Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Compensa comprar antena amplificada interna?


Posts recomendados

Eu não sabia em qual parte do fórum eu postava este tópico, ficando em dúvida entre a parte de Eletrônica e de Televisores, e resolvi postar aqui. Se errei no local, podem mover.

 

É que minha mãe me pediu pra comprar uma antena pra ela, pois na sala da minha casa e no quarto da minha mãe é difícil de pegar sinal digital. Ai eu resolvi comprar uma antena amplificada, só que de uma marca não muito boa, a Leadership. Eu queria mesmo era da Philips, mas acho que estão metendo a faca, ultimamente, pois eu via lugar onde vendia antena da Philips por menos de 100 reais e no local onde eu fui, estavam comprando 170 reais em uma amplificada de 18 dB. E como essa da Leadership é de 20 dB, além de ser menos cara (119 reais), comprei ela, na esperança de resolver os problemas de sinal na TV da minha mãe. Só que eu me decepcionei, pois notei que uma antena Philips normal que eu tenho, que eu uso na minha TV no meu quarto, é melhor do que essa antena amplificada!

 

Testei no meu quarto a antena (lembrando que meu quarto é alto), onde com a antena comum da Philips, eu consegui sintonizar 15 canais digitais, onde funcionam com maior frequência 13 deles, fora os analógicos. Com a antena amplificada, sem ligar o amplificador só pegava o SBT; com o amplificador ligado, a maior parte dos canais digitais funcionava, sem ser todos eles, mas com certa dificuldade no posicionamento da antena. Já testando a antena na sala, também era só o SBT que pegava sem o amplificador ligado, e com dificuldade; com ele ligado, funcionavam 3 canais digitais (Globo, SBT e Gazeta), mas não ao mesmo tempo, pois dependia da posição da antena e, se um pegava, o outro não. Agora, com a minha antena comum da Philips, por incrível que pareça, pegavam 5 canais (além dos 3 citados acima, Rede TV e Ideal TV, canal 32) e sem precisar mudar a posição da antena... Me digam se não é pra eu ficar com raiva ao adquirir um produto caro e pior que uma antena que deve custar entre 30 e 50 reais?!

 

Depois dessa, estou pensando em trocar a antena por de outra marca, mas me pergunto se vai compensar? A outra seria justamente uma Philips de 18 dB, onde eu esqueci qual é o modelo (na foto ilustrativa da caixa, é uma com apenas 1 haste de metal e com design na horizontal). E a minha dúvida sobre compensar ou não é que eu andei pesquisando na net sobre antenas amplificadas em geral, e em especial da marca Philips, e tanto há os que elogiam, mas há muitos que falam mal, pois a antena acaba por não resolver os problemas de captação de sinal, mesmo sendo da marca Philips. Como eu escrevi acima, tanto a antena Leadership que eu comprei como essa da Philips, além e outras da Philips que eu comprei, só tem 1 haste, enquanto a minha antena comum tem 2 hastes. Será que esse fator é relevante? Será que o fato de ter uma haste a mais dá essa diferença de performance perante as outras antenas amplificadas, mas com somente uma haste? Sinceramente, não sei o que eu realmente devo fazer...

 

Creio que a melhor saída seria optar por uma antena externa, com maiores garantias de pegar sinal digital. Mas eu fico na dúvida pois poucos vídeos que eu vi mostram que algumas pessoas tiveram sucesso com antenas amplificadas internas, e um amigo meu usa uma da Philips e os canais da TV dele pegam limpos.

