Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Motor Portão Basculante


spnSpawn
Ir à solução Resolvido por spnSpawn,

Posts recomendados

Adquiri um motor basculante PPA modelo BV Levante... instalei a parte mecânica tudo direitinho, respeitando as dicas de distâncias como consta no manual técnico.

O problema veio na hora de ligar ele... pedi em 220V. O jumper já veio pronto e tal. Liguei as duas fases do cabo do motor na placa que vieram desconectadas e liguei o motor na rede elétrica. Ele deu um pequeno pulso, girando poucos graus... até aí normal...

O motor não responde a nenhum comando do controle. Tudo ligado certinho... foto-célula (de uso obrigatório) e tal.

Pensei então em restaurar os padrões de fábrica e reprogramar os controles né...

Colocando o jumper PROG para entrar em modo de programação, o manual manda pressionar o botão CMD- uma vez e o GRV+ uma vez também. Diz que o led deverá ficar aceso... eu posso fazer de TUDO, qualquer tipo de comando, seja pra restaurar padrão de fábrica, seja pra cadastrar controle, altrar tempo de luz de garagem, QUALQUER COISA que a central não responde como deveria. O led não acende nem a pau... só pisca se ficar segurando o CMD- por uns 3 segundos. Mas sobre isso não consta nada no manual.

Pensei de cara que veio com defeito... mas lembrei que pode ter alguma proteção que apenas técnicos sabem como "desbloquear" o motor de fábrica para fazer qualquer operação com ele, visto que eles dizem em toda parte no manual, no site em que comprei (inclusive vem um lembrete), etc. que a instalação só deverá ser feita por um técnico.

Sabem de alguma coisa, amigos? Será defeito mesmo?

Muito obrigado!

 

LINK DO MANUAL TÉCNICO: http://www.ppa.com.br/img/produtos/33/Manual_Tecnico_Levante_Digital.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O motor não gira pra nenhum dos lados? porque se ele girou só para o lado de abre, então você instalou a foto-célula errado ou ela tá com defeito.

Tente acionar o motor com o botão manual. Consulte aí que tem um borne de botão, fecha ele com o GND. Isso tem que funcionar.

Quando você apertar o botão tente escutar o barulho dos relés atracando, se fizer barulho e o motor não rodar, então o problema é o motor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então amigo... Digo que quando pressionou o controle o motor de forma geral (central + motor) não respondem. Como se o controle não estivesse configurado. O led que indica recepção de dados (led SN) não acende. O motor não responde para nenhum dos lados como se estivesse desligado da energia. Se jumpear PROG e dar os comandos de programação, seja o qual for, ele não responde a nenhum... A placa esta energizada pois como falei se segurar CMD- apertado o led começa a piscar. Porém esse não é um procedimento pra configuração. Tipo se o led não piscasse fazendo o que eu falei, eu diria que a placa estava morta. O motor apenas da um LEVE pulso ao ser energizada a placa... Só isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O controle que você está usando é o que vem junto com o motor? Você sabe me dizer se ele é do tipo ressonador SAW ou trimmer? 

 

Você ainda não registrou nenhum controle pelo que entendi. 

Tenta aí

 

1º Passo: O portão deverá estar parado.
2º Passo: Fechar jumper PROG.
3º Passo: Pressionar botão do transmissor que deseja gravar.
4º Passo: O LED SN deverá ficar piscando rápido.
5º Passo: Pressionar e liberar o botão GRV+.
6º Passo: O LED SN pisca 01 vez. 
7º Passo: Liberar botão do transmissor.
8º Passo: Voltar para o terceiro passo para gravar novo botão do transmissor.
9º Passo: Para finalizar, retirar jumper de PROG.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, vejam bem ali o que eu escrevi, infelizmente meu problema é bem mais sério, "o buraco é mais em baixo". Se apenas o controle não respondesse aos comandos eu estaria tranquilo... tenho em mãos o manual técnico e o manual que vem com o produto ensinando a fazer a configuração de todas as características da central.

 

Vamos lá, vou detalhar bem mais o meu problema:

 

- Pelo que entendi, sempre que um controle for pressionado perto do motor, independente de ele estar habilitado ou não, o LED SN do motor ficará piscando rápido, pra indicar que está recebendo um sinal. Isso não está acontecendo. (Já verifiquei a antena).

