Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Regulador de tensão - lm337


Ir à solução Resolvido por VivianJohnson,

Posts recomendados

Oi pessoal! então, eu montei o circuito de um regulador de tensão na protoboard e estava funcionando direitinho, no outro dia fui ligar de novo e depois de uns 10 minutos ligado o potenciometro ligado ao lm 337 queimou, depois disso montei o seguinte circuito (typical applications): http://www.elektronik-kompendium.de/public/schaerer/FILES/lm337.pdf

coloquei um resistor de 1k no lugar do potenciometro e funcionou ok só que o resistor está superaquecendo tmb, a potencia nominal do resistor é de 1w, medi tensão de 23V e corrente 20mA (P = 0,46W) então porque será que o resistor está superaquecendo? agradeço desde já se alguem puder ajudar :D   

 

 

**** então.. chequei todas as conecções e parece estar tudo certo, quando meço a tensão entre o terminal de ajuste e Vout tenho uma tensão de 0,120V, não deveria ser 1,25V, poderia ser que o lm337 esteja com mal funcionamento?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Veja que seu resistor está usando metade de sua capacidade MAXIMA de dissipação de potência, também conhecido como efeito Joule, fato é que a potência disspadado resisitor é feita na forma de calor, pra você ele pode estar superaquecendo, mas considerando que você beira a metdade da capacidade ele vai esquentar mesmo, em teoria, se ele for mesmo de 1W, mesmo aquecendo, não há com o que se preocupar (obviamente desprezando - se curtos e picos de corrente que possam vir a aparecer).

Abs.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Repare que o 337 é um regulador negativo, você tem que coloca-lo no negativo da fonte para ele trabalhar direito.

E observe que ele trabalha em corrente continua e seus pinos são dispostos na sequencia 1=Adj 2=entrada e 3=Saída

 

Use potenciômetro Linear indicado com a letra B antes do numero de seu valor em Ohms.

Esse resistor não deveria esquentar, pode ser ligação de pinos errados ou mau contatos na protoboard.

 

O 337 também trabalha com um diferencial de saída de 40V, más cuide para não chegar a esse máximo, quanto maior a diferença de tensão entre entrada e saída, mais o regulador terá que dissipar calor.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

então.. chequei todas as conecções e parece estar tudo certo, quando meço a tensão entre o terminal de ajuste e Vout tenho uma tensão de 0,120V, não deveria ser 1,25V, poderia ser que o lm337 esteja com mal funcionamento?

 

PESSOAL! OBRIGADA PELA ATENÇÃO E AJUDA! O PROBLEMA ERA DO PRÓPRIO LM337, TROQUEI E COLOQUEI NO MESMO CIRCUITO E FUNCIONOU PERFEITAMENTE :D , o que eu nao entendi foi o porque do resistor superaquecer sendo que a pontência medida era só de 0,5W para uma pontência nominal de 1W (queimei 2 pot :P )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outra coisa importante é que  dissipador desse regulador é ligado com Vin então tem o potencial de entrada, se ele estiver encostando com alguma coisa o regulador fica doido.

Se você estiver usandoalgum transistor PNP no mesmo dissipador, ele entrará em curto com o positivo

 

É possível que ele esteja com defeito, mas é raro.

 

A tensão que você esta entrando no 337 é retificada? está colocando ele no negativo da fonte?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...