Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Diego Venturini_572190

Tutorial para atualização da bios das placas ECS-H61H2-M2 v1.0 e v2.0

Posts recomendados

@Lucas Guilherme 44 Você disse que atualizou sua placa-mãe, mas o outro processador não funcionou, nem muito menos deu vídeo, então sua placa-mãe ainda está na Sandy Brigde. Provavelmente deu algum problema nessa sua atualização da bios, porque, quando eu atualizei para a Ivy Brigde, o meu processador funcionou perfeitamente, eu que fiz ********** nele, de não dar mais vídeo e etc, como vemos acima nos posts.

Mas, pode ser alguma coisa com incompatibilidade também, por exemplo, uma placa de vídeo (meu caso), ou memória ram, gravador de CD/DVD ou algum periférico mesmo, você terá que ir testando até achar o problema. Eu consegui achar o meu problema, e era a própria placa de vídeo, incompatível com a bios da placa-mãe que eu atualizei, então o seu caso, ainda tem solução meu caro.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Lucas North Eu fiz a ultima atualização viável para a placa, a minha era POS-EIH61CE eu consegui colocar a bios e atualizar ela para ECS H61H2-M2 V2.0. Sendo que a ultima atualização disponivel no site da ECS faz com que a bios corrompa, o proprio @toni_fatec disse que não é pra mim atualizar a placa para a versao de 07/31/2013, pois a mesma não dá certo para as placas compradas pela positivo.
O jeito foi atualizar pra penúltima bios e sendo assim atualizar com o flash e depois atualizar pelo Eblu.

Aí cheguei na versão que eu to que é a de 20/02/2013 a ultima viável para as placas da positivo.

Compartilhar este post

Link para o post

Pelo visto eu não devo conseguir colocar essa placa-mãe pra pegar o I5-3330. Vou deixar ela do jeito que tá, vou ver se passo ela com a configuração atual.
placa-mãe: H61H2-M2 V2.0

Processador: Celeron G530

Memoria: DDR3 4Gb.

Vou aproveitando o post e perguntar aqui com vocês, tô pensando em importar uma placa-mãe que aceite o meu I5-3330, minha memória  8 HyperX DDR3 1333 Mhz e que tenha Entrada Sata 6gb.

Eu ví essa aqui, parece ser boa.

https://pt.aliexpress.com/item/33013539712.html?spm=a2g0o.productlist.0.0.40c53972J6SA1P&algo_pvid=287e4fa5-1081-4e91-9f5f-3ea38db59203&algo_expid=287e4fa5-1081-4e91-9f5f-3ea38db59203-13&btsid=e523d1ab-231a-4436-b152-d9a840d51276&ws_ab_test=searchweb0_0,searchweb201602_,searchweb201603_52

Se tiverem outra opção de placa-mãe que seja eficiente e que seja barata eu aceito sugestões.
Grato.

Compartilhar este post

Link para o post

@Lucas Guilherme 44 tem 100% de certeza de que hoje seu i5-3330 está perfeito? 

Chegou a começar do zero e fazer as atualizações passo a passo como expliquei anteriormente? 

Caso ambas respostas sejam afirmativas, há uma chance de haver algum pino torto no seu socket. Caso tenha uma excelente câmera pode postar a foto do socket que eu tenho experiência e posso avaliar. 

Outra rara possibilidade é o stepping do seu i5 não ser totalmente compatível com a última versão estável para placa Positivo. O site da ECS dia que a última bios (que faz a positivo v2 não ligar) traz suporte a alguns dos últimos Ivy Bridge 3ª gen. Até isto teria solução caso conseguisse o microcode atual pra Ivy Bridge e fizesse Bios Mod na unha... 

A placa que mostrou chinesa pode ou não funcionar bem. Ao menos é B75. 

Particularmente eu recomendo no seu caso trocar o i5-3330 pelo i5-2400/2500, os quais tem o mesmo ou maior desempenho e certamente são compatíveis com sua placa atual. Os valores de mercado usados são os mesmos. 

adicionado 14 minutos depois

@Lucas North A sua tem como salvar com o gravador de eprom + arquivo original (rom binário completo. O do site ecs é incompleto, não serve para gravadoras). 

