Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tv Mitsubish TC2018ps, não liga...


Ir à solução Resolvido por luizmartino,

Posts recomendados

Estou com esta tv na banca com o seguinte  defeito, quando ligo  a tomada na rede , imediatamente aparece todas as tensoes no segundario do flaybec, mas imediatamente desaparece. A fonte principal fica sempre fixa nao altera nada. A tensão no pino 13 do ic701(pw), quando ligo a tomada vem a  0 volts e imediatamente volta a 5 volts. Ja tirei a saida vertical , de som, soquete do tubo, estou suspeitando que possa ser o ic701(microna), como e um ci caro, gostaria de ter uma opinião dos amigos. Porque se for ele, as vezes nen vale a pena  consertar a tv.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Luiz

 

O pino 13 do IC701 como você mencionou esta com 5V pois esta tensão esta indo o R765  1K para a base do transistor NPN( Q702 )e o coletor esta ligado no catodo D202, sendo assim Q702 esta saturado colocando o catodo do D202  no terra, e desviando a tensão

de 5VA  pois a tensão fica muito baixa  no pino 31 do IC101, sendo assim a sua Tv esta vindo em standy by.

 

O  pino 13 do IC 701 para ligar teve esta em nivel baixo e cortar o Q702.

 

Tem tensão no coletor do transistor saida horizontal?

 

Luiz  vou te dizer uma coisa, eu acho que  o micro IC701 não  esta funcionando, verifique se o micro esta oscilando, va no cristal e tente perceber com o multimetro se a medição fica oscilando,(pois nos pino do cristal existe uma senoide na frequencia  do cristal)

este micro da muito problema. 

 

Seria muito bom se você estive um osciloscopio para medir o cristal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Suspeite de flyback também...

Remova ele da placa e verifique se a fonte fica armada por mais tempo...

A fonte fica sempre armada, e quando ligo a tv na tomada consigo medir as tensões depois do flaybec, e o tubo tambem carega de alta tensão, por isto acho que ele vai estar bom.

Luiz

 

O pino 13 do IC701 como você mencionou esta com 5V pois esta tensão esta indo o R765  1K para a base do transistor NPN( Q702 )e o coletor esta ligado no catodo D202, sendo assim Q702 esta saturado colocando o catodo do D202  no terra, e desviando a tensão

de 5VA  pois a tensão fica muito baixa  no pino 31 do IC101, sendo assim a sua Tv esta vindo em standy by.

 

O  pino 13 do IC 701 para ligar teve esta em nivel baixo e cortar o Q702.

 

Tem tensão no coletor do transistor saida horizontal?

 

Luiz  vou te dizer uma coisa, eu acho que  o micro IC701 não  esta funcionando, verifique se o micro esta oscilando, va no cristal e tente perceber com o multimetro se a medição fica oscilando,(pois nos pino do cristal existe uma senoide na frequencia  do cristal)

este micro da muito problema. 

 

Seria muito bom se você estive um osciloscopio para medir o cristal.

Vou verificar no cristal se esta oscilando, depois digo algo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A fonte fica sempre armada, e quando ligo a tv na tomada consigo medir as tensões depois do flaybec, e o tubo tambem carrega de alta tensão, por isto acho que ele vai estar bom

 

Como você menciona acima, a Tv esta ligando, pois se o flyback esta carregando com alta tensão o tubo, a Tv deve esta ligando e desligando pela alguma proteção, vou analisar alguma proteção após o acionamento......ok


Luis

 

Estou enviando parte do esquema onde se encontrar varias proteções, estão ligado no pino do micro X-RAY aonde deve  estar em nível alto em condições normais.

 

No esquema estão varios diodos que monitoram  varias tensões 5V, 9V, 33V e 26.

Se uma das tensões estiver faltando o diodo ira conduzir e despolarizar o pino 30 X-RAY IC701

 

Faça o teste no instante que a TV oscila o flyback tem que ser muito rápido e repetir varias vezes 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A fonte fica sempre armada, e quando ligo a tv na tomada consigo medir as tensões depois do flaybec, e o tubo tambem carrega de alta tensão, por isto acho que ele vai estar bom

 

Como você menciona acima, a Tv esta ligando, pois se o flyback esta carregando com alta tensão o tubo, a Tv deve esta ligando e desligando pela alguma proteção, vou analisar alguma proteção após o acionamento......ok

Luis

 

Estou enviando parte do esquema onde se encontrar varias proteções, estão ligado no pino do micro X-RAY aonde deve  estar em nível alto em condições normais.

 

No esquema estão varios diodos que monitoram  varias tensões 5V, 9V, 33V e 26.

Se uma das tensões estiver faltando o diodo ira conduzir e despolarizar o pino 30 X-RAY IC701

 

Faça o teste no instante que a TV oscila o flyback tem que ser muito rápido e repetir varias vezes 

Fiz  as mediçoes e encontrei as seguintes tensões, D505-0 volts, 504-3,5 volts, 563-32,6 volts,   562-23,3 volts.  O D505, esta em 0 volts, verifiquei os reguladores de tensão,Ic251, tem na saida 8,9 volts e o Ic252 , chega os 8,9 volts, porém na saida nao tem a tensão de 5 volts, noto também que ele aquece um pouco. Tirando  a solda do pino de saida(ic252) , lá aparece os 5 volts. Levantei tambem o D505, e continuou sem os 5 volts, tambem testei o c255 esta ok. Suspeito do  micro, aguardo uma opinião tua.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Luiz

 

Sua missão não sera fácil, se tem duas maneira que encontrar o componente com fuga matando os 5VA.

 

1ª  maneira: Verificar aonde então indo a tensão de 5VA e soltar todos os componentes e pino dos ICs ate a tensão no regulador estabilizar em 5V.

 

2ª maneira: É uma fonte ajustavel 3V a 50V com um bom poder de corrente ligada num lampada em serie 200V  e esperar com cuidado qual o componente que ira aquecer ou fumaçar.

 

Aplique 5V na saida do regulador que liberar os 5VA e esperar alguem aquecer, se nada aquecer é o proprio regulador IC252

 

Olha Luiz você tera mesmo muito trabalho para encontrar o componente com problema.

 

Ha, outra coisa a fonte de 9V também esta com defeito, pois você teria que encontrar também os 9V no D504 pois tem 9V no IC251.

 

Boa sorte 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...