Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

HD com defeito


Tsubaka

Posts recomendados

pode dar closed, :D

 

edit a pedido do amarildo...

 

Meu hd está com bad blocks e não tenho dinheiro sobrando pra comprar outro novo...

tive que recorrer pra uso de programas para tentar salvar,mas não tive uma solução

me indicaram o hdd regenerator,mas os que consegui instalar somente fazia a regeneração do primeiro Bad Blocks

sendo assim recorri a compra de um hdd regenerator pelo mercado livre, só que fiz o procedimento certinho,pra deixar na cópia original e não deu... :T

 

estou esperando minha irmã que faz curso técnico vir aqui tentar rodar o soft,estou no aguardo, falei que podiam fechar o tpc pois já tinha 'resolvido' ...

 

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Todos HD's modernos vem com uma quantidade limitada de setores reserva, geralmente na casa das dezenas ou centenas. O dispositivo não trabalhará com confiança quando o número de setores defeituosos for maior que o número de setores reserva, e esse número só tende a crescer, geralmente fazendo o HD pifar em alguns dias/semanas/meses. Não há qualquer programa de regeneração capaz de consertar isso pois o problema é físico e está presente nos discos. O melhor é trocar o HD por um novo.

 

Você pode usar programas que fazem uma checagem na saúde do HD para ver esses valores, e se o programa indicar uma saúde vermelha (principalmente no "Realocated Sector Count"), faça BackUp dos dados imediatamente e troque o produto. Se estiver no prazo de validade da garantia pode entrar em contato com o fabricante para eles te mandarem um HD novo.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Todos HD's modernos vem com uma quantidade limitada de setores reserva, geralmente na casa das dezenas ou centenas. O dispositivo não trabalhará com confiança quando o número de setores defeituosos for maior que o número de setores reserva, e esse número só tende a crescer, geralmente fazendo o HD pifar em alguns dias/semanas/meses. Não há qualquer programa de regeneração capaz de consertar isso pois o problema é físico e está presente nos discos. O melhor é trocar o HD por um novo.

 

Você pode usar programas que fazem uma checagem na saúde do HD para ver esses valores, e se o programa indicar uma saúde vermelha (principalmente no "Realocated Sector Count"), faça BackUp dos dados imediatamente e troque o produto. Se estiver no prazo de validade da garantia pode entrar em contato com o fabricante para eles te mandarem um HD novo.

 

tipo ,você disse que não haveria jeito de consertar pois o problema era físico,só que não era todo...

 

minha irmã fez os testes aqui com o hdd regenerator que ela comprou pelo mercado livre ( http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-566179832-hdd-regenerator-reparador-hd-profissional-original-brinde-_JM )

 

os resultados foram até que bons, passei ele 4 vezes no pc e nas 4 'amenizaram' o problema

de 4,300 Bad Sectors, consegui recuperar cerca de 4,000...

agora o problema está bem no começo,só que não entendo muito, porque é antes dos 20gb o problema, e o hd já tem 38gb de coisas gravadas/instalada....o hd tem 320gb.

 

acho que agora é só reinstalar o windows, fazer as partições e n deixar alocado aonde está o problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sim, eu entendi a base da ideia mais ou menos,o problema é fixo, mas o programa parece que ameniza por um tempo? ou estou falando mercadoria k

 

aqui no fórum tem algo que indique lojas pra comprar kit de pc pronto? de sp se possivel

 

O programa realoca os setores com defeitos para que o sistema não use mais. Os Bad Blocks ainda estão lá porém os setores com defeito não serão mais utilizados.

 

Com o tempo a medida que você for usando o HD irá surgir mais e mais Bad blocks tornando o Disco totalmente inutilizável.

 

Qualquer HD que entra nesse estado não é mais confiável e no caso é recomendável fazer a troca por outro Novo, pois como se trata de um defeito físico não se tem muito o que fazer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tsubaka

 

A coisa não é tão feia quanto pintam.

 

Tenho antigo HD Maxtor de 40GB IDE que apresentou bad blocks uma vez e que já durou mais de 3 anos desde então sem aparecesse mais setores ruins.

 

Você poderia rodar nesse disco o HD Tune, fazer um escaneamento nele e colocar aqui a imagem das abas "health" ( saúde ) e "error scan" para vermos como ele está.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tipo ,você disse que não haveria jeito de consertar pois o problema era físico,só que não era todo...

 

minha irmã fez os testes aqui com o hdd regenerator que ela comprou pelo mercado livre ( http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-566179832-hdd-regenerator-reparador-hd-profissional-original-brinde-_JM )

 

os resultados foram até que bons, passei ele 4 vezes no pc e nas 4 'amenizaram' o problema

de 4,300 Bad Sectors, consegui recuperar cerca de 4,000...

agora o problema está bem no começo,só que não entendo muito, porque é antes dos 20gb o problema, e o hd já tem 38gb de coisas gravadas/instalada....o hd tem 320gb.