Basta comprar a gravadora com a garra jacaré. Usar um outro PC ou note já com o arquivo binário original da H61H2-M12 v1.0 e regravar o chip EPROM. 

Sei que o autor do vídeo à seguir tem o binário exato da sua placa. É um técnico com experiência nestas placas todas e extremamente solitico. No vídeo dele tem o WhatsApp e, ele realmente enviará o que precisa :

https://youtu.be/MjwGoEjE5_c

Compartilhar este post

Link para o post

@toni_fatec Eu li tudo e entendi pouca coisa , o que você acha que aconteceu ?? , devo instalar uma bios antiga e depois instala as novas dnv ? 

adicionado 3 minutos depois

@toni_fatec Cheguei a testa um pentium G2030 e a placa-mãe tambem não deu video , o que me leva a crer que a placa obviamente não está reconhecendo processadores de 3 geração já que eu testei o ''Pentium g2030'' e o ''i5 3330'' e nenhum apresentou imagem

Compartilhar este post

Link para o post

@toni_fatec @toni_fatec Cheguei a testa um pentium G2030 e a placa-mãe tambem não deu video , o que me leva a crer que a placa obviamente não está reconhecendo processadores de 3 geração já que eu testei o ''Pentium g2030'' e o ''i5 3330'' e nenhum apresentou imagem

1 hora atrás, JUNIOR TBO disse:

@toni_fatec Eu li tudo e entendi pouca coisa , o que você acha que aconteceu ?? , devo instalar uma bios antiga e depois instala as novas dnv ? 

adicionado 3 minutos depois

@toni_fatec Cheguei a testa um pentium G2030 e a placa-mãe tambem não deu video , o que me leva a crer que a placa obviamente não está reconhecendo processadores de 3 geração já que eu testei o ''Pentium g2030'' e o ''i5 3330'' e nenhum apresentou imagem

NO CPU-Z NA ABA ''Mainboard'' na linha ''Chipset'' mostra que a minha placa-mãe esta ''Sandy Bridge'' e eu acabei de ler uns comentarios sobre , e lá dizia que devia está ''ivy bridge'' o que eu posso fazer para mudar ?

Compartilhar este post

Link para o post

Pentium g2030'' e o ''i5 3330

Ambos Ivy Bridge.

@JUNIOR TBO Posta uma foto do CPU-Z na aba da placa-mãe (Mainboard). Provavelmente consta Sandy Bridge.

adicionado 1 minuto depois
2 minutos atrás, JUNIOR TBO disse:

NO CPU-Z NA ABA ''Mainboard'' na linha ''Chipset'' mostra que a minha placa-mãe esta ''Sandy Bridge'' e eu acabei de ler uns comentarios sobre , e lá dizia que devia está ''ivy bridge'' o que eu posso fazer para mudar ?

Tá explicado.

Compartilhar este post

Link para o post

@JUNIOR TBO Tenho certeza que o Toni_Fatec (ou demais entendidos do grupo) tá preparando um passo a passo direcionado ao seu problema, já que é um pouco complexo realmente, mas nada impossível... e eu, embora saiba o caminho das pedras, não me considero com sanidade mental para explicar de maneira tão didática e paciente como os colegas no fórum.
Mantenha a paciência para não fazer algo errado que vá dar ainda mais trabalho para reverter.
Se você tiver entendimento e paciência, poderá ler o tópico desde o início... lendo relatos e experiências dos demais colegas. Certamente ajudará muito quando os orientações referentes ao seu problema chegarem.

Eu fiz a atualização e demais reparos na minha ECS para receber os de 3ª geração apenas lendo o tópico. Mas seu caso é meio atípico mesmo. Paciência.

Compartilhar este post

Link para o post

@Daianne Limeira Muito obrigado por sua atenção , a todo momento sempre esteve me oferecendo suporte .. Que Deus lhe abençoe ❤️ 

Algo que me chamou atenção tambem e que no meu CPU - Z Está assim https://prnt.sc/pgjj2k
e algo que eu achei no site da intel https://prnt.sc/pgjiz1

adicionado 2 minutos depois

Fico no aguardo de qualquer resposta , agradeço muito pela atenção de todos . espero conseguir resolver o meu problema ..

