete alguma coisa escrito 500 wats reais .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que poderia incluir na lista, essas novas fontes da Zalman, que nada lembram as boas fontes que essa marca fazia no passado

Zalman ZM500-GS - Entrega 500 Watts, ao custo das saídas ficarem fora da especificação ATX. Eficiência sempre abaixo dos 80%

Zalman ZM500-GT - Fonte de 400 Watts, rotulada como de 500 Watts. 

http://uk.hardware.info/reviews/4107/6/zalman-zm500-gs--zm500-gt-psu-review-capacity-and-voltages
 

 

Engraçado que a mais cara foi pior que a mais barata..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...