Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Diego Venturini_572190

Tutorial para atualização da bios das placas ECS-H61H2-M2 v1.0 e v2.0

Recommended Posts

Galera tive muita dificuldade em encontrar a forma correta de atualizar a bios da minha placa mãe ECS-H61H2-M2 v1.0 então resolvi criar esse tutorial para ajudar os colegas que querem atualizar a BIOS dela para reconhecer alguns modelos de placa de vídeo ou para ter suporte aos processadores de 3ª geração Intel multi core.

Lembrando que atualizar a bios é um procedimento perigoso, que necessita de extrema cautela.

1º Passo: Reconhecer a versão de sua placa. É possível reconhecer a versão pelo programa CPU-Z. Abaixo o link para download.

http://www.baixaki.com.br/download/cpu-z.htm

Reconhecendo o modelo:

post-725931-0-71919700-1403140104.png

Versão 1.0

http://www.ecs.com.tw/ECSWebSite/Product/Product_Detail.aspx?DetailID=1228&MenuID=1&LanID=12

Versão 2.0

http://www.ecs.com.tw/ECSWebSite/Product/Product_Detail.aspx?DetailID=1393&MenuID=103&LanID=0

2º Agora que você já sabe o modelo da sua placa, deve entrar na bios e verificar a versão do ME,normalmente deve constar 7.x

post-725931-0-48213700-1403140415_thumb.

Clique então em: http://www.ecs.com.tw/extra/ECS_win8/win8_bios.html

E escolha a plataforma do seu processador. Intel ou AMD.

Feito isso baixe o CPU EVO do modelo da sua placa clicando em download no modelo desejado.

3º Desativar os aplicativos que iniciam junto com o Windows

INICIAR>EXECUTAR>REGEDIT

Agora nas abas vá em:  HKEY_CURRENT_USER \ Software \ microsoft \ windows \ Current Version \ Run

Apague todos os arquivos a direita (não exclua a aba) deixando apenas o anti-virus e o padrão.

Também no REGEDIT vá em :HKEY_LOCAL_MACHINE \ Software \ microsoft \ windows \ Current Version \ Run

Faça o mesmo procedimento. Esse procedimento é apenas para que o Windows possa inicializar sozinho sem nenhum programa de segundo plano.

4º Agora você deve desligar o computador e abrir o gabinete para ter acesso a placa mãe. É necessário fazer um jumper para destravar a placa e assim conseguir atualizar a BIOS.

O jumper nada mais é do que forçar um contato entre os pinos indicados na imagem. Se você tiver a peça para fazer o jumper excelente, eu não tinha aqui, entortei com a chave de fenda mesmo hehehehe, mas cuidado para não danificar outros componentes da placa mãe.

post-725931-0-89431200-1403141399_thumb.

Após ter feito o jumper ligue o pc normalmente. Vá no arquivo do CPU EVO e execute como administrador depois clique em Upgrade. Ele começara a atualizar a bios da sua placa, não mexa no computador durante esse tempo e reze para que a energia não acabe hehehe. O processo levará algo em torno de 3 minutos.

Depois da atualização concluída o computador desligará sozinho. Agora desfaça o jumper que você tinha feito.

De um reset na BIOS seguindo os seguintes passos.

Desligue a chave da fonte, retire a bateria e aperte o botão de ligar mantendo-o pressionado durante 15 segundos, coloque a bateria de volta. 

No jumper CMOS o que está em vermelho na figura com três pinos, faça o seguinte processo:  

post-725931-0-91437300-1403142959_thumb.

Mude a posição do jumper para o pino que está fora. Exemplo: se ele estiver na posição 2,3 coloque na posição 1,2. Deixe um tempo e depois volte a posição normal que estava antes.

Se tiver duvidas olhe nesse site, ele explica de maneira bem clara como fazer o reset da placa mãe.  http://pt.wikihow.com/Resetar-a-BIOS

Faça o modo 2 e 3.

5º Ligue o computador e entre na bios apertando F2 ou Delete.

O computador irá ligar, funcionar alguns segundo e reiniciar, não se assuste hehehe. Entre na BIOS quando ele reiniciar. Se aparecer a mensagem "load previus values ?" vai em "yes".

Reconfigure linguagem, data, hora e o boot se necessário.

Pronto sua BIOS está atualizada. Agora se pretender atualizá-la para a BIOS mais recente é só ir no site referente ao modelo de sua placa mãe e atualizar normalmente pelo AFUDOS.

Qualquer dúvida entrem em contato. Espero que esse tutorial tenha sido esclarecedor e ajude a galera ai que está com dificuldades para atualizar a bios desse modelo de placa mãe.