Compartilhar este post

Link para o post

@JUNIOR TBO TMJ.
Só mais um detalhe, para facilitar a ajuda que provavelmente tá sendo providênciada... Na página (21) deste tópico, o Toni solicita que você faça postagens de certas telas específicas, para ajudar na análise... então retorna lá, vê quais são estas solicitações e providência as telas.
Uma dica: Você usando a tecla <Print Screen SysRq> no teclado, captura a tela... Abre o "Paint", cola a tela capturada... seleciona a parte que interessa, copia o que foi selecionado no "Paint" e cola diretamente aqui no fórum com <Ctrl + V>.
Quem merece agradecimento é o Toni_Fatec e o autor do tópico (Diego Venturini)... Ambos, pessoas de pura nobreza e enorme conhecimento.

Compartilhar este post

Link para o post
Em 05/10/2019 às 18:45, toni_fatec disse:

@Lucas Guilherme 44

Que bom que o arquivo reviveu sua placa. 

Não utilize a última versão do site da ECS H61H2-M2 V2.0 para as placas Positivo POS-EIH61CE. Por algum motivo realmente não funcionam com a última datada 07/31/2013.

A melhor abordagem é:

1. Reviver a placa-mãe com alguma BIOS inteira funcional. 

2. Atualizar o M.E. Version, nestas placas utilizando o CPU EVO exato pro modelo/versão. Aconselho fazer um pendrive bootavel com o atualizador nesta etapa. 

3. Atualize pra próxima versão do site (não vá direto pra última), datada de 01/04/2013. 

4. Atualize com eBlu para versão que ele oferece. No seu caso irá ficar 03/20/2013 que não aparece no site da ECS, mas é a última versão estável para H61H2-M2 v2.0 (Positivo. Algumas marcas aceitam a última do site) 

Lembre de carregar os padrões de fábrica, dentro do SETUP, à cada atualização. Reconfigure o BOOT e so então atualize pra próxima. 

Deixe pra trocar de processador após tocas as etapas, feitas passo a passo. É comum ter problema ano soquete. 

Na troca, já tendo desligado o PC com a última versão da BIOS, aproveite pra retirar a bateria e zerar o CMOS pelo jumper. Assim ela irá procurar todos os hardware novos no próximo BOOT. 

Está garra jacaré estraga em poucas utilizações. 

@toni_fatec Olá meu amigo, fiz sim esse tutorial que você disponibilizou, eu comprei o I5 mas não consegui testar em uma outra placa qualquer, mas acredito eu que o mesmo esteja 100%.

Irei desligar o pc e tentar tirar foto dos pinos, ja irei editar e postar as fotos.

Em 05/10/2019 às 18:45, toni_fatec disse:

Compartilhar este post

Link para o post
6 horas atrás, toni_fatec disse:

@Lucas North A sua tem como salvar com o gravador de eprom + arquivo original (rom binário completo. O do site ecs é incompleto, não serve para gravadoras). 

Basta comprar a gravadora com a garra jacaré. Usar um outro PC ou note já com o arquivo binário original da H61H2-M12 v1.0 e regravar o chip EPROM. 

Sei que o autor do vídeo à seguir tem o binário exato da sua placa. É um técnico com experiência nestas placas todas e extremamente solitico. No vídeo dele tem o WhatsApp e, ele realmente enviará o que precisa :

https://youtu.be/MjwGoEjE5_c

Obrigado mais uma vez toni, por estar nos ajudando. Eu vou entrar em contato com ele, e vou comprar uma gravadora EPROMM jacaré e vou tentar o procedimento e voltarei aqui para postar o meu resultado. Obrigado!

adicionado 13 minutos depois

@Lucas Guilherme 44

14 horas atrás, Lucas Guilherme 44 disse:

Pelo visto eu não devo conseguir colocar essa placa-mãe pra pegar o I5-3330. Vou deixar ela do jeito que tá, vou ver se passo ela com a configuração atual.
placa-mãe: H61H2-M2 V2.0

Processador: Celeron G530

Memoria: DDR3 4Gb.

