Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tutorial para atualização da bios das placas ECS-H61H2-M2 v1.0 e v2.0


Posts recomendados

gostaria de saber meu placa-mãe tem chance de atualizar bios ?

tenho placa de video GT550ti reconhece no logo inicio mas não segue na frente...

.atualizando bios tem possibilidade funcinar? tenho medo de fazer n dar certo...

Obrigado ATENÇÂO!

esse EVOS q achei no google pacece compativo ...( MC92720A ) posso fazer sem medo?

so apertando upgarde vai atualizar? descupa pelo atenção THX !!!

 

 

ScreenShot_20191205210101.thumb.png.4539015caecd364237ab4c2871ea0583.pngScreenShot_20191205210319.thumb.png.54e8d141fcb2fbf29a3c1f8a63822c91.png 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jun Prado Tsuruoka

Vi que baixou a versão correta para a SUA placa-mãe IPMH61R3 (8MB) v1.0, a qual na verdade é a ECS H61H2-M12 V1.0.

 

Faça a primeira atualização utilizando vídeo on board. 

Pra o botão UPGRADE do CPU EVO funcionar PRECISARÁ primeiro fechar o jumper ME-UNLOCK na placa-mãe com ela DESLIGADA. Ligue ela com o jumper apenas 1 vez pra este upgrade. 

Ao terminar esta 1ª atualização o próprio CPU EVO já desliga o computador. (ao menos se fizer dentro do Windows, mas acredito que pode ser pelo pendrive bootavel também.). 

Depois que ela atualizar e desligar, remova o jumper e efetue o CLEAR_CMOS. 

 

Para quem tiver exatamente o mesmo modelo da sua deste post segue link pro cpu evo correto: Cpu EVO IPMH61R3 (ECS H61H2-M12 V1.0)

 

Se quiser pode efetuar as demais atualizações, estas sem necessidade de jumpear, utilizando os arquivos da ECS:

https://www.ecs.com.tw/ECSWebSite/Product/Product_DOWNLOAD/EN/Motherboard/H61H2-M12 -LL-V1-DO-0-RR-/Socket 1155-LL-Intel-RR-

Faça a penúltima primeiro (de 2012 ainda) e, somente se necessário faça a última de 2013

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@toni_fatec Bom dia.
Estou precisando de uma ajuda sua, estou com uma placa aqui do meu amigo e ele está sem condição financeira pra consertar a placa dele e eu queria ajuda-lo, pois tenho uma gravadora epromm.
A placa dele é uma Asus P8H61-M LE/BR.
Eu queria saber se você tem a bios da mesma binária ou em rom.
Desde já agradeço sempre pelo suporte e atenção.
Att.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Lucas Guilherme 44 disse:

@toni_fatec Bom dia.
Estou precisando de uma ajuda sua, estou com uma placa aqui do meu amigo e ele está sem condição financeira pra consertar a placa dele e eu queria ajuda-lo, pois tenho uma gravadora epromm.
A placa dele é uma Asus P8H61-M LE/BR.
Eu queria saber se você tem a bios da mesma binária ou em rom.
Desde já agradeço sempre pelo suporte e atenção.
Att.

P8H61-M-LE-BR-SI-4307.zip

 

Ela usa chip de 32Mb(4MB). Se a placa está morta e tens o gravador, não custa tentar com esta última do site Asus. 

Diferentemente da ECS que só publica arquivos parciais, a Asus/Gigabyte/ASROCK costumam disponibilizar o arquivo de BIOS completa, sendo assim possível utilizar nas gravadoras eprom. 

 

O arquivo acima é .ROM de 4MB.

 

Diga o resultado depois. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, toni_fatec disse:

P8H61-M-LE-BR-SI-4307.zip 2 MB · 0 downloads

 

Ela usa chip de 32Mb(4MB). Se a placa está morta e tens o gravador, não custa tentar com esta última do site Asus. 

Diferentemente da ECS que só publica arquivos parciais, a Asus/Gigabyte/ASROCK costumam disponibilizar o arquivo de BIOS completa, sendo assim possível utilizar nas gravadoras eprom. 

 

O arquivo acima é .ROM de 4MB.

 

Diga o resultado depois. 

