Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Dusec

Notebook Samsung NP530U3C-AD3BR - Instalar Windows 8.1 do Zero

Recommended Posts

Pessoal,

resolvi fazer esse tópico após ter literalmente apanhado para formatar, instalar o Windows 8.1 do zero e configurar corretamente esse notebook (Samsung NP530U3C-AD3BR).

Acredito que outros modelos semelhantes da Samsung possuam procedimentos semelhantes e deixo aqui minha contribuição para que os colegas não passem horas atrás de informações e fazendo testes, como tive que fazer.

Basicamente, o que ocorre é que peguei esse notebook da minha cunhada para dar uma ajeitada nele pois ela estava com dificuldades de mexer no Windows 8. O notebook veio de fábrica com o sistema Windows 8 Single Language.

A primeira coisa que pensei foi: "vou atualizar e instalar o Windows 8.1". Isso porque o Windows 8.1 update 1 voltou com o botão iniciar, mesmo que não com a opção "Todos os Programas", mas já iria facilitar para ela o uso. Também, no Windows 8.1 o pc, ao iniciar, entra na área de trabalho, ao invés do Metro. Assim, bastava fazer isso e colocar atalhos para os programas que ela utiliza na área de trabalho para resolver o problema dela.

Eis que então, surgiu o primeiro problema: após bons minutos baixando e instalando as atualizações (para posteriormente instalar o windows 8.1 que solicita que todas as atualizações sejam feitas primeiramente antes de permitir sua instalação) o notebook pede para reiniciar e, no reinicio, apresenta algum erro de atualizações, envia uma mensagem de "Revertendo Atualizações" e agarrava em loop.

Pensei: "minha cunhada instalou alguma coisa aqui e já dançou o Windows". Assim, utilizei o sistema de recuperação do notebook e recuperei o sistema para como veio de fábrica, tendo que, após a recuperação, selecionar todas as opções novamente de uma instalação nova, como nome de usuário, nome do computador, etc.

Agora sim! Vamos às atualizações! ... Nada! Mesmo erro!

O que pude apurar é que a imagem de fábrica do notebook vinha já com algumas atualizações e diversos programas (como em outros sistemas OEM acontece) e, alguma coisa dessas, causava o erro. Enfim, o notebook estava fadado a ficar daquele jeito, sem possibilidade de atualizar, etc.

Nesse momento, quase pensei em colocar um Windows 7 para ela e pronto. Mas como o Windows 8 era original e eu sabia que a atualização para o Windows 8.1 era permitida, resolvi lutar contra esses problemas.

Assim, pesquisando bastante, consegui descobrir como fazer para recuperar o serial original do notebook (que já vem gravado na BIOS), formatar o HD, instalar o Windows 8.1 Single Language, ativar o Windows com a chave original, fazer as atualizações a partir da instalação e configurar recursos interessantes do notebook como o Intel Rapid Start e o ExpressCache.

Foram vários dias pesquisando, realizando testes, até conseguir chegar a um resultado que considero ótimo.

Compartilharei em anexo (PDF) o manual que fiz para realizar todos os procedimentos - arquivo:

samsungnp530u3c-ad3_cleaninstallWin81.pdf

Espero ajudar os colegas.

samsungnp530u3c-ad3_cleaninstallWin81.pdf

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×