Vou aproveitando o post e perguntar aqui com vocês, tô pensando em importar uma placa-mãe que aceite o meu I5-3330, minha memória  8 HyperX DDR3 1333 Mhz e que tenha Entrada Sata 6gb.

Eu ví essa aqui, parece ser boa.

https://pt.aliexpress.com/item/33013539712.html?spm=a2g0o.productlist.0.0.40c53972J6SA1P&algo_pvid=287e4fa5-1081-4e91-9f5f-3ea38db59203&algo_expid=287e4fa5-1081-4e91-9f5f-3ea38db59203-13&btsid=e523d1ab-231a-4436-b152-d9a840d51276&ws_ab_test=searchweb0_0,searchweb201602_,searchweb201603_52

Se tiverem outra opção de placa-mãe que seja eficiente e que seja barata eu aceito sugestões.
Grato.

À vezes meu amigo, não compensa mexer muito, pois, se ficar insistindo muito, vai acabar parando tudo de uma vez, igual o meu caso. Já que o seu PC está funcionando como deveria, mas não funciona o processador superior, melhor deixar assim mesmo meu caro. Se você quiser, eu comprei uma placa-mãe barata no Ali Express, está para chegar, se quiser, eu te passo o link de compra (ou se quiser aguardar ela chegar e eu fazer o teste).

adicionado 19 minutos depois

@Daianne Limeira Muito obrigado por sua atenção , a todo momento sempre esteve me oferecendo suporte .. Que Deus lhe abençoe ❤️ 

Algo que me chamou atenção tambem e que no meu CPU - Z Está assim https://prnt.sc/pgjj2k
e algo que eu achei no site da intel https://prnt.sc/pgjiz1

adicionado 2 minutos depois

Fico no aguardo de qualquer resposta , agradeço muito pela atenção de todos . espero conseguir resolver o meu problema ..

Pelo o que parece, a versão da placa-mãe está diferente do que o processador suporta, a incompatibilidade pode estar havendo por causa dessa versão da bios.

Compartilhar este post

Link para o post

@Lucas North Também estou achando 

Em 03/10/2019 às 17:43, toni_fatec disse:

@JUNIOR TBO

Não é a mesma placa-mãe deste tópico, mas a atualização tem que ser por PASSOS, não diretamente para última versão, que parece ser o que fez. 

Entre no SETUP e tire foto das versões e Informações Adicionais da sua BIOS. 

Poste aqui as fotos. 

Já aviso que terá de retroceder pra versão 0041 e então atualizar mais 5 vezes até chegar a versão 0120 novamente. 

Isto se deve a necessidade de atualizar o ME VERSION da BIOS, o que aparentemente não deve ter sido feito ao atualizar diretamente pra última versão. 

Vai ter que usar um pendrive e baixar os arquivos com extensão .BIO

Pelo site da Intel não é possível retroceder pra versões anteriores a sua. Porém utilizando o método de Recovery é possível! (ou seja, colocando somente o arquivo BIO num pendrive formatado para FAT32 e dando boot por ele). 

Pro recovery funcionar tem que remover 1 jumper de proteção na sua placa antes de tentar o boot com o arquivo BIO no pen-drive. 

Achei em inglês um explicação passo a passo. Vou deixar abaixo a versão traduzida automaticamente. Pode seguir em frente se conseguir. Mas não deixe de 1º tirar fotos lá no seu setup de como está agora e postar aqui, ok? 

adicionado 33 minutos depois

@JUNIOR TBO

As fotos que precisa postar aqui do setup são como estas:

Screenshot_2019-10-03-17-46-51.png

I

Compartilhar este post

Link para o post

@Lucas North Eu já deixei essa placa de mão, irei só testar uma bios boa pra evitar bugs e sendo assim passar ela ou dá pra algum familiar o pc.