@toni_fatec Sempre nos ajudando, muito obrigado.
Irei amanhã fazer a gravação e com isso eu volto aqui novamente para editar e te dar um resposta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

boa tarde glr , sou novo  aqui , mas vi  esse topico , minha placa era ipmh61r3 , eu att pra h61h2-m12 (1.0) , motivo da troca ! nao estava pegando a placa de video , assim assim que troquei as bios a placa de video funciono perfeitamente , mas recentimente parou de pega , tinha vezes que dava tela mas demorava muito , tinha que fica reiniciado o pc toda hora ate da tela , depois parou de pega a placa de video , so funciona sem placa de video , versao da bios pelo o que eu li  aqui nao esta ruim , irei coloca tudo  cpu-z , e o me esta a cima de 8.1xxxx sendo assim nao precisa att a bios , nao sei se estou certo , to o dia todo pesquisado sobre isso pra ve se achava alguma coisa , so aqui que achei , se alguem pode me ajuda 

versao do pc.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lucas Vianna No seu caso o mais provável é a VGA morrendo mesmo. 

Pode testar ela noutro PC. Testar outra, ainda que simples na sua placa-mãe pra garantir que ela ainda reconhecerá outras placas de vídeo. 

 

@LucasArcanjo

Se no cpuz mostra 1.0, vai usar arquivos do mesmo MODELO da tua placa-mãe, v1.0

Preste atenção qual o modelo da placa-mãe e só depois a versão. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/12/2019 às 08:06, Jun Prado Tsuruoka disse:

Fiz pelo normalmente pelo windows apertei upgrade deu todo...

GRAÇAZA DEUS ... DEU TODO CERTO!

agradeço pelo Post tutorial ! agora vou testar placa de video para ver se funciona !

obs:placa de video emprestei para amigo so vou testar 2semana depois kk

 

ScreenShot_20191208074604.thumb.png.37a11bf3651a670266eae862e27dcda0.png

 

Que bom que deu certo, uma dica, desinstale todos esses programas da IoBit, são todos porcarias kk.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou em vias de substituir o meu processador i3 2100 por um i7 3770. Verifiquei que a minha placa-mãe é a ECS H61H2-M2 v1.0 e que a versão do ME é 7.x... logo terei que atualizar a bios.

image.png.29aed6136d0975913e5c7ece551b9e7d.png

Comprei o i7 pela internet e ainda não chegou, mas já estou preparando o psicológico pra essa atualização.

Lendo este tópico fiquei com algumas dúvidas.

1) Em qual destes 3 pares de pinos tenho que fazer o jumper?

image.png.0d31f8d50228b6a7f91a26eae56d1f30.png

2) Posso utilizar aquele jumper vermelho da CMOS pra isso, ou seja, consigo ligar o pc sem o jumper na CMOS pois estaria usando no me_unlock?

3) No primeiro post consta: "...se pretender atualizá-la para a BIOS mais recente é só ir no site referente ao modelo de sua placa-mãe e atualizar normalmente pelo AFUDOS". Não entendi o que é esse AFUDOS ou AFUWIN citado mais adiante, não achei no site da ECS. De todo modo, este último procedimento é necessário para reconhecer o i7 3770?

Também tenho uma certa preocupação pois vou fazer esta atualização com o Windows 10, mas como li aqui alguns relatos bem sucedidos vou na fé...

Seriam estas minhas dúvidas, se alguém puder ajudar agradeço desde já.

image.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@jean.cb

1) Local correto do jumper ME_UNLOCK, em azul, para H61H2-M2 :

H61H2-M2_ME-UNLOCK.jpg.eddc30aec5c3328ed658c1f64da7ed60.jpg

 

2) A placa-mãe liga sem o jumper do clear CMOS sim. 

Desligue o PC, retire o jumper vermelho do CMOS e, com o PC DESLIGADO, coloque-o no ME_UNLOCK (em azul na foto). 

Daí ligue normalmente. Entre no Windows 10, baixe o arquivo correto de atualização da BIOS ME VERSION para sua placa-mãe específica :

Citação
Citação

 

Execute como Administrador. Clique em UPDATE. 

Após chegar à 100% este programa irá desligar seu PC automaticamente. 

 

Logo após ele estar desligado volte o jumper para o CLEAR_CMOS. 

1º Faça o clear propriamente dito neste momento ANTES de religar o PC, colocando o jumper na posição 2_3 por alguns segundos. 

2º Volte para posição original 1_2

3º Ligue o PC, irá dar mensagem de configurações incorretas. Entre no SETUP e configure data, boot e não esqueça de modificar para AHCI o modo do HD na aba SATA. Na aba BOOT pode deixar "Windows 7 or other OS". 

4º salve as configs do setup e reinicie. 

 

No CPUZ já verá uma data e versão diferentes na aba Motherboard. 

 

 

3) Pode utilizar o AFUWIN x64 (suponho que seu win seja 64 bits) dentro do Windows 10 para atualizar para penúltima versão disponível no site da ECS.

Tanto o AFUWIN, quanto o arquivo de atualização em si estão no mesmo zip. 

Vou deixar o link aqui, pode até baixar, mas antes de tentar este último passo faça os anteriores e poste aqui seu resultado. 