Grande abraço galera e até mais.

• Curtir 7

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante

Um lembrete: Quando mexer nos jumpers ou em qualquer parte da mobo, DESLIGUE o plugue da tomada, só por precaução.

Compartilhar este post

Link para o post

Estou com dois problemas
1: Na placa diz que é H61H2-M2 V2 e no CPUZ mostra 1.0. Qual está certo?

2: Não estou conseguindo dar "short" no ME_UNLOCK. São mesmo os dois pretos do lado dos 3 pinos vermelhos como na imagem?

Compartilhar este post

Link para o post

Está gravado na placa que é a versão 2 ? Porque se tiver é melhor você confiar no que está gravado ai do que no CPU-Z. Aqui na minha não estava gravado na placa, portanto arrisquei pelo que constava no CPU-Z que mostrava 1.0 e também por ter comprado o pc em 2011 deduzindo que seria realmente a versão 1.0. Você pode tentar contatar a ECS pelo facebook para ter maior certeza sobre o modelo de sua placa mãe caso ache necessário.  

No caso dos pinos se sua placa for idêntica a minha realmente são esses dois pinos como mostrado na imagem. Você têm que fazer com que eles encostem um no outro, para só assim proceder com a atualização da BIOS. Espero ter ajudado, qualquer dúvida só postar aqui, e lembrando que esse processo é muito perigoso e não me responsabilizo por eventuais danos.

Estou postando aqui a imagem dos pinos que deverão receber o jumper por outro ângulo.

post-725931-0-07150600-1407724024_thumb.

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, eu tenho está placa mãe deste vídeo, igualzinha.. https://www.youtube.com/watch?v=4RhVst2zAEg

Posso fazer a atualização sem medo? O site da ECS diz que se tiver uma versão inferior à 8.1.X.X deverá fazer uma atualização anterior de 2012.. 

Eu tenho o jumper, tenho windows 8.1 64 bits e programa diz que minha versão é: Qbex h61h2-m2 (1.0)

Na bios minha versão do ME é 8.0.2.1410

Tenho uma GTX 750 mas ela só vai funcionar com a bios atualizada..

Espero retorno.. agradeço desde já. 

Compartilhar este post

Link para o post

Ei cara desculpe a demora pra responder, não tive muito tempo de entrar no fórum esses dias. Enfim respondendo as suas perguntas. Não, você não pode fazer a atualização sem medo hehehe até porque atualizar BIOS é um processo perigoso. Eu particularmente fiquei com o c.. na mão ahsuHASUHuas. Brincadeiras a parte, tenha certeza sobre a versão da sua placa. Sua versão de ME é inferior a 8.1.X.X então você deve fazer a atualização recomendada pelo site da ECS e só depois atualizar pelo AFUDOS. Espero ter ajudado, e mais uma vez desculpe a demora para responder. Abraço e boa sorte.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Meu amigo eu conseguiiiiiiiiiiiii !!!  :jump:   :jump:  :jump:  :aplausos:  :aplausos: :aplausos:

Brigaddããããooo! Valeu pela sua humildade em me responder e ainda postar um tópico pra quem precisa. Eu atualizei para 2012, não precisei atualizar para a versão de dezembro de 2013, tentei na de 2012 e funcionou a GTX 750, pra quer atualizar mais se já tenho o que quero né? Mais uma vez valeuuu caraaaa.. uuouuuu kkkkkk

Tem como postivar o poster ? 

• Curtir 4

Compartilhar este post

Link para o post

Imagina cara, fico grato por ter te ajudado. Muitas pessoas que possuem esse modelo de placa têm dificuldades em atualizar a BIOS assim como eu tive. Fica a seu critério querer atualizá-la para 2013, mas como diz o ditado "se não está quebrado, não conserte" hahahaha. Cara nem sei se dá pra positivar o poster, sou novo por aqui hahahaha. Abraços.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo salvou a minha vida aqui, tinha comprado um i5 3570k e não funcionava, agora ta tudo ok, Deus te abençoe pela sua sabedoria e humildade em compartilhar seus conhecimentos, Abraço

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Fico grato em ajudar, também tive que atualizar aqui pra colocar o i5 3330. Grande abraço.

Amigo, muito obrigado. Consegui atualizar a placa mãe Qbex H61H2-M2 Versão 1.0, bios data 23/03/2012 para bios data 09/07/2012, seguindo esse maravilhoso tutorial. Você por gentileza poderia explicar como fazer atualização com o afudos, para a atualização recente. tentei  mas não vai.