Aliás aceito sim dicas de placa mães, estou pensando em pegar alguma placa-mãe da linha B75 que é a linha certo pra Core i3, I5 e I7, além de já ter 1x Sata III 6gb pra mim colocar um ssd.

Manda o link dessa sua placa.

Eu to pensando em pegar essa.: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1276181405-placa-me-b75-lga-1155-ddr3-usb-30-sata-6gbs-otimo-preco-_JM?quantity=1&variation=40580736234#position=11&type=item&tracking_id=6ba61d64-e9f5-4163-8b40-d7c1d1d3e25d

Compartilhar este post

Link para o post

@Lucas Guilherme 44

19 minutos atrás, Lucas Guilherme 44 disse:

Eu já deixei essa placa de mão, irei só testar uma bios boa pra evitar bugs e sendo assim passar ela ou dá pra algum familiar o pc.

Oh, que bom meu caro, antes cedo, do que muito tarde.

Aliás aceito sim dicas de placa mães, estou pensando em pegar alguma placa-mãe da linha B75 que é a linha certo pra Core i3, I5 e I7, além de já ter 1x Sata III 6gb pra mim colocar um ssd.

Pelo o que eu sei, não existe um placa certa para processador, se você comprou um processador geração x e vai por numa geração y, melhor você compra a y de uma vez e evitar dor de cabeça, se é que me entende. Para mim, eu comprei uma placa-mãe que cabe no meu bolso, e a velocidade de transmissão eu não ligo muito, só quero que funcione normalmente. Como você quer uma placa-mãe que tenha 6 Gb's e colocar um SSD, eu te recomendo a procurar mais e encontrar a melhor marca (pode ser salgado para uma geração ultrapassada).

Manda o link dessa sua placa.

https://pt.aliexpress.com/item/32850005410.html?spm=a2g0s.9042311.0.0.59f4b90aLbpmeK

Essa placa-mãe é mais ou menos,  quebra um bom galho para Ivy Brigde, mas, olha o estado dos pinos do processador, não compensa, pode acontecer de você colocar seu processador lá e nem se quer o sistema iniciar, além do risco de queimar todo o equipamento. Então, te aconselho a procura mais, eu vou procurar umas placas mães e depois eu volto aqui e posto (mas é de minha opinião e preço, se eu achar alguma que você queira, te mostro mesmo assim). Mas, eu estou comprando muito ultimamente é no Ali Express (celular, processador, memória ram, placa-mãe e até kits de desmontagem de celular/notebook), se você não importar em esperar um mês ou menos, eu faço uma lista legalzinha para você escolher.

Compartilhar este post

Link para o post

@Lucas North

12 minutos atrás, Lucas North disse:

Essa placa-mãe é mais ou menos,  quebra um bom galho para Ivy Brigde, mas, olha o estado dos pinos do processador, não compensa, pode acontecer de você colocar seu processador lá e nem se quer o sistema iniciar, além do risco de queimar todo o equipamento.

As fotos com os pinos tortos foram produtos que ele enviou para as pessoas e as mesmas não souberam colocar o processador e com isso entortaram os pinos e pediram para trocar.
Eu dei uma pesquisada e essa placa me parece ser boa, pelo menos cabe no bolso e parece ser boa, pois tenho aqui um I5-3330 e 2x4 gb de memoria DDR3 1333mhz.

Também já ví uma placa no aliexpress, sendo que a entrega só tá pra daqui a 40 dias, é muito tempo e ainda corro o risco da placa vir com defeito e ter que esperar mais tempo.

A placa por sinal é essa aqui: https://pt.aliexpress.com/item/33039686118.html?spm=a2g0o.productlist.0.0.643e3af5y5B3Io&algo_pvid=481a04a9-3a0c-4cfa-b9dd-3244ebfdb186&algo_expid=481a04a9-3a0c-4cfa-b9dd-3244ebfdb186-14&btsid=a37269ef-20cc-42c5-af7d-ff04b21aaaa9&ws_ab_test=searchweb0_0,searchweb201602_,searchweb201603_52

Compartilhar este post

Link para o post

@Lucas Guilherme 44

15 minutos atrás, Lucas Guilherme 44 disse:

As fotos com os pinos tortos foram produtos que ele enviou para as pessoas e as mesmas não souberam colocar o processador e com isso entortaram os pinos e pediram para trocar.

