Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

MP3 player com transmissor FM


Posts recomendados

Bem acho que todos aqui conhecem aqueles transmissores FM que se conectam com o acendedor de cigarro dos carros para tocar as MP3 de um pendrive. Pois bem, já tive vários e todos eles acabam estragando, parando de funcionar, após algum tempo. Então tive a ideia de tentar implementar um aparelho desses, mas com o diferencial de transmitir por meio de RDS os dados da música que está sendo tocada (nome da música e cantor). Alguém aqui do fórum já tentou fazer isso? Tem algumas dicas de CIs que decodifiquem MP3 e transmitam FM?

 

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu estava digitando aqui sobre o funcionamento do sistema RDS, más meu PC resolveu desligar na minha cara sem motivo aparente, e eu perdi o texto digitado.

Então vou resumir:

 

Não é viável financeira nem tecnicamente.

O sistema SDR é um transmissor de dados por RF e os dados dos MP3 como autor, nome...etc estão encriptados dentro dos próprios arquivos MP3.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

http://www.silabs.com/products/audio/fmtransmitters/Pages/Si471011.aspx

Lógico que, nesse caso, você teria que ler os arquivos MP3 para poder mandar as informações das tags ID3 (nome, artista, álbum...) pelo RDS. Ou seja, você não pode usar um tocador externo como fonte de áudio, o próprio transmissor é quem teria que mandar o áudio. Com um microcontrolador com periférico de áudio e um cartão SD (não precisa nem de codec, o transmissor tem entrada de áudio digital), é possível, mas não vai ser simples. Talvez você consiga encontrar muita biblioteca pronta, para decodificar MP3, acessar o cartão, ler o sistema de arquivos do cartão, talvez como parte de algum RTOS. Não dá pra fazer isso com microcontrolador de 8 bits, eles são fracos demais.

Como alternativa ao periférico de áudio integrado, você poderia usar uma saída PWM, com um filtro, para obter uma saída analógica.

Caso o microcontrolador tenha host USB, você poderia ler MP3 de um dispositivo USB, o que é mais complicado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@badanheiras,

voce tem de ler o arquivo de MP3 de qualquer maneira, mas basta pegar as tags do arquivo para voce poder ficar transmitindo elas por RDS.

Mas prá mim o maior problema é justamente o modulador RDS, nunca ví um CI para isso, e fazer na mão codificando em uma sub-portadora de FM é bem difícil, tem muito detalhe técnico no RDS.

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...