 

acho que agora é só reinstalar o windows, fazer as partições e n deixar alocado aonde está o problema.

Há a possibilidade de programas identificarem os setores com defeito e realocarem eles para setores bons que não pertencem a área de setores reserva, mas tenho minhas dúvidas sobre esses tipos de programa.

Você pode mostrar uma screenshot de outro aplicativo mostrando que de fato não há os mais de 4000 setores defeituosos?

 

Tenho minhas dúvidas também sobre o que "setor recuperado" significa para quem criou o programa. Quando um setor apresenta defeito você não consegue "consertar" ele, apenas consegue realocar os ponteiros daquela área para outra área, o caso típico sendo a área de setores reserva que foram colocados lá propositalmente pelo fabricante do produto. Se o programa marca os setores como inúteis e aponta-os para outras áreas, pode ser que você consiga driblar esse problema por um tempo e até que o espaço em disco diminua, fazendo dessa "solução" uma atitude apenas temporária já que a confiabilidade dos discos está muito em jogo, especialmente com mais de 4000 setores com problema.

 

As evidências sugerem que esse HD irá falhar, então não confie no programa como sendo milagroso, apenas troque o produto, é a coisa mais segura a se fazer.

 

Tsubaka

 

A coisa não é tão feia quanto pintam.

 

Tenho antigo HD Maxtor de 40GB IDE que apresentou bad blocks uma vez e que já durou mais de 3 anos desde então sem aparecesse mais setores ruins.

 

Você poderia rodar nesse disco o HD Tune, fazer um escaneamento nele e colocar aqui a imagem das abas "health" ( saúde ) e "error scan" para vermos como ele está.

O mundo não é preto e branco e isso se reflete quase em tudo na vida. Apenas citar que um HD apresentou badblocks é fazer uma afirmação vaga e sem detalhes, pode ser que os discos apresentaram um número de setores com defeito inferior que o número de setores reserva. E mesmo que o número de badblocks seja maior, não quer dizer que ele vai falhar hoje ou semana que vem, ninguém tem essa garantia. Contudo, a garantia é que todos os HD's, sem exceção, irão falhar um dia, e quando os discos começam a apresentar problemas a vida dos mesmos pode ser reduzida drasticamente. Por isso que a recomendação é sempre trocar os discos o quanto antes, pois ninguém sabe exatamente quando ele irá falhar. Há pessoas que não podem correr esse risco e fazem a coisa sensata, mas há outras que não dão bola e são pegas de surpresa quando mais precisam ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amarildo

 

Não seja "casca grossa"       rsrsrs

 

Se todo o HD que apresenta bad block fosse trocado seria uma maravilha para as indústrias ( $$$ ) e um pesadelo para os usuários.

 

Não foi só o meu caso mas também casos semelhantes em fóruns que encontrei e ainda encontro de discos que apresentaram esse problema e continuaram sendo usados por anos. Já vi caso de o disco apresentar tanto setor ruim a ponto de estourar o item, reallocated sectors count, e o sujeito ter criado uma partição para isolar e continuar usando por anos.

 

Veja que o próprio fabricante deixa uma margem de bad blocks como sendo normal no SMART isto é, eles podem ocorrer dentro de um limite sem que isso implique na troca do HD.

 

relax please ... B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amarildo

 

Não seja "casca grossa"       rsrsrs

 

Se todo o HD que apresenta bad block fosse trocado seria uma maravilha para as indústrias ( $$$ ) e um pesadelo para os usuários.

 

Não foi só o meu caso mas também casos semelhantes em fóruns que encontrei e ainda encontro de discos que apresentaram esse problema e continuaram sendo usados por anos. Já vi caso de o disco apresentar tanto setor ruim a ponto de estourar o item, reallocated sectors count, e o sujeito ter criado uma partição para isolar e continuar usando por anos.

 

Veja que o próprio fabricante deixa uma margem de bad blocks como sendo normal no SMART isto é, eles podem ocorrer dentro de um limite sem que isso implique na troca do HD.

 

relax please ... B)

Eu nunca disse que qualquer HD que apresentar badblocks deve ser trocado, já falei várias vezes que o mundo não é preto e branco.