 

Queria uma sugestão de vocês sobre o que eu deveria fazer neste meu caso? Troco por uma outra de 18 dB da Philips? Mantenho esta da Leadership pra minha mãe ou tento ver pra ela uma antena externa, mesmo? Outras marcas de antenas internas compensam mais, como uma chamada One for All? Espero que possam me ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigão, a capacidade de captação do sinal é inferior ao da antena externa. É aconselhável em lugares mais próximos dos pontos de transmissão, muito bom em áreas altas ou no caso se você mora em prédio auto. A Philips é boa, a mais vendida, mas não significa que é a melhor! Tem modelo mais caro não sei se vale a pena também. Existem modelos de VHF para os canais 2 a 13 e de UHF para os canais 14 a 69, que os canais digitais operam na faixa de UHF. As antenas utilizadas para recepção da TV digital aberta são as de UHF. Hoje o mercado trabalha com modelos divididos em dois grupos, sendo que eles também servem para a recepção do sinal analógico. você deve testar em vários locais de sua casa, pois é comum a captação do sinal ser boa em um ponto e não pegar nada em outro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigão, a capacidade de captação do sinal é inferior ao da antena externa. É aconselhável em lugares mais próximos dos pontos de transmissão, muito bom em áreas altas ou no caso se você mora em prédio auto. A Philips é boa, a mais vendida, mas não significa que é a melhor! Tem modelo mais caro não sei se vale a pena também. Existem modelos de VHF para os canais 2 a 13 e de UHF para os canais 14 a 69, que os canais digitais operam na faixa de UHF. As antenas utilizadas para recepção da TV digital aberta são as de UHF. Hoje o mercado trabalha com modelos divididos em dois grupos, sendo que eles também servem para a recepção do sinal analógico. você deve testar em vários locais de sua casa, pois é comum a captação do sinal ser boa em um ponto e não pegar nada em outro.

 

Pois bem: não é que mudando a posição da TV, melhorou bastante? Eu tive que tirar da sala e pôr no quarto da minha mãe a TV, numa posição específica, e consegui sintonizar 12 canais digitais na TV. É a parte onde melhor pega sinal, além do meu quarto. Eu ainda fico com a sensação de que, se eu pôr a minha antena comum da Philips da minha TV no lugar dessa Leadership que eu comprei, vai pegar mais canais, e se eu pôr a minha TV no lugar da TV da minha mãe, acho que pega mais canais ainda! Digo isso porque eu notei diferença na minha atual TV e nesta TV da minha mãe, que era minha e eu dei pra ela após eu ter comprado outra TV. Antes, com a mesma antena, a minha TV/Monitor pegava um número x de canais, mas com a nova TV Smart, pega mais canais. Acho que tem a ver com o conversor digital integrado ser melhor na TV Smart do que na TV/Monitor. Depois eu vou fazer esse teste pra ver se a minha TV vai ficar melhor no quarto da minha mãe ou não.

 

Bem, acho que consegui resolver o problema. Fica a lamentação pelo preço da antena: 119 reais numa antena que funciona abaixo de uma antena comum. Mas, está resolvendo pra minha mãe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Diego Hwoarang,

 

Leadership é marca de joystick, teclado, mouse, caixinhas acústicas, etc... mas antena digital ????????????  Sei não !

 

Eu tenho essa Philips, coloquei ela numa parte alta do meu quarto, e pego perfeitamente 36 canais digitais :

 

http://www.ideiasdahora.com/wp-content/uploads/2011/10/Antena-Philips-Amplificada.jpeg

 

Claro que se voce conseguir colocar ela externamente, seria muito melhor, mas mesmo assim você vai ter de dar uma mexida nela, e verificar uma melhor posição para receber o máximo de canais.

 

Lembre-se que é uma antena direcional !

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Diego Hwoarang,

 

Leadership é marca de joystick, teclado, mouse, caixinhas acústicas, etc... mas antena digital ????????????  Sei não !

 

Eu tenho essa Philips, coloquei ela numa parte alta do meu quarto, e pego perfeitamente 36 canais digitais :

 

http://www.ideiasdahora.com/wp-content/uploads/2011/10/Antena-Philips-Amplificada.jpeg

 

Claro que se voce conseguir colocar ela externamente, seria muito melhor, mas mesmo assim você vai ter de dar uma mexida nela, e verificar uma melhor posição para receber o máximo de canais.