 

- Independente do processo de configuração que eu faça, seja pra restaurar as características de fábrica, para configurar o tempo da luz de garagem ou então para habilitar novos controles, durante esses processos, o manual diz o seguinte, conforme o felipefpt colocou ali: "O LED SN deverá ficar piscando rápido." ou então "O LED SN deverá ficar aceso". Isso não acontece. Eu posso dar qualquer comando de configuração que o LED SN mantém-se apagado. A única maneira de fazê-lo acender é mantendo somente o botão CMD- pressionado por mais de 3 segundos... aí ele começa a piscar rapidamente. Depois de uns 5 segundos piscando assim ele diminui a intermitência, piscando bem devagar. Sei que a antena está funcionando pois quando isso acontece, se eu segurar qualquer botão do controle pressionado, depois de alguns segundos o LED do controle começa a dar algumas piscadas fora do ritmo.

 

Então o meu problema é esse... além da central não responder aos comandos do controle, ela também não responde aos comandos de configuração.

 

- Já troquei o jumper do PROG para verificar se não era ele o problemático.

 

- Já desliguei as foto-células e os sensores de fim de curso para experimentar funcionar sem eles,

 

- Já mexi nas configurações de rampa, torque, etc. para ver se havia algum resultado favorável.

 

Fracassei em tudo até agora  :confused:  :mad: 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Amigos, vejam bem ali o que eu escrevi, infelizmente meu problema é bem mais sério, "o buraco é mais em baixo". Se apenas o controle não respondesse aos comandos eu estaria tranquilo... tenho em mãos o manual técnico e o manual que vem com o produto ensinando a fazer a configuração de todas as características da central.

 

Vamos lá, vou detalhar bem mais o meu problema:

 

- Pelo que entendi, sempre que um controle for pressionado perto do motor, independente de ele estar habilitado ou não, o LED SN do motor ficará piscando rápido, pra indicar que está recebendo um sinal. Isso não está acontecendo. (Já verifiquei a antena).

 

- Independente do processo de configuração que eu faça, seja pra restaurar as características de fábrica, para configurar o tempo da luz de garagem ou então para habilitar novos controles, durante esses processos, o manual diz o seguinte, conforme o felipefpt colocou ali: "O LED SN deverá ficar piscando rápido." ou então "O LED SN deverá ficar aceso". Isso não acontece. Eu posso dar qualquer comando de configuração que o LED SN mantém-se apagado. A única maneira de fazê-lo acender é mantendo somente o botão CMD- pressionado por mais de 3 segundos... aí ele começa a piscar rapidamente. Depois de uns 5 segundos piscando assim ele diminui a intermitência, piscando bem devagar. Sei que a antena está funcionando pois quando isso acontece, se eu segurar qualquer botão do controle pressionado, depois de alguns segundos o LED do controle começa a dar algumas piscadas fora do ritmo.

 

Então o meu problema é esse... além da central não responder aos comandos do controle, ela também não responde aos comandos de configuração.

 

- Já troquei o jumper do PROG para verificar se não era ele o problemático.

 

- Já desliguei as foto-células e os sensores de fim de curso para experimentar funcionar sem eles,

 

- Já mexi nas configurações de rampa, torque, etc. para ver se havia algum resultado favorável.

 

Fracassei em tudo até agora  :confused:  :mad: 

Pela sua descrição, a placa receptora RX deve estar queimada ou com mau contato...

 

Verifique se sua central possui uma placa soldada, como se tivesse soqueteada na placa principal..., ele terá uma aparência bem próxima da figura abaixo...

 

GRD_609_placa%20de%20r%C3%A1dio.jpg

 

Se tiver, verifique as soldas dela ou providencie a troca dela.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pela sua descrição, a placa receptora RX deve estar queimada ou com mau contato...

 

Verifique se sua central possui uma placa soldada, como se tivesse soqueteada na placa principal..., ele terá uma aparência bem próxima da figura abaixo...

 

GRD_609_placa%20de%20r%C3%A1dio.jpg

 

Se tiver, verifique as soldas dela ou providencie a troca dela.....

 

Sim, possui essa placa. Aparentemente está tudo Ok com ela, ao olho nu, né... eu retirei a central da base e olhei por baixo... más notícias para mim... caso seja ela mesmo a defeituosa, só trocando a central. A parte de baixo da placa é toda feita em SMD... não aparenta falha alguma na solda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meus conselhos:

 

O capacitor do motor está ligado a placa?

Alguns motores vem com o capacitor embutido no próprio motor.

 

Desligue tudo da central, deixe somente a placa de RX do controle.

Ligue a central na energia

Acione o controle e os reles da central tem que atracar

se não atracar, tente programa-lo novamente

Dê um "peteleco" ou umas batidinhas de leve nos reles, eles podem estar colados.

Observe a regulagem do potenciômetro de tempo de fechamento e os "fim de curso"

 

Se a central funcionar, teste o motor fora da central

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostaria de colocar uma foto de uma placa receptora do portão de garagem do meu prédio, mas não sei como fazer isso. A foto está no meu PC. Pelo menu superior, ela precisa estar em uma url. 