 

H61H2-M2 V1.0 BIOS 01/04/2013

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@toni_fatec Retirei o jumper do CMOS e coloquei nos pinos indicados em azul, porém o computador não ligou. Não deu nenhum sinal de ligar, não ligou nenhum led ou cooler, parecia que a fonte havia queimado. Retirei o jumper e voltei para posição original, o computador ligou normalmente (só tive que ajustar data e hora na bios).

Repeti o teste.

Apenas retirando o jumper do CMOS o computador realmente liga (após ajustar data e hora). Porém colocando o jumper nos pinos indicados em azul ele não liga mais. Removendo o jumper ele volta a funcionar.

Será que na minha placa são outros os pinos que devem ser "jumpeados"?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Fiz o procedimento com um jumper mais apropriado. Executei o upgrade com o CPU EVO e deu como concluído com êxito. Após o computador ter desligado automaticamente, retirei o jumper, fiz o clear CMOS e fiz as alterações no setup que o @toni_fatec indicou:

Em 16/12/2019 às 22:47, toni_fatec disse:

3º Ligue o PC, irá dar mensagem de configurações incorretas. Entre no SETUP e configure data, boot e não esqueça de modificar para AHCI o modo do HD na aba SATA. Na aba BOOT pode deixar "Windows 7 or other OS". 

Salvei as alterações de setup e reiniciei, porém após isso o windows não consegue iniciar, dá a mensagem "inaccessible boot device" conforme imagem anexa. Alguém sabe o que pode ser isso?

erro_windows.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Show!

Agora estou com a versão do ME 8.1.0.1248.

Já consigo utilizar um processador da terceira geração ou ainda devo proceder com este próximo passo?

Em 16/12/2019 às 22:47, toni_fatec disse:

3) Pode utilizar o AFUWIN x64 (suponho que seu win seja 64 bits) dentro do Windows 10 para atualizar para penúltima versão disponível no site da ECS.

Tanto o AFUWIN, quanto o arquivo de atualização em si estão no mesmo zip. 

Vou deixar o link aqui, pode até baixar, mas antes de tentar este último passo faça os anteriores e poste aqui seu resultado. 

 

H61H2-M2 V1.0 BIOS 01/04/2013

 

Capturar.JPG

image.png

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@jean.cb Pode proceder com o AFUIWIN64 utilizando a BIOS do link. 

Confirme que a data da BIOS nova seja 01/04/2013.

 

Depois desta atualização seu setup terá interface gráfica UEFI com uso de mouse, e além do i7-3770 irá aceitar caso necessário placas de vídeo atuais. 

 

Apesar da sua placa-mãe ser a versão original da ECS H61H2-M2 V1.0, ainda assim não recomendo instalar a última versão lá do site da ECS. Nas placas em que eu tentei a última versão matava a placa (só girava cooler sem ligar), o que só consegui recuperar com gravador de eeprom + arquivo de backup antigo completo de 4MB/8MB (os que tem no site não funcionam na gravadora pois são parciais, como uma atualização). 

 

Assim sendo após esta de 01/04/13 você pode reiniciar no Windows (vai ter que configurar a questão do AHCI) e baixar o eBlu, o qual consegue uma versão intermediária de 2013, baixando-a e instalando-a diretamente de OUTRO servidor da ECS. 

 

Poste as abas do CPUZ após estas atualizações. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 3 semanas depois...

Bom dia.

 

Estou precisando de ajuda para atualizar minha BIOS, comprei a placa de video RX 560 da marca Power Color, mas ela não dá video no meu monitor, optei como resolução a atualização da BIOS, entretanto quando uso AFUWINGUI para atualizar, da o erro "Rom size does not match existing BIOS size". Eu baixe a BIOS no site do fabricante https://www.ecs.com.tw/ECSWebSite/Product/Product_DOWNLOAD/EN/Motherboard/H61H2-M12 -LL-V1-DO-0-RR-/Socket 1155-LL-Intel-RR-

 

Mas mesmo assim ocorre o mesmo erro. A placa de video funciona, pois botei em uma placa-mãe com um quad core que tenho aqui, e ela deu vídeo, concluindo, incompatibilidade com BIOS.

 

Minha placa-mãe: ECS H61H2-M12 (V1) Meu processador: I3 2130 (3,4Ghz)   Memória:6gb ram (1333Mhz)

 

Eu sei que existe um metodo usando "jumpers" na placa-mãe para realizar a atualização, usando o "CPU evo", entretanto apos o não sucesso usando AFUWINGUI não tenho certeza se o metodo com "jumper" pode funcionar.

WhatsApp Image 2020-02-10 at 17.27.14.jpeg

image.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...