Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Quando uma rede é dividida entre vários computadores,a velocidade se divide ou se mantém?


Posts recomendados

  • Membro VIP

Imagine um funil e 2 garrafas jogando água nele.

Enquanto o fluxo de água for pequeno, vai cair água de boa nas duas.

Agora você aumenta o fluxo de água (os 2 pcs fazendo download ao mesmo tempo), o que vai acontecer e o funil não dar vazão. A água demora mais a passar.

Agora coloque mais uma garrafa jorrando água...

 

Se o funil por muito pequeno(internet fraca) ele tende a encher encher mais.

Agora se o funil for largo(internet rápida) ele segura mais garrafas. Só vai ter uma limitação maior caso as garrafas queiram jorrar toda água ao mesmo tempo no funil.

 

É mais ou menos assim com a banda de internet.

 

Achei interessante ilustrar assim :)

 

 

@edit.

Muito bom @.

Só poderia citar a fonte.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Elas se dividem em teoria. Três fatores são responsáveis por essa divisão. Wifi x Cabo, Placa de rede e exigência do pc.

O fator que mais determina isso é o tipo de conexão.

Fator 1:

WIFI X CABO

[table]QualidadesWifiCaboVelocidade de download [/td]✓Velocidade de Upload ✓ Velocidade em uso comum✓✓Estabilidade✓ Área de conexão✓

[/table]

Portanto, Cabo é um conhecido melhor método de velocidade, porém, limitado a distancia do cabo.

Fator 2:

Placas de Rede

As placas de rede são quase idênticas, mas placas de redes, combinadas a processadores mais fortes

São capazes de exigir mais internet pra seu uso mesmo sem não precisar mais do que outro computador

Fator 3:

Modem/Roteadores

Os modem's são responsáveis por manter a conexão com a internet e roteadores por compartilharem ela a mais de um computador.

Existem modens que "roteiam" a internet, mais nem sempre em grandes quantidades.

Modem's wifi são responsáveis por espalhar o wifi diretamente e quase sempre são acompanhados de entrada para cabos.

Os modem's não afetam em teoria a velocidade da conexão, pois eles só mantem a conexão e disponibilizam aos que tem acesso via cabo

ou senha para conexão no wifi.

Fator 4:

Exigência do computador

Existem "3" tipos de exigência

Exigência de download:

Exigência de download é a exigência em que o computador faz/baixa algo da internet.

Essa exigência faz o computador pedir prioridade 2 ao modem para receber uma maior banda de internet.

Dependendo de seu sistema operacional, essa exigência pode não ser feita.

Exigência de Upload:

exigência de upload é a exigência em que o computador envia algo da internet.

Essa exigência faz o computador pedir prioridade 2 ao modem para receber uma maior banda de internet.

Dependendo de seu sistema operacional, essa exigência pode não ser feita.

Conexão usual:

Neste método de conexão, o seu computador entra em uso secundário e, caso todas os computadores estejam nesse modo, a conexão tem divisão igual [No seu caso 33.3% de internet para todos]. Se um computador entrar em prioridade, a internet divide em 50% para o computador prioridade e 25% para os outros computadores. Caso 2 computadores estejam em modo prioridade, a divisão é 35% para os computadores prioridade e 30% pro usual. Caso os 3 estejam em modo prioridade, a divisão é a mesma do modo usual [33.3%] mas os 3 computadores tem modo prioridade.

@edit

@Math.Pi

Fontes da pesquisa:

http://www.tecmundo.com.br/conexao/9128-mito-ou-verdade-internet-wireless-e-pior-que-conexoes-a-cabo-atualizado-.htm

http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2014/02/internet-a-cabo-ou-wi-fi-saiba-qual-e-a-mais-indicada-para-voce.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Placa_de_rede

http://support.dlink.com/

+ Conhecimento em redes (Técnico em informatica)

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segundo o livro de redes do Kurose, na pagina 33, ele fala sobre a vazão de rede na internet , ele cita um exemplo que existe um enlace(link/velocidade de conexão) de 5Mbps ligado a vários roteadores ao mesmo tempo, com enlaces de 1Mbps , neste exemplo ele diz que esses 5Mbps é dividido igualmente entre esses roteadores , supondo que só esses dados estejam passando pelo sistema , ou seja sem ter fila nos roteadores.