Agradeço a ajuda.

Alexandre

você tem que upar ela para um "image host" como o imageshark, flirck ou mesmo no dropBox.

O imagehost vai te dar algumas URLs já prontas para você postar aqui no forum, aí é só colar aqui, sem usar o menu do forum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado Cesardelta pela dica.

 

A quem puder ajudar, segue abaixo foto do interior da caixa de controle de um dos portões de garagem do meu prédio.

Alguém saberia dizer qual o procedimento para programar um aparelho de controle digital para que o mesmo possa comandar o portão ?

Pelo que andei investigando, a foto da direita é do receptor, onde há um botão "LEARN", que deveria ser pressionado para se programar o controle remoto. Só que, quando faço isso, o portão se abre. Já apertei esse botão junto com os botões do controle remoto, mas nada acontece. Há próximo a esse botão (Learn) pinos para se colocar um link ou jumper. Será que tenho que jumpear para que o botão "Learn" funcione ?

 

Já tenho outros controles remotos que funcionam normalmente, mas a pessoa que fazia a programação para controles novos não está mais fazendo o serviço. O portão funciona normalmente. Só preciso mesmo de programar dois aparelhos de controle remoto novos.

 

Agradeço desde já toda ajuda que vier.

 

 

 

14287856699_005087e4d7_m.jpg14473297604_426514bd26_m.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Talvez seu controle seja de uma frequencia diferente da central.

 

você tem que saber qual a frequencia da central e comprar controles para tal frequencia.

descubra também qual é a marca dessa central e baixe o manual dela.

 

Algumas centrais precisam de jumpear para entrar em modo de programação, outras é só virar uma chavinha...etc

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Sim, fiz tudo direitinho e nada :/

Tentei de todo tipo, fiz vários testes. To achando que é ela mesmo... ***** que já perdi a garantia visto que eles obrigam a instalação com um técnico né.. Já paguei 40 pila no frete, agora mais uns 80 numa central nova :/

 

E aí meu camarada, você conseguiu resolver seu problema? Eu estou com o mesmo problema. Aqui faltou energia e quando voltou ficou fraca e ele simplesmente esqueceu os 3 controles ele só abre e fecha manualmente apertando o CMD-

Se resolveu me ajuda ae to pensando em trocar a placa receptora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

E aí meu camarada, você conseguiu resolver seu problema? Eu estou com o mesmo problema. Aqui faltou energia e quando voltou ficou fraca e ele simplesmente esqueceu os 3 controles ele só abre e fecha manualmente apertando o CMD-

Se resolveu me ajuda ae to pensando em trocar a placa receptora.

Pode ser que tenha que reprogramar o receptor de controle remoto. Você ainda tem o manual? Qual a marca e modelo?

Se não resolver, aí sim terá que trocar esta placa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Desculpem ter solucionado o problema e ter esquecido de vir das satisfações para vocês amigos... desculpas mesmo.

 

É o seguinte... entrei em contato com a loja que me vendeu e eles pediram para que eu especificasse melhor o problema e tudo mais, que se constatado o problema, me dariam outra placa.

 

Assim fiz... gravei um vídeo com o multímetro ligado, etc tudo como se fosse funcionar, o vídeo é este:

 

 

Enviei para a loja, junto com fotos de alta definição da placa mostrando não haver nenhuma trilha corrompida nem nada aparente. 

 

Resultado: me pediram para enviar a placa para eles e me mandaram outra sem custo algum, inclusive me pagaram o frete! No laudo alegaram que o processador dela veio curto-circuitado de fábrica. Ao chegar a placa nova, instalei exatamente como está aí no vídeo e o motor operou instantânea e perfeitamente!  :lol:  :P

 

Quanto a fotocélula, a fábrica recomenda por questões de segurança, mas o motor opera perfeitamente sem. Inclusive eu aconselho que usem sem, pois como um instalador de portões da minha cidade disse quando conversei sobre meu problema com ele, a fotocélula na verdade é ruim pois em casas onde a garagem é longe do portão e tem que andar um bom tanto pelo pátio da casa depois de passar o portão, pode haver um ladrão escondido na espreita esperando você entrar e bloquear o fechamento do portão colocando a mão na frente e entrar junto com ele um comboio de homens para te assaltar. É bom não arriscar...

 

Eu e meu pai nos batimos tanto pra instalar e deixar isso funcionando 100% (nunca tínhamos nem chegado perto de um motor ou sistema desses, foi nossa primeira instalação). Demoramos mais de 1 mês pra acertar todas as medidas, ângulos, ajustes pra finalmente fazê-lo operar show de bola, que ficamos experiente nisso  :lol:  :D  Qualquer dúvida me perguntem! hahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...