 

Lembre-se que é uma antena direcional !

 

Paulo

 

Essa antena ai tinha na mesma loja onde eu peguei essa Leadership, mas não na mesma hora, pois tinha visto num outro dia. 36 canais? Muito mais do que 12 canais... Só que tem o seguinte: a antena é pra TV do quarto da minha mãe e do meu pai, e eles só se interessam em ver dos canais 4 ao 13, mesmo, e ambos estão pegando bem, só com a Band sem ser digital e a Record oscilando um pouco. Tem o canal 41, a TV Aparecida, que a minha mãe se interessou e só! Este canal até pega, mas não está estável e teria que mudar a posição da antena pra isso.

 

Bem, eu já falei com ela e ela ficou satisfeita, mas eu pensava em trocar a antena, ainda mais você me dando um feedback bom desta antena que eu vi por lá. Mas, acho que se eu for adquirir outra antena, será pra mim, mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tinha uma antena, era Sagna, ela tinha haste grandes... Pegava que era uma beleza!

Ela é externa.

Depois comprei uma philips amplificada em 22db...

Uma antena um pouco maior da que o Paulo mostrou...

Não pegou igual a Sagna nao!

Paguei 200 reais na Sagna e 150 na

Philips...

Com toda certeza a melhor captação também depende do tamanho da antena!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei logo uma log-periódica da  proeletronic.

Desta antena até a minha TV são uns 30 metros de distância.

Daí eu descobri que o cabo dava umas perdas pois a TV não pegava nem um canal sequer.

Daí tive que comprar um amplificador de RF para 40 DB. O amplificador é aquele pequeno cilindro atarraxado diretamente na saída da antena.

 

p1090015y.jpg


Agora tenho outro problema com direção.

Alguns canais só pegam na direção contrária. A antena parece ser altamente direcional. Basta girar um centímetro e o canal já some da tela.

Pelo que andei estudando seria necessário instalar outra antena no mesmo mastro, porém apontada para a outra direção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essas antenas são complicadas... Eu, como já escrevi antes, uso uma antena normal da Philips na TV do meu quarto e ela tem dado conta do recado. Agora, não sei o que aconteceu que tá uma dificuldade do caramba em pegar os canais, depois que foi feita uma reforma simples no meu quarto... Será que mexeram na antena e eu não estou conseguindo fazer ela voltar ao normal? Ou há coisas que possam interferir no sinal, como ferros por perto ou coisas do tipo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Diego Hwoarang,

Tem muita coisa envolvida.

Primeiro, antena grande costuma ter muito ganho, e portanto é muito mais direcional . E isso acaba se tornando um problema enorme, pois as emissoras estão espalhadas em vários locais.

Quanto mais perto do centro de SP você mora, maior será o seu problema com antenas de alto ganho.

E tem outra coisa que todo mundo deixa passar : se voce quer receber os sinais das Tvs digitais, estamos falando de uma frequência ainda mais alta do que a da Tv antiga, e os cabos terão muito mais perdas.

O ideal é usar uma antena que não tenha muito ganho, isto é, apenas o ganho necessário, e usar cabos de alta qualidade, tipo cabos celulares, que tem menos perdas mas são bem menos maleáveis.

Usar um pré amplificado para compensar a perda não é um bom negócio, em vez de usar um desses de 40 dB ( absurdo de ganho pois se tiver um sinal de amplitude razoável chegando na antena, ele vai ser tão amplificado que vai distorcer todos os sinais... ) eu usaria um de no máximo 20 dB mas colocado Imediatamente após a antena, e deixe o monte de cabos ser ligado na saída dele para chegar na TV.

Quanto a mudar a recepção, pode ocorrer por vàrios motivos, como uma reforma no seu quarto onde foi colocado mais metal na parede, ou até passar mais fios, tudo pode influir. E por exemplo se está subindo algum prédio que esteja no caminho do sinal também atrapalha bastante.