Eita, que ***** em mano. Pensei que ele estava vendendo aquilo hehehhe, malz.

Eu dei uma pesquisada e essa placa me parece ser boa, pelo menos cabe no bolso e parece ser boa, pois tenho aqui um I5-3330 e 2x4 gb de memoria DDR3 1333mhz.

Sim, é uma placa-mãe boa, ainda mais com porta sata 3.0 (in red).

Também já ví uma placa no aliexpress, sendo que a entrega só tá pra daqui a 40 dias, é muito tempo e ainda corro o risco da placa vir com defeito e ter que esperar mais tempo.

Isso é verdade meu amigo, mas no meu tempo de uso do Ali Express, nada até agora veio estragado ou produto nada a ver com o anúncio, mas fica a critério de cada um, não é mesmo!?

Sim, a questão é que mais barato, é como te falei, isso vale do que você pode pagar, sua paciência e escolha. Então é complicado essas coisas, mas a única diferença dessa do Ali Express e do mercado livre, é o tempo de espera do comprador, pois os componentes são praticamente os mesmo, mudando apenas a marca da placa-mãe.

Compartilhar este post

Link para o post
Em 08/10/2019 às 13:51, JUNIOR TBO disse:

@toni_fatec Peço desculpas pela demora , aqui está as fotos que me pediu https://prnt.sc/pgjy1x
https://prnt.sc/pgjxwz

Qual o Intel Manegment Engine Version que aparece no setup seu?

Faltou esta informação nos prints acima. 

Compartilhar este post

Link para o post

@toni_fatec Como faço para encontra  essa informação?

@toni_fatec Sei que e algo muito pessoal peço até desculpas,mas queria saber se não tem como você me passa o seu whatsapp ,creio que por lá o contato séria bem mais fácil.

adicionado 13 minutos depois

@toni_fatec https://prnt.sc/ph4nit aqui está o que me pediu

Compartilhar este post

Link para o post
12 minutos atrás, JUNIOR TBO disse:

@toni_fatec Como faço para encontra  essa informação?

@toni_fatec Sei que e algo muito pessoal peço até desculpas,mas queria saber se não tem como você me passa o seu whatsapp ,creio que por lá o contato séria bem mais fácil.

Já postei a foto de onde tem esta informação. 

Você até postou um link, porém na sua tela faltou rolar mais pra baixo, é a última linha de informação na tela:

Citação

Compartilhar este post

Link para o post

Boa noite meus amigos, Agora a placa se encontra com outro tipo de problema.

Eu a ligo e a mesma não dá video, fica girando o cooler normal mas não liga, o processador tem esquentado "pelo visto tá pegando" e a memoria eu já até coloquei outra e nada.

Coloquei o speaker pra ver se tem algum bip e nada, já regravei a bios novamente e ela continua do mesmo jeito.

O pior é que ela estava boa, e tenho 99% de certeza que não deve ser a bios.
A minha placa é a H61H2-M2 V2.0 (antiga POS-EIH61CE).

Compartilhar este post

Link para o post

@Lucas Guilherme 44 Regravou a BIOS com o arquivo que eu postei, versão desatualizada? 

Estas placas só bipam quando tem problema. Experimenta ligar sem nenhum pente de memória e veja se ela irá bipar. 

Ah, e não esqueça do jumper no cleae_cmos. (com a fonte desligada e sem a bateria). 

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: minicurso “Como ganhar dinheiro montando computadores”

Gabriel TorresGabriel Torres, fundador e editor executivo do Clube do Hardware, acaba de lançar um minicurso totalmente gratuito: "Como ganhar dinheiro montando computadores".

Você aprenderá sobre o quanto pode ganhar, como cobrar, como lidar com a concorrência, como se tornar um profissional altamente qualificado e muito mais!

Inscreva-se agora!