Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Meu fx-8320 vai gargalar?


Ir à solução Resolvido por Contiusa,

Posts recomendados

Rapaiz esta placa é linda!

 

Cara o processador toca o que vier, precisa saber é todo o conteudo de sua máquina, neste caso mais que tudo a fonte.

Descreve ai toda sua máquina para nós!

 

MOBO: Asus M5A97 R2.0

Processador: AMD FX™-8320 Eight-Core Processor 3.5 Ghz (turbo: 4 Ghz) 16 Mb de cache

Memoria Ram: 2x 4Gb 1333 Mhz

GPU: VGA Sapphire Radeon HD 7770 Vapor X 1024MB (1GB) DDR5 PCI-Express

Fonte: Thermaltake ATX TR2 600W TR-600 (Fonte)

Gabinete: AeroCool ATX s/ Fonte X-Predator X1 Evil Black

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara tranquilnha esta configuração, so uma resalva ai para a fonte*. acredito que você precise de algo melhor!

Eu andei vendo sobre esta fonte, e nao foi essa que deu todas aquelas coisas nao foi a TR2 RX 750W ou outras, pois a minha  possui a certificação 80 plus bronze e pfc ativo diferente de muitas outras da terlmaltake, e por enquanto ela esta aguentando tudo certinho, mas caso algum dia ela de algum problema ou eu for aumentar minhas configs e precisar trocar de fonte, certamente colocarei uma corsair....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

com certeza ira gargala em alguns jogos que usem mais processador , os processadores amd são ruins para jogos principalmente os de 8 cores que muitas vezes perdem para os de 6 cores , você terá que fazer um over para uns 4,5 para que não tenha gargalo , seria melhor opção você pegar uma 280x 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

os processadores amd são ruins para jogos principalmente os de 8 cores que muitas vezes perdem para os de 6 cores

 

Por que acha que a AMD é ruim para jogos? Não acha que está generalizando ou acha que só INTEL é válida. Isso parece coisa de fanboy. Bom, essa placa de vídeo é forte mas nada que um bom overclock diminua o gargalo e claro, como já disseram, vai depender do jogo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

me considero fanboy amd no passado sempre usei amd só a favor da competição no mercado , acontece que os números que importa hoje um simples i3 consumindo a metade da energia ja consegue supera um 8350 em jogos mais novos.não é coisa de fanboy mas a amd esta dedicada em consoles e nas apus não lanço nada para competir com a 4ª geração intel 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com o @Edgar Perreira não acho a AMD inferior a INTEL ,apesar que a Intel e quase 3x maior do que a AMD em relação ao Tamanho da Empressa,ações,etc

A AMD pra mim tem um custo/benefício muito maior que a INTEL (obs: não to puxando saco é a pura verdade). E este 8320 , Gargalo não dara, o que poderá acontecer e que o game não chegue a 

ultilizar todos os seus núcleos. Por isso que hoje a maioria das pessoas preferem i5 ou FX6350,6300,etc

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

http://www.xbitlabs.com/articles/cpu/display/core-i3-4340-4330-4130_5.html#sect0

veja a muitos casos que a amd perde muito desempenho em jogos por isso não recomendo quem tem amd colocar placas top amenos que tenha um bom water cooler ou um top da cooler master e uma boa placa mãe e coloque eles para rodar a quase 5 ghz . na minha opinião isto não compensa .

os fx 8 cores são como os i7 não são melhores opções para games , os and 4 e 6 núcleos são boas opições para usar com uma gtx 770 ou r9 280x no maximo 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu andei vendo sobre esta fonte, e nao foi essa que deu todas aquelas coisas nao foi a TR2 RX 750W ou outras, pois a minha  possui a certificação 80 plus bronze e pfc ativo diferente de muitas outras da terlmaltake, e por enquanto ela esta aguentando tudo certinho, mas caso algum dia ela de algum problema ou eu for aumentar minhas configs e precisar trocar de fonte, certamente colocarei uma corsair....

Amigão, longe da briga ai (rs), só da um confere la nos quesitos minimos da placa, pelo que andei olhando ela pede fonte de 750w.

