Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Notebook Samsung NP530U3C-AD3BR - Instalar Windows 8.1 do Zero


Dusec

Posts recomendados

Pessoal,

resolvi fazer esse tópico após ter literalmente apanhado para formatar, instalar o Windows 8.1 do zero e configurar corretamente esse notebook (Samsung NP530U3C-AD3BR).

Acredito que outros modelos semelhantes da Samsung possuam procedimentos semelhantes e deixo aqui minha contribuição para que os colegas não passem horas atrás de informações e fazendo testes, como tive que fazer.

Basicamente, o que ocorre é que peguei esse notebook da minha cunhada para dar uma ajeitada nele pois ela estava com dificuldades de mexer no Windows 8. O notebook veio de fábrica com o sistema Windows 8 Single Language.

A primeira coisa que pensei foi: "vou atualizar e instalar o Windows 8.1". Isso porque o Windows 8.1 update 1 voltou com o botão iniciar, mesmo que não com a opção "Todos os Programas", mas já iria facilitar para ela o uso. Também, no Windows 8.1 o pc, ao iniciar, entra na área de trabalho, ao invés do Metro. Assim, bastava fazer isso e colocar atalhos para os programas que ela utiliza na área de trabalho para resolver o problema dela.

Eis que então, surgiu o primeiro problema: após bons minutos baixando e instalando as atualizações (para posteriormente instalar o windows 8.1 que solicita que todas as atualizações sejam feitas primeiramente antes de permitir sua instalação) o notebook pede para reiniciar e, no reinicio, apresenta algum erro de atualizações, envia uma mensagem de "Revertendo Atualizações" e agarrava em loop.

Pensei: "minha cunhada instalou alguma coisa aqui e já dançou o Windows". Assim, utilizei o sistema de recuperação do notebook e recuperei o sistema para como veio de fábrica, tendo que, após a recuperação, selecionar todas as opções novamente de uma instalação nova, como nome de usuário, nome do computador, etc.

Agora sim! Vamos às atualizações! ... Nada! Mesmo erro!

O que pude apurar é que a imagem de fábrica do notebook vinha já com algumas atualizações e diversos programas (como em outros sistemas OEM acontece) e, alguma coisa dessas, causava o erro. Enfim, o notebook estava fadado a ficar daquele jeito, sem possibilidade de atualizar, etc.

Nesse momento, quase pensei em colocar um Windows 7 para ela e pronto. Mas como o Windows 8 era original e eu sabia que a atualização para o Windows 8.1 era permitida, resolvi lutar contra esses problemas.

Assim, pesquisando bastante, consegui descobrir como fazer para recuperar o serial original do notebook (que já vem gravado na BIOS), formatar o HD, instalar o Windows 8.1 Single Language, ativar o Windows com a chave original, fazer as atualizações a partir da instalação e configurar recursos interessantes do notebook como o Intel Rapid Start e o ExpressCache.

Foram vários dias pesquisando, realizando testes, até conseguir chegar a um resultado que considero ótimo.

Compartilharei em anexo (PDF) o manual que fiz para realizar todos os procedimentos - arquivo:

samsungnp530u3c-ad3_cleaninstallWin81.pdf

Espero ajudar os colegas.

samsungnp530u3c-ad3_cleaninstallWin81.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...