Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

HD com defeito


Tsubaka

Posts recomendados

@Amarildo Junior, como é esse "Mini-Windows"? Se ele é derivado do Windows, provavelmente é uma distribuição não autorizada pela Microsoft. Tem alguma screenshot aí?

 

Se não me engano o mini-Windows do Hiren's é baseado naquele sistema de boot do Windows, também conhecido como modo de segurança.

 

Então não é cópia ilegal e também não é um sistema operacional propriamente dito. Serve apenas para acessar arquivos do sistema e repara-los assim como se faz com o Modo de segurança do Windows.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A screenshot que eu queria, acabo de encontrar em página do Baixaki.

 

O MiniXP do Hirens é um WinPE 1.0. Na verdade, fora do Hirens ele é chamado LiveXP.

 

"WinPE" significa "Windows Preinstallation Environment", diferente de BartPE, que não é um produto oficial da Microsoft.

 

Existem algumas versões:

  • WinPE 1.x ‒ disco de boot Windows XP, baseado em Windows XP e Windows Server 2003
  • WinPE 2.x ‒ usado para Windows Vista e Windows Server 2008
  • WinPE 3.x ‒ usado para Windows 7
  • WinPE 4.x ‒ usado para Windows 8
  • WinPE 5.0 ‒ é a última versão, baseada em Windows 8.1

O CD de boot do DiskInternals usa uma versão 3.x.

 

Tutorial de geração de um CD WinPE 3.0: Creating a WinPE 3.0 Boot CD/DVD.

 

Também é possível colocá-lo num pendrive. Note que existe um "WinRE"...

 

No site da Microsoft existe documentação sobre essas coisas. Exemplos:

Mas e quanto à legalidade do MiniXP no Hirens?

 

Lembremos algumas coisas a partir de "Hiren's Boot CD Legality?". Embora algumas pessoas queiram dificultar noções de legalidade, alegando que o software é distribuído gratuitamente pela Microsoft. Dizer que é freeware não resolve a questão. "Disponibilizar software que é gratuito para baixar e usar não necessariamente inclui conceder ao usuário direitos de redistribuição, direitos de uso comercial, ou direito de usá-lo em mais de um computador. Só para citar alguns exemplos."

 

Por essas questões, alguns programas não são distribuídos com suas "dependências". Invés disso, possibilitam que os usuários as baixe e instale facilmente.

 

Concluo que, a rigor, o WindPE é distribuído dentro do Hiren's Boot CD infringido a licença de usuário final da Microsoft. O WinPE é concebido para proveito de usuários finais que usufruirão de suas licenças Windows.

 

Porém, como tenho aqui a licença BOX do Windows Vista Home Basic, posso gerar um CD do WinPE 2.x com o HD Tune dentro, e usá-lo. Mas acho que não vou fazer... vou procurar uma solução open source!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

V8DHnAd.png
 
Foi assim?
 
EZCYrpZ.jpg
 
Ou foi assim?
 
Achei essas duas imagens pesquisando HDD REGENERATOR no Google Imagens.
 
Uma curiosidade: são dois relatórios que se seguem numa mesma execução do programa ou são relatórios de versões distintas do programa?
 
Procuro algo assim para GNU/Linux. Talvez o DiskScan seja o caso. Se eu usasse o Ubuntu Trusty (14.04), encontraria o software no respositório universe. Mas uso o 12.04.4 LTS.

Nem o HD Tune nem o HDD Scan (testei) funcionam com WINE. Este último também mostra os bloquinhos:

126343.jpg

 

Não consegui instalar o CheckDrive com WINE. E provavelmente não funcionaria. Esses programas fazem programação de baixo nível que geralmente o WINE não suporta. Tela:

 

112597.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alexandre

 

Tem os gratuitos MHDD e HDAT2 em tela DOS que roda a partir do boot que acho que mostram onde se encontram os setores com problema em um mapa ( talvez tenha que fazer alguma continha de multiplicar para ter ideia onde se encontram os setores ruins ). Com o Wini você talvez possa criar as imagens de boot em CDs a partir dos instaladores EXE. O MHDD tem imagem ISO para CDs.

 

http://www.hdat2.com/

 

http://hddguru.com/software/2005.10.02-MHDD/

 

Acho que fica dentro da sua vontade de não infringir qualquer lei de direitos autorais.

 

É bom avisar que cada programa que faz escaneamento em busca de setores com dificuldade de leitura/gravação pode ter uma sensibilidade diferente entre si podendo marcar como delay alguns e outros não.

 

O firmware do teu HD também tem a sua sensibilidade particular ou do fabricante para isso. Na tabela de seu SMART tem o atributo "pending sectors count" que indica em sua coluna de dados ou raw se existem setores problemáticos mas não informa onde estão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Uma das screenshots do HDAT2:
 
picture13.jpg
 
Como está praticamente no início da varredura, não mostra o gráfico de bloquinhos. Mas a legenda explicativa, que é a última linha de texto que aparece nessa imagem, dá a entender que ele existe como no HDD REGENERATOR.
 