Como lhe disse de resto esta joia, mas eu não tinha notado realmente, "desculpe", pelo que você citou tua cpu esta com o cooler padrão do box, eu aconselho a você comprar um cooler mais adequado para desempenho. No meu caso [uso um Corsair H80i]. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Sobre a fonte, dá para segurar por enquanto, mas eu não pesquisei para saber se a sua é boa ou não. Considerando que ela entrega 480W (80% de 600W) e que 400W (o consumo do sistema com a R9 290) são 85% de 480W, está mais ou menos, ainda que o ideal seria ficar entre 60/70% no máximo. Dizem que o melhor aproveitamento da fonte, em termos de consumo, é entre 60% de carga.

 

Agora, se a fonte não for estável, aí é melhor trocar, porque está no limite.

 

Os dados que eu passei são corretos. Pelo AnandTech, a minha GTX 770 consome 314W em load, no Furmark, e aqui em casa eu chego a 300W usando 70% da VGA. Fica mais entre 200/280W, mas chega tranquilo aos 300W. Se eu jogar com a VGA acima dos 80%, com certeza passaria dos 315W, até porque a minha é MSI Lightning. A R9 290 eles dizem que chega perto dos 400W. O ideal mesmo seria uma fonte de 750W, que rodaria entre 60/70% da carga da fonte em load.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre a fonte, dá para segurar por enquanto, mas eu não pesquisei para saber se a sua é boa ou não. Considerando que ela entrega 480W (80% de 600W) e que 400W (o consumo do sistema com a R9 290) são 85% de 480W, está mais ou menos, ainda que o ideal seria ficar entre 60/70% no máximo. Dizem que o melhor aproveitamento da fonte, em termos de consumo, é entre 60% de carga.

 

Agora, se a fonte não for estável, aí é melhor trocar, porque está no limite.

 

Os dados que eu passei são corretos. Pelo AnandTech, a minha GTX 770 consome 314W em load, no Furmark, e aqui em casa eu chego a 300W usando 70% da VGA. Fica mais entre 200/280W, mas chega tranquilo aos 300W. Se eu jogar com a VGA acima dos 80%, com certeza passaria dos 315W, até porque a minha é MSI Lightning. A R9 290 eles dizem que chega perto dos 400W. O ideal mesmo seria uma fonte de 750W, que rodaria entre 60/70% da carga da fonte em load.

Andei pesquisando aqui sobre esta fonte e ela entrega cerca de 82-85% dos 600w, estou pensando também que sera necessário uma de 750w, mas sobre o processador, vocês me deixaram em duvida, ele aguentaria normalmente sem um overclock ou seria nescessario um ate 4,5 Ghz como disse o Piterfraga??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Andei pesquisando aqui sobre esta fonte e ela entrega cerca de 82-85% dos 600w, estou pensando também que sera necessário uma de 750w, mas sobre o processador, vocês me deixaram em duvida, ele aguentaria normalmente sem um overclock ou seria nescessario um ate 4,5 Ghz como disse o Piterfraga??

 

Lembre também que ela entrega de 82-85% dos 600W nas condições ideais, que seriam com uso por volta de 60% (é o ponto ideal das fontes). Já que você vai estar sempre com carga alta, é provável que ela não passe dos 80% de eficiência, talvez até menos. Tudo bem que você não fica usando a VGA sempre em 100%, mas você vai estar no limite frequentemente. Isso se você esmerilhar a R9. Se ficar só no mais ou menos, dá para segurar até você ter uma grana para trocar.

 

Sobre o overclock, é sempre bom, ainda mais com uma monstra como a R9 290. Você tem cooler ou é o cooler box? Mas, como a sua placa-mãe só tem 4 fases para a CPU, eu não recomendo um over muito forte, especialmente porque é um octacore e você vai usá-lo com uma VGA muito forte. A carga na CPU/sistema vai ser alta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lembre também que ela entrega de 82-85% dos 600W nas condições ideais, que seriam com uso por volta de 60% (é o ponto ideal das fontes). Já que você vai estar sempre com carga alta, é provável que ela não passe dos 80% de eficiência, talvez até menos. Tudo bem que você não fica usando a VGA sempre em 100%, mas você vai estar no limite frequentemente. Isso se você esmerilhar a R9. Se ficar só no mais ou menos, dá para segurar até você ter uma grana para trocar.