 

Porém como os roteadores funcionam por comutação de pacotes, em uma rede LAN usando Ethernet eu suponho que não funcione dessa maneira , porque temos que considerar os atrasos do roteador , a topologia e a como funciona a comutação de pacotes , já que nela cada pacote usa a banda inteira do enlace , não existe divisão ou reserva de recursos , então como dito acima quem chega primeiro realmente ficaria usando toda a banda , lembrando que dependendo do protocolo da camada de transporte usado , TCP ou UDP , no caso de perda ou corrompimento existe varias formas de tratamento.

 

Mas gostaria que algum professor graduado desse uma explicação melhor , não encontrei uma explicação melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso vai depender muito do uso da rede no momento. Tenho Speedy 2Mb e compartilho com 7 pessoas e todos dizem que a velocidade da internet esta boa, eu mesmo acesso e baixo coisas a 2Mb/s.

 

A tua pergunta é muito vaga e da margens a interpretações. Mas supondo que todos resolvessem baixar um arquivo grande ao mesmo tempo, sim, a velocidade seria dividida entre todos os computadores, com algumas exceções. Quanto você faz uma solicitação para abrir uma pagina de internet ou baixar um arquivo é aberto uma conexão entre teu computador e o servidor, se todos os computadores abrirem somente uma conexão, a velocidade vai ser dividida por igual. Acontece que tem alguns programas como gerenciadores de download abrem varias conexões com o mesmo servidor, neste caso este computador vai continuar com uma velocidade maior de download do que os outros. Por isso downloads são tão odiados por quem compartilha internet.

 

E se alguém resolver assistir um vídeo no youtube da vida, a ideia vai ser a mesma de quando se baixa um arquivo.

 

Por outro lado, se as três pessoas estiverem somente acessando paginas da internet sem baixar arquivos, todos vão acessar como se eles tivessem os 10 Mb só para eles, Isso por que quando você clica em um link o teu computador abre a conexão com o servidor, baixar os arquivos daquela pagina especifica e depois fecha a conexão, mesmo que as três pessoas estivesses por exemplo no facebook seria muita coincidência as três ou mesmo duas clicarem em algum link ao mesmo tempo, e mesmo que fizessem, a diferença não seria muito perceptível,  Mas no geral, considerando que todos estejam somente acessando paginas de internet, você não veria diferença.

É claro que tudo isso levando em consideração que os 10 Mb chegue nas três maquinas sem gargalos de rede.

 

Eu usava um aqui em casa um servidor de internet chamado BrazilFW, depois pesquise na internet. Ele tinha uma ferramenta de monitoramento de rede e me dizia o consumo de rede de cada uma das 7 maquinas com um gráfico de hora e velocidade, e pelo que reparei é muito difícil os 7 acessarem a internet ao mesmo tempo, quando um acessava de madrugada, outro acessava de manhã, outro a tarde.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Boa tarde pessoal.... Queria aproveitar a essa pergunta do monitordepc para fazer outra mais menos relacionado.... Tenho uma NET via rádio de 5mb em casa... Quero dividir ela com meu irmão que fica na casa de trás da minha.... Como faço para dividir mais manter a velocidade em 5mb?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP

@William Faria moraes

Só passar sua senha pra ele ou digitar no pc dele. Você continuará com seus 5Mbps. Porém quando os dois usarem ao mesmo tempo, a banda será menor. Se ele baixar alguma coisa lá, você vai sentir a lentidão aí. Você pode colocar um roteador com controle de banda, limitar a banda dele em 1Mps e 4Mbps pra você.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...