Porém, o HDAT2 tem limitação de demo, segundo a parte inferior da página inicial do site hdat2.com.
 
Quanto ao MHDD, ele é assim:
 
60347535110121523.jpg
 
Ref.: Tecmundo ‒ MHDD Drive Diagnostic: como verificar um HD sem precisar entrar no Windows

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A palavrinha de "demo" deve se referir a demonstração e não a shareware.

 

Esse HDAT2 como você vê na imagem tem essa linha embaixo onde diz "VERIFY" dividida em 8 blocos que nessa caso é um HD de 250GB divididos por 8 dando 30GB cada, te dando uma ideia de onde começam e terminam os setores ruins pois ele mostra em azul como good ( bom ), em amarelo W como warning ( atenção , delay, pendente ) e em vermelho B de bad block.

 

Ele também deverá te mostrar os setores com problema em detalhes em vermelho logo abaixo conforme forem aparecendo além de um sinal sonoro de que encontrou algo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso

 

Nesse caso dessa imagem são 8 partes de um HD de 250GB e dentro de cada parte bloquinhos ( azul, amarelo, vermelho ) coloridos que vão se juntando conforme existam ( ele pode estar bom e ficar todo em azul ).

 

Num HD de tamanho diferente desse da imagem já não serão 8 partes mas mais ou menos partes ( variam de HD para HD de acordo com o tamanho ).

 

Dessa forma você consegue saber aproximadamente onde começam e terminam os setores ruins conforme a sensibilidade desse programa que pode ser diferente da do firmware do disco mostrando mais ou menos setores defeituosos ( o HD é um aparelho mecânico sujeito a muitas variáveis de comportamento ).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Em ambiente GNU/Linux eu tenho ferramentas que relatam os números dos badblocks. Estou cogitando fazer um script em Python que gere imagem (gráfico/tabela) mostrando os bloquinhos coloridos como no HD Tune, a partir desses relatórios textuais de pré-processamento.

 

Também estou estudando como fazer a manutenção do disco rígido marcando os badblocks a partir desse ambiente de sistema operacional, sem nova formatação do sistema de arquivos afetado. Já tenho vários textos (tutoriais) que preciso ordenar, ler e entender. Estarei relatando minha experiência em meu tópico "/tmp atrasa no boot. Erro de hardware?". Caso você se interesse por GNU/Linux, siga esse tópico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tsubaka

 

R parece significar que o setor foi recuperado pelo HDD Regenerator depois de apresentar alguma dificuldade de leitura/gravação.

 

Mas se os outros setores estão com a letra D então não é bom sinal pois o windows tende a recusar se instalar nessa situação.

 

Eu aqui recuperei um HD da Seagate de 80GB IDE que apresentava setores ruins a partir do meio dele com o SpinRite. Esse programa testa exaustivamente cada bit de cada setor e com isso estressa os braços do HD deixando-os mais soltos caso estejam grimpados ( era o que estava criando os bad blocks nele ). Deixei esse HD 12 horas seguidas nesse trabalho em um PC de laboratório. Talvez, se você usasse esse programa no seu HD, voltaria ao normal.

 

Encontrei o SpinRite no CD do Hiren's Boot CD 8.3 ( versão antiga ) e é bem capaz de ele resolver o problema que você tem com esse HD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

eu dei boot pelo cd do hdd regenerator, e aparece assim no final da execução do programa, só que no lugar dos B , aparece R

 

O EXE que a pessoa pega no Baixaki gera esse CD?

 

Eu aqui recuperei um HD da Seagate de 80GB IDE que apresentava setores ruins a partir do meio dele com o SpinRite. Esse programa testa exaustivamente cada bit de cada setor e com isso estressa os braços do HD deixando-os mais soltos caso estejam grimpados ( era o que estava criando os bad blocks nele ).

 

Como você sabe que era isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alexandre

 

O Tsubaka comprou o HDD Regenerator no Mercado Livre.

 

Quanto ao trabalho feito pelo SpinRite conclui por dedução mesmo. Comprei o HD usado e o testei com o HD Tune onde apresentou mais da metade dele com blocos em vermelho no seu "error scan" e com ruídos de clicks.

 

Então resolvi usar o SpinRite durante umas 12 horas quando chegou a 39% do espaço testado. A seguir fui testar com o HDAT2 e o HD não apresentava mais setores ruins e nem pendentes ( estava recuperado ).

 

Durante os testes a temperatura dele chegou a mais de 50ºC ( 60ºC seria o limite normal ).

 

Foi uma experiência gratificante e que serviu como aprendizado.

 

Mas o caso do Tsubake é semelhante. Ele usou o HDD Regenerator que deve ter demorado para realizar o escaneamento no HD testando setor por setor. Isso pode ter amaciado os mecanismos do disco resultando em uma melhora no uso do mesmo como relatado por ele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...