 

Sobre o overclock, é sempre bom, ainda mais com uma monstra como a R9 290. Você tem cooler ou é o cooler box? Mas, como a sua placa-mãe só tem 4 fases para a CPU, eu não recomendo um over muito forte, especialmente porque é um octacore e você vai usá-lo com uma VGA muito forte. A carga na CPU/sistema vai ser alta.

Eu tenho um cooler box, estava vendo uma cx750 para comprar, com ela creio que aguente, mas com esse overclock nao muito grande (supondo 4,5 Ghz como disseram acima) eu teria uma perda da vida util, e meu cooler box aguentaria normalmente ou "pegaria fogo" la dentro?? eheheh

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho um cooler box, estava vendo uma cx750 para comprar, com ela creio que aguente, mas com esse overclock nao muito grande (supondo 4,5 Ghz como disseram acima) eu teria uma perda da vida util, e meu cooler box aguentaria normalmente ou "pegaria fogo" la dentro?? eheheh

 

Com a CX750 você segura tranquilo o sistema e ainda tem sobra para fazer o overclock. Mas você precisaria de um cooler novo para fazer over no FX-8320. Nem tente com o cooler box, não seria seguro. Um EVGA seria uma boa opção: http://www.kabum.com.br/produto/45426/evga-cooler-para-processador-amd-intel-acx-active-cooling-xtreme-100-fs-c201-kr/?tag=evga. Para um over leve, pode até ser um Hyper 212 Evo.

 

Mas eu não sei se a sua placa-mãe seguraria um over de 4.5Ghz. Eu ficaria no lado mais seguro, entre 4.2 e 4.3Ghz, no máximo. São só quatro fases. Eu acho arriscado. O ideal mesmo era só levar até 4.2Ghz, que é o turbo do FX-8350. Mas eu não faço over, então...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Infelizmente vai dar gargalo.

 

Não vai ser tão grande, mas uma perda de aproximadamente 10FPS comparando à um i54670K :P

Então me disseram sim que iria dar gargalo, e para tirar esse pequeno gargalo era para dar um over e colocar um cooler, ja coloquei um cooler na minha listinha essa placa e a fonte, agora e so aguardar o money e prontin, vou comprar direto da ucrania espero nao dar nenhum problema (so essa r9 290x + a fonte e o frete sai mais barato que so a r9 290x aqui hehehe alem de la ser a de 8gb que e exclusiva da loja ehehe)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Certo, estava vendo aqui a R9 290x vapor-x 8Gb, no site overclockers.co.uk (placa esclusiva do site) bem mais barata que esta ae,gostaria de saber se tudo o que debatemos aqui daria certo ou se precisaria trocar algo...

 

Eu acho que nenhum jogo chega perto de usar 8GB de memória da VGA. Talvez quem usa três monitores rodando a 4k (?). Mas espere alguém opinar, pois as coisas têm mudado rápido  :D Mas eu acho que até com um monitor 27" de 4k você não usaria mais do que 4GB. Qual a diferença de preço para a que tem 4GB?

 

Sobre o gargalo, faça o over que não vai ter problemas. Até porque você já tem o processador e seria uma fortuna trocar tudo. Compre a R9, faça um over e seja feliz. Os jogos mais atuais tem usado cada vez mais núcleos, portanto, daqui para a frente você só tem a ganhar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que nenhum jogo chega perto de usar 8GB de memória da VGA. Talvez quem usa três monitores rodando a 4k (?). Mas espere alguém opinar, pois as coisas têm mudado rápido  :D Mas eu acho que até com um monitor 27" de 4k você não usaria mais do que 4GB. Qual a diferença de preço para a que tem 4GB?

 

Sobre o gargalo, faça o over que não vai ter problemas. Até porque você já tem o processador e seria uma fortuna trocar tudo. Compre a R9, faça um over e seja feliz. Os jogos mais atuais tem usado cada vez mais núcleos, portanto, daqui para a frente você só tem a ganhar.

la na ucrania a r9 290x vapor-x de 8gb esta saindo por 600 Euros ou seja cerca de 1800 reais, e aqui no Brasil uma de 4gb esta saindo por + de 2000, e a r9 290x vapor-x normal esta 470 euros eheheh...

 

R9 290x vapor-x 4Gb: Placa

R9 290x vapor-x 8Gb: Placa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...