Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Duvida Botão PIC18F2550 + MIKROC


Posts recomendados

Olá pessoal. 

Estou precisando de uma ajuda. 

 

Preciso fazer um código para esse circuito que montei de exemplo. 

 

Quando eu apertar a tecla 1 o led 1 acende e quando apertar a tecla 2 o led 2 acende .

Simples?,  mas a questão é, que preciso fazer funcionar com os botões como esta no circuito. não posso alterar exatamente nada no circuito.

Utilizo o mikroC 

Alguém consegue me ajudar ?

post-609563-0-33244800-1403113938_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Simples?,  mas a questão é, que preciso fazer funcionar com os botões como esta no circuito. não posso alterar exatamente nada no circuito.

Porque precisaria fazer alguma alteração?

Pense bem,se é simples,porque não o fez?

Ampliei a figura varias vezes para achar alguma coisa complicada e não achei.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vtrx, Desde já agradeço a sua atenção. 

Bom vamos lá. Eu saberia fazer se fosse tipo , aterrando um dos pinos . ou seja, um dos pinos do botão indo a terra. 

Mas só fiz esse desenho simples , para não pegar nada pronto até porque meu projeto é grandinho. 

mas vou postar uma foto da botoeira completa como deve ser .

 

No caso ai , cada botão deve executar uma função , mas não sei como começar. 

Detalhe que esse desenho ai , é um usado industrialmente , ou seja, sei que do jeito que tá da pra fazer funcionar, só confesso que não sei como.

por isso preciso de ajuda.

 

post-609563-0-13839800-1403128291_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi,mas existem N maneiras de fazer a leitura destas teclas usando varredura,Multiplexação ou ambas.

Precisamos saber o seu conhecimento em programação e eletrônica pois é possível te ajudar com uma rotina simples ou mais complexa,que depende da facilidade que você tem com programação e eletrônica.

Postei uma vez, no site da Microchip ,uma rotina e esquema para ler 16 teclas usando 4 pinos de um micro apenas.

È usado varredura e scan,segue link do Projeto no Proteus,esquema elétrico e código fonte em C18,mas se voce abrir o arquivo Main_02.c em qualquer compilador ou bloco de notas,poderá usar o código em outro compilador além do C18.

http://www.4shared.com/rar/mWPKfcgW/4x4_C18.html

A simulação no Proteus ficou pesada,mas o código pode ser usado com Timer,o que vai ajudar na pratica.

Na simulação no Proteus,o click de cada chave,começando de cima da esquerda para a direita,você vai ver uma sequencia correspondente de cada tecla pressionada nas saídas do PORTB.

Aguarde soluções mais simples pois voce vai usar menos chaves do que eu usei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Adriano Bisteca,

 

Vou tentar te passar a "mecânica" da coisa ....

 

Vou supor aqui que nunca teremos duas teclas acionadas ao mesmo tempo, e que a tecla é IDEAL ( sem bouncing ) , que vai dar certinho no Proteus.

 

 

Basta fazermos os seguintes procedimentos :

 

 

FASE 1 :

 

pino RC0 =0

pino RC1 =1

Agora, basta ler o Port A, e os seis bits menos significativos terão o estado das seis primeiras teclas. A tecla que estiver acionada terá o bit equivalente zerado. As outras todas terão nivel 1.

 

Para isolar cada um dos bits, basta fazer um AND filtrando apenas o bit desejado.

Repita esta operação para todos os 6 bits.

 

FASE 2 :

 

pino RC0 =1

pino RC1 =0

Agora, basta ler o Port A, e os seis bits menos significativos terão o estado das seis ultimas teclas. A tecla que estiver acionada terá o bit equivalente zerado. As outras todas terão nivel 1.

 

Para isolar cada um dos bits, basta fazer um AND filtrando apenas o bit desejado.

Repita esta operação para todos os 6 bits.

 

 

Simples mesmo !

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...