Embora não pareça, tem muita ciência por trás de uma boa recepção de sinal....

@albert_emule,

Tente ver em um mapa a posição das antenas transmissoras, e marque também a sua posição. Essa sua antena é bem diretiva, eu diria que o angulo de -3db dela deve ser menor do que 20 graus. Assim, é importante que todas as emissoras estejam em um angulo máximo de uns 30 graus a partir do centro, ou vão ser muito atenuadas.

Talvez uma antena com menos ganho resolva seu problema, e em último caso voce pode usar outras antenas direcionais.

O segredo é sempre usar antenas com o ganho necessário, nunca com mais ganho, pois ocorre esse problema da direcionalidade.

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mroberto98,

Infelizmente os sinais digitais ainda são de baixa potência.... E o pessoal nas cidades pequenas ainda vai usar os repetidores de Uhf até quando proibirem.... Antes disseram que era 2017, mas acho que jogaram de novo.... Agora é 2020.... Não sei a distância que voce está das transmissoras de TV digital, quem sabe uma antena direcional de alto ganho não ajude ?

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk

Nem eu sei onde ficam as antenas digitais...

Estou na cidade de Maringá, bem na entrada da cidade, pro lado que fica Marialva... Não sei se você conhece...

Mas o que eu sei é que em 2010 a minha sagna pegava todos os canais digitais em SP! Ai eu vim morar aqui em 2010 e não sintonizou nenhum canal digital pois aqui n tinha a transmissao da tv digital!

Lembro que na copa daquele ano a globo iniciou a transmissão digital aqui e eu consegui sintonizar perfeitamente com aquela antena! Porém era experimental, só no

periodo dos jogos...

Depois fui pra sp novamente e não sei o que rolou aqui, agr em 2014 que estou aqui em Maringá novamente não consegui sintonizar nenhum canal digital! Com essa antena da Philips!

A tv ate sintoniza um, se não me engano é a rede tv, ela salva mas nem abre o canal...

Por inquanto não to ligando porque aqui tem sky, mas de quebra a sky n libera nem o sbt nem a globo pra minha região aqui! Ai terei que dar um jeito na antena aqui pra incluir esses dois canais na tv kkkkk

E também pra piorar aquele filtro que eu disse que separava o sinal q vem da antena e manda pra tv, ao mesmo tempo que manda a alimentação pra antena, por ser circuito aranha na caixinha, dois capacitores ceramicos quebrou! :muro: Bom se fosse uma coisa mais bem feita, numa plaquinha e tal não teria acontecido isso!

Bom, vou comprar fios novos e bons, arrumar essa caixinha e ver o que da!

a antena e essa:

SDV8625T/55

http://mlb-s2-p.mlstatic.com/antena-de-tv-digital-philips-sdv8625t55-amplificada-22-db-13829-MLB198028322_1439-F.jpg

Fiz um teste aqui agr, tentei posicionar os meio metro de fio, e consegui sintonizar o canal digital da globo!

porém so de eu segurar o fio o canal digital da globo pega sem travar! So de distanciar a não mas mantendo o cabo na mesmo posição o canal fecha completamente!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

também estou nessa dilema.

 

Andei lendo muito sobre esse assunto de antenas e fiquei mais confuso ainda.

 

Moro no interior de MG (minha mãe). No site da globo diz que tem a globo HD via UHF livre. Aí pensei em pegar uma dessas antenas que vocês mencionaram mas estou com medo de gastar din din a toa.

 

Minha outra opção é pegar um receptor Sat HD Regional da Elsys. Na casa da minha mãe já tem dois receptores com parabólica. Então esse da Elsys seria uma boa pois posso aproveitar a parabólica. (1,7 a 1,8m se não me engano). Tamanho bom para 3 receptores?

 

A outra opção seria pegar a OI TV HD Livre. Mas na região da casa da minha mãe só tem disponibilidade para o satélite Amazonas que dizem ser o antigo e não o novo.

