Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Possíveis causas de danos ao HD notebook


Doss
Ir à solução Resolvido por Doss,

Posts recomendados

Pessoal, 

 

Gostaria que alguém me ajudasse a esclarecer uma dúvida, cuja resposta não encontrei via Google:

 

Tenho um notebook CCE linha Win T35L+ há cerca de 3 anos (uso cotidiano Office/Inkscape..), e já fui obrigado a substituir o HD duas vezes. A primeira, logo com 3 meses de uso (era um HD marca Toshiba 640Gb), e a segunda recententemente (era um HD Samsung 640Gb). O fato é que evito todos aqueles comportamentos que possam danificar o disco, como bater/transportar o notebook enquanto ligado e etc...

Minha pergunta é: O HD pode ser danificado devido à falhas de funcionamento de algum componente (ex. na placa-mãe ou outro qualquer? ou Teria sido apenas desgaste normal de tempo de uso?

 

Abs,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poder ser o note danificando até pode.... mas é muito difícil....e se fosse o caso o dano no HD, provavelmente, ocorreria mais cedo....

 

Infelizmente os HDs atuais estão uma *****.....(podemos contatar isso na diminuição do tempo de garantia dos mesmo, que antes chegavam a 5 anos).....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Percebi logo quando recebi o notebook que há um barulho/zumbido no lado esquerdo do aparelho, parte da carcaça onde fica o HD, cooler, cpu e gpu... fui pesquisar e encontrei na internet alguns comentários sobre a má qualidade de projeto dos notebooks CCE, infelizmente só vi isso tempo depois de ter comprado... Pensei que o barulho fosse relacionado ao funcionamento do HD, mas é um barulho intermitente, segundo os comentário, relacionado com corrente elétrica ou algo assim. 

Gostaria de saber, se haveria essa possibilidade de danos ao HD provenientes do próprio sistema/hardware. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então, como uso linux, usei um utilitário do xubuntu para obter essas informações (ex. S.M.A.R.T), as quais em resumo, foram HD com badblocks e status geral bom, mas classificado como velho/desgastado ("olddisk")... concordo com os comentários de BinhoCP,  angelus911 e Ricardov, mas a dúvida persiste..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

HDs novos ou muito usados têm mais tendência a apresentar defeitos.

 

Se esse atual já possui bad blocks pode ser que ainda dure muito tempo.

 

Anote os atributos do seu SMART, "realocate sector count" e "pending sector count" e nos informe para vermos como ele está e também o "power on hours count".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Resolvi (fui obrigado) trocar o HD defeituoso por um novo. Problema resolvido! hehe...

Agradeço a todos pelos comentários... confesso que essa falha do HD me deixou curioso em saber o que de fato estaria acontecendo...tentei recuperar o disco pela anotação de badblocks, tentei formatar e instalar várias distros linux, e windows, (pra conferir o que aconteceria), mas em todas as tentativas ocorria o mesmo erro, algo como "disco somente leitura" no linux, ou "erro fatal" (e tela azul) no windows... 

 

Galera, valeu pela atenção!

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...