Compartilhar este post

Link para o post

É simples, apenas baixe o AFUDOS para a sua versão de placa e execute .

http://www.ecs.com.tw/ECSWebSite/Product/Product_Detail.aspx?DetailID=1228&MenuID=1&LanID=12

Baixe a versão de 01/04/2013, a outra acredito que seja apenas pra quem usa o Windows 8.

Já tentou fazer isso e não deu certo ? O que está acontecendo, ele trava durante a atualização ou exibe algum erro ? Poste aqui o que está acontecendo. Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

É simples, apenas baixe o AFUDOS para a sua versão de placa e execute .

Baixe a versão de 01/04/2013, a outra acredito que seja apenas pra quem usa o Windows 8.

Já tentou fazer isso e não deu certo ? O que está acontecendo, ele trava durante a atualização ou exibe algum erro ? Poste aqui o que está acontecendo. Abraços.

Boa noite! Agora  que vi a tua resposta. Eu tenho windows 8.1 64 bits , diz que este aplicativo não pode ser executado em seu pc. para fazer esse procedimento, a placa mãe tem que estar desbloqueada ou não. Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Não, a placa não precisa estar desbloqueada para a atualização pelo AFUDOS. Como você tem o S.O Windows 8 você deve baixar o AFUDOS para esse sistema operacional. Não posso te garantir que este irá atualizar corretamente porque como eu uso o win 7 eu baixei a a outra bios e consegui atualizar normalmente aqui. Você baixou a versão da BIOS para o win 8.1?

Certifique-se de estar executando o afudos64bits, porque esse tipo de erro pode ocorrer por imcopatibilidade de versões 32 e 64 bits.

Compartilhar este post

Link para o post

Não, a placa não precisa estar desbloqueada para a atualização pelo AFUDOS. Como você tem o S.O Windows 8 você deve baixar o AFUDOS para esse sistema operacional. Não posso te garantir que este irá atualizar corretamente porque como eu uso o win 7 eu baixei a a outra bios e consegui atualizar normalmente aqui. Você baixou a versão da BIOS para o win 8.1?

Certifique-se de estar executando o afudos64bits, porque esse tipo de erro pode ocorrer por imcopatibilidade de versões 32 e 64 bits.

Bom dia, acho que é isso mesmo. Incompatibilidade com a versão 64 bits. Vou instalar o windows 7 32 bits para atualizar, pois pretendo fazer up no processador p/  3° geração.  Até mais. Obrigado pela atenção, abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Qualquer dúvida só chamar. Abraços.

Boa noite! Amigo, Instalei windows 7 32 bits, Executo o afudos,.aparece a telinha preta do prompt rápidamente. Não atualiza, e também não aparece nenhuma mensagem. a versão ME FW 8.1.0.1248 continua a mesma da atualização Bios data 09/07/2012. Abraços.

Consegui atualizar, com o eBLU-BIOS Update Utility. A placa mãe agora é ECS H61H2-M2 Versão 1.0, com bios data 01/04/2013 e a vesão ME FW 8.1.0.1248. Obrigado, tudo de bom até mais. Abraços.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

amigos preciso de uma ajuda , quero fazer upgrade de um g620 para um i5 3a geração , a versao do me é 8.1.0.1248 precisarei atualizar a bios?

Amigo,se você atualizou para a bios data  01/04/2013 , pode usar a 3° geração. A minha versão do ME 8.1.0.1248, bios data 01/04/2013. Até mais. Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Acredito que sim, mas no seu caso apenas pelo AFUDOS. Sem ter que abrir o pc nem nada do tipo. Apenas baixe o programa no site da ECS de acordo com a versão de sua placa. Por exemplo para a v.1.0 vá em:

http://www.ecs.com.tw/ECSWebSite/Product/Product_Detail.aspx?DetailID=1228&CategoryID=1&MenuID=103

Vá na aba "Download/ BIOS  e escolha a BIOS "  Release Reason: 1. Support New Intel P0 Ivy Bridge CPU.

post-725931-0-00939100-1411872978_thumb.

Depois execute o programa normalmente. No caso da versão 2.0 o procedimento é análogo. Espero ter ajudado, abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

O que exatamente você fez ? Ela está ligando rodando o cooler do processador por uns segundos e depois desliga e liga de novo fazendo a mesma coisa ? Se você atualizou a BIOS de maneira errada, ou colocou uma versão não compatível com seu modelo de placa pode ser que você tenha deixado sua placa mãe inutilizável, infelizmente =/. Tente resetá-la seguindo os passos que eu postei no tópico, ou por esse site http://pt.wikihow.com/Resetar-a-BIOSFaça o modo 2 e 3 e observe se ela dará vídeo, caso isso não aconteça é bem provável que você terá que levar sua placa à um técnico especializado, ou terá que comprar outra placa mãe =/.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais