Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte / Trafo Calculadora Sharp El-1801v


Posts recomendados

Olá amigos...

 

estou com uma calculadora elétrica sharp el-1801v, ela é 110v e ligaram em 220v e obviamente queimou a fonte..

 

já procurei e não encontrei nada sobre a fonte dela. levei em um lugar pra rebobinar e o rapaz falou que não consegui porque ela possui 6 fios na saida secundária. não entendo muito sobre trafos/fontes.

 

alguem poderia me ajudar.

 

anexo uma foto da fonte. marcado em vermelho as 6 saídas e onde entra na placa lógica em amarelo.

obs.: a entrada primaria da fonte não aparece na foto mas são 3 fios também. em resumo 3 fios entrada / 6 saida.

 

post-661908-0-93028200-1402930335_thumb.

 

se alguém puder ajudar fico muito grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso são taps de tensão.

Esse trafo entrega mais de uma tensão ao circuito, se soubesse quais são essas tensões, seria fácil para rebobina-lo ou mesmo comprar um igual.

Procurei por um esquema dessa calculadora, mas como previsto não encontrei nada.

 

A pessoa que você levou para rebobinar o trafo provavelmente não se sentiu seguro que iria conseguir contar as espiras para rebobina-lo, ou não quis pegar o serviço por ser um trafo trabalhoso e serviço barato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso são taps de tensão.

Esse trafo entrega mais de uma tensão ao circuito, se soubesse quais são essas tensões, seria fácil para rebobina-lo ou mesmo comprar um igual.

Procurei por um esquema dessa calculadora, mas como previsto não encontrei nada.

 

A pessoa que você levou para rebobinar o trafo provavelmente não se sentiu seguro que iria conseguir contar as espiras para rebobina-lo, ou não quis pegar o serviço por ser um trafo trabalhoso e serviço barato.

Entendi.. eu até tenho outra calculadora igual a essa posso medir as voltagens, mas para isso eu preciso desoldar da placa correto??

 

com essa medições é possível identificar uma genérica fácil de encontrar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você pode medir as tensões onde está o circulo amarelo na sua foto.

 

Meça assim:

 

Preto + vermelho=

Vermelho + amarelo=

Preto + amarelo=

 

 

Qualquer Azul + Branco=

azul + Azul=

 

Meça também com um regua quantos centimetros tem a parte metalica do transformador.

 

trafo_10.jpg

 

Repare nas marcas verdes que eu fiz, meça dentro delas.

 

A marca mais ao centro, veja que sai de dentro do trafo um plástico azul, entre esses plásticos você verá a marca onde o ferro entra dentro desse carretel de plástico branco, preciso que meça a largura desse ferro como mostra minha marca.

Vire o trafo de lado para ver o ferro entrando no carretel...... nusss, ficou muito ruim esse final de frase :P

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você pode medir as tensões onde está o circulo amarelo na sua foto.

 

Meça assim:

 

Preto + vermelho=

Vermelho + amarelo=

Preto + amarelo=

 

 

Qualquer Azul + Branco=

azul + Azul=

 

Meça também com um regua quantos centimetros tem a parte metalica do transformador.

 

trafo_10.jpg

 

Repare nas marcas verdes que eu fiz, meça dentro delas.

 

A marca mais ao centro, veja que sai de dentro do trafo um plástico azul, entre esses plásticos você verá a marca onde o ferro entra dentro desse carretel de plástico branco, preciso que meça a largura desse ferro como mostra minha marca.

Vire o trafo de lado para ver o ferro entrando no carretel...... nusss, ficou muito ruim esse final de frase :P

 

 

olha só.. não achei o ferro entrando no carretel.. hehehe segue fotos e medidas

 

Preto + vermelho= 7,5

Vermelho + amarelo=18,4

Preto + amarelo=18,2

 

 

Qualquer Azul + Branco=1,3

azul + Azul=4,6

 

obs.. minha trena começa no 2 então usei o 10 como zero cm.. hehehe

 

post-661908-0-95420700-1403141174_thumb.

post-661908-0-81244100-1403141207_thumb.

post-661908-0-76611000-1403141234_thumb.

post-661908-0-93815300-1403141257_thumb.

post-661908-0-54218900-1403141487_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Colega Denis, leve esse seu trafo a um "Técnico rebobinador", não a um técnico "meia boca" que não consegue identificar os fios de um trafo!!!, isso é um ABSURDO!!!!

levei em um lugar pra rebobinar e o rapaz falou que não consegui porque ela possui 6 fios na saida secundária.

 

Essa pessoa que te falou isso, não é um Técnico Rebobinador! Vê-se claramente que seu trafo, pode ser rebobinado o primário sem que tenha que "desmanchar" o secundário!!!... São bobinas separadas e completamente independentes!

Só pela "bitola" do fio usado no primário, um bom Técnico Rebobinador já saberia quantas voltas a bobina teria que ter!!!...

 

Não se arrisque! Procure um bom técnico rebobinador, e tenha sua calculadora funcionando como de fábrica novamente...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Colega Denis, leve esse seu trafo a um "Técnico rebobinador", não a um técnico "meia boca" que não consegue identificar os fios de um trafo!!!, isso é um ABSURDO!!!!

 

 

 

Essa pessoa que te falou isso, não é um Técnico Rebobinador! Vê-se claramente que seu trafo, pode ser rebobinado o primário sem que tenha que "desmanchar" o secundário!!!... São bobinas separadas e completamente independentes!

Só pela "bitola" do fio usado no primário, um bom Técnico Rebobinador já saberia quantas voltas a bobina teria que ter!!!...

 

Não se arrisque! Procure um bom técnico rebobinador, e tenha sua calculadora funcionando como de fábrica novamente...

@Bcpetronzio

Foi como eu disse: acho que o cara não quis pegar o serviço pois é impossível ele não saber enrolar um trafo com tap.

 

Realmente agora com a foto de lado da pra ver que são bobinas separadas do primario e do secundario.

 

@Denis Machado

Agora que deu pra ver na foto de lado, da pra rebobinar só o primario, que foi o que queimou.

 

Não precisa se preocupar mais com as tensões.

Te dou o mesmo conselho do Bcpetronzio, procure outra pessoa para rebobinar seu trafo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...