 

Agora não sei o que fazer. Se fosse para mim eu nem ligava pois onde eu moro já tenho Sky pacotão completo com tudo HD (menos globo HD e SBT HD) e vejo TV umas 2 horas no mês apenas. Quando assisto algo é filme na SKY e olhe lá.. pago a toa......

 

Todos os seriados que assisto pego na net e vejo no PC.

 

 

Resumindo:

 

Antena UHF para tentar pegar alguma coisa: ~R$100 (Se pegar a globo HD)

Receptor Elsys: R$250 + DC blocks + Divisor RF 1 para 3 = ~R$290 (Aqui tem 4 canais HD, globo, rede tv, band e outro lá)

OI TV HD: R$400 (Ssó pego se for pro satélite novo)

 

Dúvidas..... 

 

Falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quer dizer, então, que metais podem interferir no sinal? Que beleza... Foi colocada uma grade na janela do meu quarto e, desde então, o sinal não está mais fácil como estava, antes. Acaba que, anteriormente, em uma posição somente, vários canais sintonizavam, mas agora eu tenho que ficar mudando de posição e o cabo da antena é curto e fico limitado, além do que a Globo HD está uma dificuldade enorme pra pegar o sinal, e o que pega mais fácil continua sendo o SBT. Que raiva! Não sei se estou disposto a comprar uma antena externa, mas pode ser que a Philips, que mostraram mais acima, seja uma opção. Mas estou chateado porque com uma antena simples, eu conseguia sintonizar com certa tranquilidade alguns canais digitais, mas agora já não tenho essa facilidade. Antes, também tinha o problema do coaxial não ficar bem colocado na entrada da TV e a Globo sofria mais pra sintonizar, pois só foi eu mudar a posição do cabo, que estava na frente da TV e eu passei pra trás, e a Globo e outros canais passaram a não pegar com facilidade. Mas, com a grade de ferro na janela, piorou!

 

Nem sei o que eu faço! Já mexi no coaxial, testei posições dentro do possível, mas não está adiantando muito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Diego Hwoarang

 

Se colocaram grade no seu quarto, ela funciona como uma gaiola de faraday (http://pt.wikipedia.org/wiki/Gaiola_de_Faraday).

 

Deve ser por isso que o sinal ficou comprometido mesmo.

 

No seu caso, só uma externa mesmo.

 

Como você já tem a garantia de ter sinal aí na sua região, compre a antena e deixe o problema para trás.

 

Falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Diego Hwoarang

 

Se colocaram grade no seu quarto, ela funciona como uma gaiola de faraday (http://pt.wikipedia.org/wiki/Gaiola_de_Faraday).

 

Deve ser por isso que o sinal ficou comprometido mesmo.

 

No seu caso, só uma externa mesmo.

 

Como você já tem a garantia de ter sinal aí na sua região, compre a antena e deixe o problema para trás.

 

Falou

Que coisa... Bem, embora seja possível pôr uma antena externa na minha casa, acho que vou me virar com o que eu tenho ou comprar uma Philips interna/externa. Porém, fica menos complicado pra mim se eu deixar a antena bem na janela, com as hastes pra fora e a janela aberta, pois eu costumo ficar com a janela fechada. Ai, o sinal chega mais fácil. Se o cabo da antena fosse maior, ficaria mais fácil.

 

Agora, uma outra dúvida: eu não sei porque isso acontece, mas por que meu PC e videogame, que ficam conectados na TV via HDMI, interferem no sinal digital da antena? Isso acontecia muito com a minha outra TV, a Samsung T27B350, mesmo ligando o PC via VGA/DVI, somado ao videogame no HDMI. Mas, ao trocar pela minha atual TV, esses problemas acabaram, mas só foi a grade ser posta no meu quarto que eles voltaram. Se eu usar a TV sem deixar esses aparelhos ligados (e o PC fica constantemente ligado) o sinal melhora, mas se eu deixo eles ligados, compromete. Qual o motivo disto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...