 

Eu disse que há uma "linha de segurança" quando a quantidade de setores com defeito for maior que a quantidade de reservas. A partir do momento que os setores reserva se esgotarem o HD não vai ter onde remapear os que virão a dar defeito e esse número irá crescer ao ponto de o dispositivo todo pifar. O que não se sabe é QUANDO ele irá falhar, mas a certeza é de que irá falhar. Pode ser amanhã ou daqui um ano, ninguém sabe. O que ocorre é que há pessoas que não querem ou não podem correr esse risco e trocam o produto; e há aquelas que jogam roleta russa com a morte do produto, e a maioria desses é pega desprevenida com HD's de 1/2/3 TB cheios de dados e setores com defeito que pifou sem aviso, e eles ficam desesperados procurando ajuda hehehehe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz esse HD Maxtor de 40GB que teve bad blocks na trilha zero está sendo usado a quase 10 anos e nunca mais teve setores com defeito ( na época foi usado o HDD Regenerator que remapeou os setores ).

 

Não se deve confiar em nenhum HD ( nem em PC ) seja novo ou velho, sempre se deve ter cópia de suas coisas importantes seja em pendrive, outro HD, DVDs ou outro meio.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz esse HD Maxtor de 40GB que teve bad blocks na trilha zero está sendo usado a quase 10 anos e nunca mais teve setores com defeito ( na época foi usado o HDD Regenerator que remapeou os setores ).

Isso pode perfeitamente ocorrer. Apesar de a trilha-zero conter o MBR e a tabela de partições (dentre outras coisas), pode ser que esses setores sejam remapeados com programas como o HDDRegenerator.

 

Por via das dúvidas eu não confiaria num HD com a trilha zero danificada.

 

Não se deve confiar em nenhum HD ( nem em PC ) seja novo ou velho, sempre se deve ter cópia de suas coisas importantes seja em pendrive, outro HD, DVDs ou outro meio.

 

Isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tsubaka

 

A coisa não é tão feia quanto pintam.

 

Tenho antigo HD Maxtor de 40GB IDE que apresentou bad blocks uma vez e que já durou mais de 3 anos desde então sem aparecesse mais setores ruins.

 

Você poderia rodar nesse disco o HD Tune, fazer um escaneamento nele e colocar aqui a imagem das abas "health" ( saúde ) e "error scan" para vermos como ele está.

 

o problema no hd começou aparecend dando erro no jogo,ai depois de um tempo ficava só falando pra reparar,formatei por algumas vezes e pareceu que só piorava,ai comprei o hdd regenerator e passei,agora ta rodando tudo novamente de boa,não fiz o teste de error scan que demora muito quando chega na parte que ta danificada...mas ta ai a print do heath

 

11rzp07.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Perdoe-me pela nova intromissão :P

A maioria dos erros do SMART são permanentes, então formatar não ajuda. Na verdade a formatação não faz quase nada no disco, ela apenas "dá formato", muda uns ponteiros aqui e outros ali, muito parecido como apagar o índice de um livro mas deixar as páginas escritas.

E nem pense em estressar os discos, quanto mais trabalho tiver pior. Sem Zero-Fill, sem CHKDSK.

 

Agora, quanto a esse erro destacado em vermelho ele pode significar algumas coisas: problema de leitura nos discos ou nas cabeças de leitura; defeito no cabo; defeito no controlador S-ATA.

Você pode trocar os cabos e testar o disco em outra placa mãe pra ver se eles são o problema.

Pode também, caso tiver, testar outra placa lógica de um HD do mesmo modelo. Se não tiver, pode remover a placa atual e limpar os contatos dela e do HD e ver se há influência no SMART (sempre refazendo os testes, claro).

 

Se nada disso resolver, cabe a você confiar na ferramenta que é especializada em verificar a saúde de discos. Pode ser erro de leitura, mas o que garante? Nada. Os indícios são de que o HD vai pifar, e por favor, nos avise assim que isso ocorrer :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tsubaka

 

Provavelmente os erros dessa tarja vermelha no HD Tune estão relacionados aos bad blocks.

 

Ainda há mais setores ( pending sector count ) que podem se tornar bad blocks no teu HD.

 

Se esse teu disco não está apresentando nenhuma lentidão por causa desses setores pendentes você poderia continuar usando-o por vários anos desde que criasse uma partição isolando-os para que não ocorra corrompimento de dados como ocorreu no jogo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

então como agora os erros só aparecem antes dos 18gb, eu criei uma segunda partição onde estou instalando os jogos e programas lá...acho que por isso não deu mais erro, porq nessa parte está 'limpo' de defeitos

 

Qual ferramenta lhe deu a certeza da região dos defeitos?

 

Update

 

Acabo de perceber que o HD Tune mostra um pouco disso:

 

l1VXW.gif

 

Mas o que eu usaria em Ubuntu?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Henrique - RJ, tenho o propósito firme de não usar software pirata, tal como esse Windows aí. Desculpe-me se isso soa para você como "uma grande besteira (ou frescura)".

O Hiren's boot CD não é pirata. Ele é baseado no Knoppix Linux, e contém produtos comerciais como o Mini-Windows.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...