Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Adriano Bisteca

Duvida Botão PIC18F2550 + MIKROC

Recommended Posts

Olá pessoal. 

Estou precisando de uma ajuda. 

Preciso fazer um código para esse circuito que montei de exemplo. 

Quando eu apertar a tecla 1 o led 1 acende e quando apertar a tecla 2 o led 2 acende .

Simples?,  mas a questão é, que preciso fazer funcionar com os botões como esta no circuito. não posso alterar exatamente nada no circuito.

Utilizo o mikroC 

Alguém consegue me ajudar ?

post-609563-0-33244800-1403113938_thumb.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Simples?,  mas a questão é, que preciso fazer funcionar com os botões como esta no circuito. não posso alterar exatamente nada no circuito.

Porque precisaria fazer alguma alteração?

Pense bem,se é simples,porque não o fez?

Ampliei a figura varias vezes para achar alguma coisa complicada e não achei.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

vtrx, Desde já agradeço a sua atenção. 

Bom vamos lá. Eu saberia fazer se fosse tipo , aterrando um dos pinos . ou seja, um dos pinos do botão indo a terra. 

Mas só fiz esse desenho simples , para não pegar nada pronto até porque meu projeto é grandinho. 

mas vou postar uma foto da botoeira completa como deve ser .

No caso ai , cada botão deve executar uma função , mas não sei como começar. 

Detalhe que esse desenho ai , é um usado industrialmente , ou seja, sei que do jeito que tá da pra fazer funcionar, só confesso que não sei como.

por isso preciso de ajuda.

post-609563-0-13839800-1403128291_thumb.

Compartilhar este post

Link para o post

Entendi,mas existem N maneiras de fazer a leitura destas teclas usando varredura,Multiplexação ou ambas.

Precisamos saber o seu conhecimento em programação e eletrônica pois é possível te ajudar com uma rotina simples ou mais complexa,que depende da facilidade que você tem com programação e eletrônica.

Postei uma vez, no site da Microchip ,uma rotina e esquema para ler 16 teclas usando 4 pinos de um micro apenas.

È usado varredura e scan,segue link do Projeto no Proteus,esquema elétrico e código fonte em C18,mas se voce abrir o arquivo Main_02.c em qualquer compilador ou bloco de notas,poderá usar o código em outro compilador além do C18.

http://www.4shared.com/rar/mWPKfcgW/4x4_C18.html

A simulação no Proteus ficou pesada,mas o código pode ser usado com Timer,o que vai ajudar na pratica.

Na simulação no Proteus,o click de cada chave,começando de cima da esquerda para a direita,você vai ver uma sequencia correspondente de cada tecla pressionada nas saídas do PORTB.

Aguarde soluções mais simples pois voce vai usar menos chaves do que eu usei.

Compartilhar este post

Link para o post

@Adriano Bisteca,

Vou tentar te passar a "mecânica" da coisa ....

Vou supor aqui que nunca teremos duas teclas acionadas ao mesmo tempo, e que a tecla é IDEAL ( sem bouncing ) , que vai dar certinho no Proteus.

Basta fazermos os seguintes procedimentos :

FASE 1 :

pino RC0 =0

pino RC1 =1

Agora, basta ler o Port A, e os seis bits menos significativos terão o estado das seis primeiras teclas. A tecla que estiver acionada terá o bit equivalente zerado. As outras todas terão nivel 1.

Para isolar cada um dos bits, basta fazer um AND filtrando apenas o bit desejado.

Repita esta operação para todos os 6 bits.

FASE 2 :

pino RC0 =1

pino RC1 =0

Agora, basta ler o Port A, e os seis bits menos significativos terão o estado das seis ultimas teclas. A tecla que estiver acionada terá o bit equivalente zerado. As outras todas terão nivel 1.

Para isolar cada um dos bits, basta fazer um AND filtrando apenas o bit desejado.

Repita esta operação para todos os 6 bits.

Simples mesmo !

Paulo

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais